.

.
.

domingo, 3 de julho de 2016

Futsal Feminino: Telma e Leninha brilharam na Selecção Nacional Sub 17



Texto e fotos: João Carlos Lopes

Telma Marcou pela terceira vez e Leninha mexeu no jogo


Apesar de Portugal ter perdido no último jogo por 3-2 contra a Espanha, no último jogo do Torneio de Desenvolvimento da UEFA, que as jogadoras das quinas estiveram a ganhar por 2-0, até três minutos do final, altura em que a seleccionadora espanhola utilizou o 5x4, as jogadoras do Grupo Nun'Álvares Telma e Leninha deixaram o seu cunho ao serviço da Selecção Nacional. O futuro pertence-lhes.

Num jogo muito disputado com o equilíbrio a ser a nota dominante e com Telma a fazer parte do cinco inicial escalado por Luís Conceição, a equipa portuguesa chegou ao intervalo a vencer por uma bola a zero, mas tantos as lusas como as espanholas fizeram muitos remates enquadrados com a baliza e só não houve mais golo por mérito defensivo ou pelas boas intervenções das guarda-redes.

Na segunda parte já com Leninha em campo e a baralhar a equipa espanhola Telma fez o 2-0 para a equipa portuguesa, um golo muito festejado.

O equilíbrio manteve-se mas a equipa portuguesa conseguiu controlar o jogo e teve até oportunidades de sobra para matar a partida a seu favor. Não o fez e a equipa espanhola quando faltavam apenas três minutos para terminar,o que em futsal ainda é muito tempo, uma vez que o cronómetro pára arriscou a jogar com uma guarda-redes avançada e conseguir marcar três golos e dar a volta ao resultado, aproveitando alguns erros defensivos das portuguesas.

Pouca gente já acreditava na reviravolta espanhola mas na verdade as suas jogadoras nunca desistiram de perseguir o golo e de acreditar que era possível. Foi uma grande desolação para as portuguesas que terminaram em lágrimas mas esta derrota fará parte do seu processo de aprendizagem e maturação na modalidade, num escallão da Selecção Nacional que está agora a dar os primeiros passos.

Telma Pereira foi sem dúvida uma das melhoras jogadoras da Selecção Nacional. Com ela em campo a equipa ganha agressividade, imprevisibilidade e mais possibilidade de marcar. É uma jogadora com características únicas para o futsal e que não passa despercebida dentro da quadra de jogo.

Já Leninha foi uma das jogadoras mais jovens deste torneio, em alguns casos com três anos de desvantagem para algumas jogadoras, quando entrava notava-se mais desequilíbrios e possibilidade de criar espaços para as colegas concretizarem. Talvez devido à sua idade o seleccionador não lhe deu muitos minutos de jogo. 

Tanto uma como outra jogadora serão, nu futuro, seguramente, jogadoras da Selecção Nacional Principal, têm tudo para isso porque talento é coisa que não lhes falta. 

No fim e porque gostam de ganhar as lágrimas abundaram não só nas duas fafenses mas em todas as jogadoras da selecção nacional. Contudo, aquilo que fizeram já foi enorme e o futuro só pode ser brilhante para quem ama como elas amam a modalidade e têm as qualidades natas que toda a gente lhes reconhece. 

Uma palavra de apreço para os muitos pais e outros fafenses que se deslocaram a Oliveira de Azeméis para ver este últimos jogo e os outros dois frente a Itália e Suécia e que dispensaram apoio e carinho às atletas fafenses. Aliás já o tinham feito quando elas mesmo antes de virem directamente para este estágio provenientes da final four da Taça Nacional de Juniores que decorreu de 24 a 26 de Junho na Covilhã.  7


Jogo Realizado no Pavilhão de Oliveira de Azeméis.

PORTUGAL: Jéssica Martins; Angélica Alves (c), Telma Pereira, Carolina Rocha, Márcia Ferreira Ana Sofia, Sara, Carina Luís, Beatriz Silva, Carolina Landeira, Elsa Ferreira, Telma Pereira, Carolina Ribeiro, Beatriz Marques e Helena Nunes Treinador: Luís Conceição.


Sem comentários: