.

.
.

domingo, 28 de agosto de 2022

Div. Honra AF Braga | AD Fafe B apresentou-se com cinco reforços

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

Novo escalão com a mesma ambição

A AD Fafe B SAD, iniciou os trabalhos da nova temporada no último sábado no Campo Professor Manuel José Dias, em Silvares, com cinco reforços em relação à temporada passada em que se sagrou campeã distrital da 1.ª Divisão.   

A equipa orientada por Tiago Nogueira que será coadjuvado por Fred Fangueiro e Tiago Magalhães terá apenas dois guarda-redes o grego Karolos Kavvadas e Luís Ferreira que faz parte da equipa principal. 

Tiago Nogueira é o treinador
da equipa B da AD Fafe

Além da baliza os outros reforços foram para a defesa, Paulo Paiva e Juliano. Alfredo Júnior, que teve passagem pela formação da AD Fafe vem para o meio campo e o brasileiro Marcelo Santos vem para a frente de ataque.      

Depois da excelente campanha no ano de estreia da equipa B a AD Fafe vai agora enfrentar um campeonato mais competitivo onde encontrará mais três equipas fafenses, OFC Antime, ACD Pica e GCD Regadas e muitas outras com ambição de subir de escalão com o União Torcatense à cabeça. No entanto, a equipa orientada por Tiago Nogueira, ciente de que o nível de competição é mais elevado vai manter a mesma postura em todos os jogos, lutando em cada um deles pelos três pontos com a mesma ambição de sempre. 


PLANTEL DA AD FAFE B PARA 2022/23

GUARDA REDES: Karolos Kavvadas (ex-júnior Marítimo SC).

DEFESAS: Paulo Paiva (ex-Arões SC), Pedro Cunha, Carlos Daniel, Rui Pedro, João Miranda e Juliano (ex-Unidos Aldão Cano).

MÉDIOS: Jorge Costa, Tiago Fernandes, Júnior (ex-Vila Pouca), Bruno Pizzi, Daniel Lousada, Gonçalo Pontes e Luís Duarte.

AVANÇADOS: Zé Carlos, Buba Jr., Marcelo Santos (ex-Brito SC) e Jota.

EQUIPA TÉCNICA: Tiago Nogueira (treinador), Fred Fangueiro e Tiago Magalhães (treinadores adjuntos).

Liga 3 | Golo de Diogo Costa dá vitória à Académica

TEXTO: JCL | FOTO: DR

Marcou em todos os clubes que representou

Um golo solitário do central fafense Diogo Costa aos 22', deu a vitória em casa à Académica de Coimbra na receção ao Amora FC. 

Estes foram os primeiros três pontos dos estudantes na Liga 3, que jogaram desde os 61' com menos uma unidade. 

Na primeira jornada a equipa de Coimbra tinha perdido em Belém com o Belenenses por 2-0. 

De recordar que Diogo Costa marcou golos em todas as equipas que representou, Coimbrões, Benfica e Castelo Branco, Arouca, Anadia e agora Académica. 

Liga 3 | Varzim SC, 1 - AD Fafe, 0 (Pormenor)

TEXTO E FOTO: JOÃO CARLOS LOPES

Grande atitude  contra candidatos

A AD Fafe deslocou-se ao Estádio Cidade de Barcelos, casa emprestada do Varzim SC para disputar o jogo da 2.ª jornada da Série A da Liga 3, tendo a vitória sorrido aos poveiros por 1-0, numa partida muito equilibrada. 

Na primeira parte a grande oportunidade de golo foi para a AD Fafe quando aos 27' Apolo enviou a bola ao poste esquerdo da baliza de Ricardo Nunes.

Na segunda parte o Varzim apareceu mais perigoso, mas foi de um erro fafense que surgiu o único golo do desafio com Gustavo Souza a marcar depois de assistência do ex-fafense Leo Teixeira, que foi considerado o homem o jogo.

A AD Fafe manteve e a forte atitude e entrega que teve em todo o jogo e arriscou tudo o que podia para chegar ao golo do empate mas todas as tentativas foram infrutíferas. 

Para uma equipa que foi construída toda de raiz este Fafe está a dar boas indicações e comum pouco mais de sorte nestas duas jornadas contra dois candidatos à subida podia ter agora pelo menos mais três pontos.          

terça-feira, 23 de agosto de 2022

OFC Antime agradece a ex-juniores e dá-lhes um diploma


TEXTO: JCL | FOTO: DR

Seis foram promovidos à equipa sénior

O fim do ciclo da formação é um marco importante para qualquer jogador e os responsáveis do OFC Antime, cientes dessa importância não quiseram deixar o momento em claro e agradeceram publicamente aos jogadores que tão briosamente representaram o Clube. Rodrigo,  Rosado, Tilha, Lopes, Victor,  Tiaguinho, Kiko,  Paulo César  e Dany (na foto da esquerda para a direita) são os jogadores que terminam a formação nos Operários e que foram homenageados. Seis deles vão continuar com o Leão de Antime ao peito pois transitaram para os seniores: Rodrigo, Rosado, Tilha, Tiaguinho, Kiko e Dany estão agora às ordens de Rafael Leite para jogar na Divisão de Honra da AF Braga. 

"Não podíamos dar início a mais uma época desportiva sem antes nos despedirmos dos nossos juniores que terminam o seu percurso de formação connosco. A todos o nosso muito obrigado pelo vosso contributo para com este clube e pela postura que sempre honrou o símbolo vestem. Esperamos que esta escola de futebol, para vós, tenha sido muito mais que aprendizagem dentro das 4 linhas, mas também uma escola onde cresceram como seres humanos através das adversidades e desafios que foram encontrando nesta jornada.

Àqueles que prolongam o seu vínculo na nossa equipa sénior, será um orgulho ver-vos envergar as nossas cores na nossa equipa principal. Voltamos a encontrar-nos na nossa pré-época.

Aos que infelizmente nos têm que dizer um "até já", desejamos-vos a maior sorte do mundo e esperamos voltar a ver-vos nas nossas instalações, esta porta nunca estará fechada e serão sempre recebidos de braços abertos".

Fafense Ricardo Ribeiro chamado à Seleção Nacional Sub 17

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR

Novo clube a mesma confiança 

O central fafense Ricardo Ribeiro que e transferiu do SL Benfica para o Vitória SC, foi chamado à Seleção Nacional de Sub-17 juntamente com mais dois colegas de equipa: Diogo Sousa (médio) e Rodrigo Duarte (avançado).

Os três jogadores vimaranenses foram selecionados pelo técnico Filipe Ramos para integrarem o estágio de preparação que aquele escalão vai efetuar entre 29 e 31 de agosto em Rio Maior.

Recorde-se que Ricardo Ribeiro é Juvenil e enquanto iniciado também era chamado à Seleção Nacional Sub 15. Antes de ingressar no Benfica onde se manteve três temporadas, já tinha feito formação no Vitória SC, clube onde acaba de regressar.   

sábado, 20 de agosto de 2022

Primeiro 11 da época 2022/23 da AD Fafe

 


Liga 3 | AD Fafe, 1 - SC S. João de Ver, 1 (Podia ter sido melhor)

TEXTO E FOTOS: JOÃO CARLOS LOPES

Penalti falhado valia muito mais que três pontos

A AD Fafe recebeu o SC S. João de Ver, equipa do Concelho de Vila da Feira, na jornada inaugural da Liga 3 2022/23, numa partida que empatou a uma bola mas teve no último minuto da compensação a oportunidade de somar os três pontos não tivesse Pedro Matos falhado a grande penalidade que tinha sido cometida sobre si instantes antes. Um lance que valia mais que a vitória, valia a motivação de uma equipa e do público e um arranque de sonho numa equipa que precisa de todo o apoio possível.  

A equipa comandada por Emanuel Simões começou o jogo com alguma letargia e isso veio a permitir que a equipa forasteira conseguisse chegar à vantagem aos 5'. Resposta imediata do Fafe com Nani a aparecer na área, mas a optar pelo passe que foi intercetado.

O S. João de Ver voltou a criar perigo aos 11 minutos com a bola a ir à barra da baliza guardada por Guilherme, após remate de cabeça. Nova resposta pronta do Fafe com Apolo a cabecear para a bola sair por cima da barra. 

Até perto o intervalo o futebol praticado pelas duas equipas não foi muito bonito, fastidioso por vezes, mas aos 44' viria a surgir o empate para o Fafe com Marcelo a aparecer na área e a cabecear sem hipóteses para Leonardo. 

Na segunda parte as equipas surgiram mais ativas e o Fafe explorou muitas situações de bolas nas costas do adversário que se estendiam até à entrada da área. Mas logo a abrir foi Pedro Matos com uma valente testada a atirar por cima da Barra. 

A equipa visitante obrigou Guilherme a uma boa defesa aos 56', com este a esticar-se para evitar o golo. 

Assistiu-se a um período de muita luta no meio campo, com futebol viril, mas de muita vontade dos dois lados pela posse da bola. 

O Fafe, bem melhor no segundo tempo, voltou a ter uma boa ocasião aos 83', quando Zé Thiago na esquerda puxou para o meio e atirou muito perto da barra.

Foi já em período de compensação que a equipa fafense teve a oportunidade de conquistar os três pontos, com Pedro Matos a sofrer uma grande penalidade que o mesmo cobrou mas atirou por cima da barra depois de ter dado mal na bola. Um lance que podia ter valido muito mais que três pontos. 

O Fafe com uma equipa nova teve dificuldade no primeiro tempo mas aos poucos foi mostrando entrosamento, o mesmo que lhe falta em ritmo competitivo, melhorou para bem melhor na segunda parte perante um adversário que é apontado pelos especialistas como candidato aos lugares e subida, podia ter saído do jogo em beleza, mas mesmo assim deixou uma boa imagem. 

Marcelo foi considerado o homem do jogo, numa partida em que Bruno Monteiro usou a braçadeira de capitão e mostrou que a idade não lhe pesa. Grande moldura humana no Estádio Municipal com a bancada principal a ter apenas uma mancha nos lugares cativos. 

Agora há que dar tempo à equipa do Fafe, deixar os jogadores assimilarem em ritmo de competição as ideias do treinador, apoiar nos momentos mais difíceis, porque este Fafe não vai ser o bombo da festa e poderá até ser uma agradável surpresa.

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Liga 3 | AD Fafe recebe o S. João de Ver este sábado

 

Resiliência | 14 anos de Montelongo Desportivo

A informar gratuitamente desde 19 de agosto de 2008

Foi no dia 19 de Agosto de 2008 que publicamos a primeira notícia no Montelongo Desportivo e de lá para cá nos fomos mantendo com resiliência e acima de tudo, por amor ao que fazemos. Decorreram 14 anos desde que fundamos este Blog Jornal. Uns anos mais preenchidos que outros, fomos dando o nosso contributo para o crescimento do desporto fafense, não esquecendo que nascemos num ano em que a comunicação social oficial em Fafe estava moribunda.

Ao logo deste período fomos dando vez e voz a toda a gente, divulgando tanto os feitos dos clubes como de atletas, mas sobretudo mostrando a qualidade do desporto e dos desportistas fafenses, isto num prisma puramente desinteressado, sem contrapartidas ou benefícios, ocupando as nossas horas livres em prol de um jornalismo de proximidade que também divulga os feitos, além fronteiras, dos nossos emigrantes desportistas.

Foram anos de muita entrega e dedicação, nem sempre compreendida por quem mais beneficiava com ela. Nem a pandemia nos fez desistir e por cá nos mantemos, dando vez e voz principalmente aqueles que normalmente não a têm.

Agradecemos a todos que de forma direta ou indireta colaboraram connosco e contribuíram para a nossa longevidade, pois pensamos que não há em Fafe um blog que se tenha mantido e continue a manter por tantos anos com um volume de informação como aquele que vamos dando de forma gratuita aos nossos leitores.

Na era da informação ultra rápida ainda há espaço para o Montelongo Desportivo que encontrará sempre motivo para uma notícia diferenciada. 

O nosso lema: "Com o desporto, pelo desporto" mantém-se vivo desde que nascemos. 

Escolhemos a foto de capa porque retrata bem o impacto que fomos tendo ao longo dos anos 

Um bem haja a todos e obrigado. 

João Carlos Lopes 

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Liga AMAF | João Feira continua a ser um ás de trunfo

TEXTO: JCL | FOTO: DR

Ases mantêm o seu mais experiente cavaleiro   

O médio João Feira vai continuar a representar o Desportivo Ases de S. Jorge (DASJ) onde foi capitão na época transata e onde trabalhará agora às ordens do novo treinador Nuno Bento. É um clube que diz muito como se fosse a minha casa.

Sobre  sua continuidade no DASJ referiu, "é um clube que me diz muito e é como se fosse a minha casa. Dou tudo por todos os clubes onde passo porque é a forma de eu jogar e de andar no futebol mas este clube é muito especial. Foi o primeiro clube da minha vida e é o único de que sou sócio.

Conhecido por "Feira7" é um jogador que tem uma maneira muito própria de estar no desporto e apesar da sua idade entrega-se de corpo e alma ao trabalho em defesa e honra do clube que representa, tendo sido um pendulo importante na equipa dos Cavaleiros de S. Jorge no entrosamento dos jovens jogadores universitários que compõem maioritariamente aquela equipa. 

O jogador que completa hoje (18 de agosto) 37 anos, assume, "adoro jogar futebol e quero ajudar este Clube estar no lugar onde merce estar. Sinto-me bem e enquanto assim for e o Clube me aceitar continuarei a lutar nas grandes batalhas que são para grandes guerreiros."

Depois dos Restauradores  da Granja, Clube CB Justiceiros, Ases de S. Jorge e AD Fafe na formação, como sénior vestiu as cores do Fareja, Golães, União Moreirense, Fornelos, Amigos de Quinchães, Arões B e Ases de S. Jorge no futebol e de Fornelos, Regadas, Revelhe, Amigos de Fafe, Santo Ovídeo e Ardegão no futsal.

Domingo 21 de Agosto | Corrida de Cavalos no Campo da ADCR Santa Cristina


CORRIDA DE CAVALOS A PASSO TRAVADO 

DIA: Domingo dia 21 de Agosto

LOCAL: Campo de jogos da ADCR Santa Cristina 

HORA: 15:00

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Liga 3 | Mike Moura é reforço do FC Felgueiras

TEXTO: JCL | FOTO: DR

Qualidade e experiência  

O lateral direito fafense, Mike Moura, é reforço do FC Felgueiras da Liga  3, depois de ter estado ao serviço do Vilafranquense na II Liga. Na equipa felgueirense vai ser orientado pelo treinador fafense Agostinho Bento e terá como companheiro de defesa outro fafense, Rui Rampa. Qualidade, experiência e uma entrega sem limite são os predicados deste excelente jogador.    

O luso/francês, de 32 anos, é um atleta muito experiente. Destacou-se na formação da AD Fafe onde ascendeu aos seniores, passando depois pelo Santa Clara (II Liga) e pelo Desportivo de Chaves (II Liga), neste com subida à I Liga, em 2016/17 transferiu-se para o Sporting da Covilhã (II Liga) e depois Académica de Coimbra (II Liga) onde se manteve quatro temporadas e finalmente Vilafranquense (II Liga).

sábado, 13 de agosto de 2022

Liga 3 | AD Fafe dispensou quatro jogadores


REDAÇÃO

"Entendido que esta seria a melhor opção"

A Associação Desportiva de Fafe, Futebol, SAD vem por este meio comunicar oficialmente a saída dos atletas Afonso Souza, Pablo, Dimitry e Miguel Velosa do plantel sénior de futebol dos justiceiros.

Esta decisão surge após os referidos jogadores terem passado as últimas semanas a trabalhar junto do nosso grupo de trabalho, liderado pelo mister Emanuel Simões, tendo sido entendido que esta seria a melhor opção para todas as partes, de forma a beneficiar também o que pode ser o aproveitamento dos atletas na presente época desportiva.

A administração da AD Fafe, SAD expressa aqui os desejos de muita sorte para o Afonso, Pablo, Dimitry e Velosa, no que ao futuro diz respeito, realçando os profissionais exemplares que foram enquanto representaram o nosso clube. 

GD Silvares vai renascer através de escola de formação

REDAÇÃO

"Analisamos o passado e vimos os erros que foram cometidos"

"A direção do GD Silvares vem por este meio comunicar a todos os sócios, simpatizantes e comunidade local que, na época desportiva 2022/2023, estamos prontos para darmos início a um "novo projeto". Projeto sustentado e realista para todos, com todos e sem ser contra ninguém.

Um projeto idealizado, pensado e que será colocado em prática com um parceiro extremamente importante, mas que nos trará muitos benefícios num futuro próximo. Reconhecemos que precisamos deste parceiro para realizarmos este percurso já que consideramos ter a legitimidade, o sonho e a ambição para "RENASCERMOS".

Este projeto baseia-se na criação de escalões de futebol de formação, nomeadamente com petizes (atletas nascidos em 2018/2017/2016), traquinas (atletas nascidos em 2015/2014), benjamins (atletas nascidos em 2013/2012) e infantis (atletas nascidos em 2011/2010). A base de treinos e jogos será o nosso recinto desportivo (Campo Prof. Manuel José Dias), recinto esse que está a ser reformulado para poder ter as condições necessárias para quem, diariamente, acompanha os "craques".

Paramos, analisamos o passado, vimos os erros que foram cometidos e estamos conscientes que, após uma profunda análise coletiva, esta decisão segue um propósito... o propósito de renascermos como uma Escola de Futebol diferente, inovadora e com características próprias que proporciona aos seus atletas as melhores condições para competir, aprender, ganhar ou perder e, ao mesmo tempo evoluir, sempre com a ideia presente de que o melhor é "jogarmos para aprender"...

Sabemos de onde viemos, sabemos onde estamos e sabemos para onde vamos. Mas, sabemos perfeitamente que para onde vamos será certamente MUITO MELHOR do que onde viemos e onde estamos!!!

O nosso futuro sucesso baseia-se no pressuposto de nunca nos desviarmos do propósito para o qual fomos criados: sermos uma escola de futebol de valores dirigida para os atletas e para a comunidade local, pensando sempre na formação da criança quer como atleta quer como pessoa!

Em breve daremos novidades!!!

A direção"

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Taça de Portugal | AD Fafe recebe o Ribeira Brava (Madeira) na 1.ª eliminatória



SÉRIE A

Lank Vilaverdense - Atlético dos Arcos 

Rebordelo - Montalegre

Maria da Fonte - Merelinense 

Dumiense - Brito

Bragança - Desportivo Monção

Futebol Clube de Vinhais -  Vianense


SÉRIE B

Santa Eulália de Vizela - Tirsense

Freamunde - Grupo Desportivo Joane

Felgueiras - Mondinense 

Camacha - Amarante

Fafe - Ribeira Brava

Varzim - Vila Meã


SÉRIE C

Leça - Resende

Gondomar - Rebordosa

Alpendorada - Paredes

Canelas 2010 - Régua

Valadares Gaia - Salgueiros


SÉRIE D

Mêda - Beira-Mar

São João de Vêr - Mortágua

Os Marialvas - Vila Cortez do Mondego

Lusitano Vildemoinhos - Sanjoanense

Oliveira do Hospital - Lusitânia Lourosa


SÉRIE E

Pombal - União Tomar

Marinhense - UD Leiria

Benfica Castelo Branco -Águias do Moradal

Alcains - Sertanense

União Desportiva da Serra - Pedrógão São Pedro


SÉRIE F

Pêro Pinheiro - Portomosense

Sport Arronches e Benfica - Mosteirense

Sintrense - Fazendense

União Santarém - Os Gavionenses

Alverca - Rio Maior


SÉRIE G

Lusitano de Évora - Fontinhas

Lusitânia - Praiense

Oriental Dragon - 1.º Dezembro

Oriental - Madalena

Juventude Desportiva Lajense- São Roque


SÉRIE H

Ferreiras - Culatrense

Serpa - Castrense

Juventude SC - Moncarapachense

Atlético SC - Olhanense

Esperança Lagos - Comércio Indústria


CLUBES ISENTOS 

Real SC

Paivense

Angrense

Olivais e Moscavide

Silves 

São Martinho

Castro Daire

Vila Caíz

Loures

Olímpico Montijo

Recreativa de Lamelas

Machico

Académica

Belenenses

Atlético

Caldas

Vasco da Gama Vidigueira

Coruchense

Moura Atlético Clube

Courense

Monte do Trigo

Vitória de Setúbal

Águeda

Vigor Mocidade

Imortal 

Vasco da Gama Ponta Delgada

Anadia

Pevidém 

Amora

Vilar Perdizes

Fabril Barreiro

Guarda Desportiva 

1.º de Maio

Rabo de Peixe

terça-feira, 9 de agosto de 2022

AF Braga | Captações no Arões SC para iniciados e Juvenis

 


Gostas de jogar futebol e queres fazer parte de uma das equipas do Arões? A partir do dia 16 de Agosto temos captações abertas para os escalões de Juvenis (2006/2007) e Iniciados (2008/2009) aparece, diverte te a anda fazer parte desta grande família 🟩🟨

Campo para a juventude e formação de Arões.

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Liga AMAF | Nuno Bento é o novo treinador do Desportivo Ases de S. Jorge

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR

"É hora de lutar por um novo sonho e honrar este clube"

Nuno Bento, de 25 anos, é o novo treinador do Desportivo Ases de S. Jorge, comprometendo-se com os Cavaleiros de S. Jorge para a temporada 2022/23. 

O novo timoneiro dos Ases envereda pela carreira de treinador muito cedo depois de ter feito toda a formação como jogador na AD Fafe e ter representado como sénior o Vieira SC, a ACD Pica e na temporada passada o OFC Antime.  

Foi com esta mensagem que anunciou a sua ligação aos Ases de S. Jorge, "é com enorme orgulho que abraço este novo desafio como treinador principal do Desportivo Ases de São Jorge para 2022/2023! Um clube com muita história e que confiou em mim desde o primeiro momento. É hora de lutar por um novo sonho e honrar este clube de gente boa! Esta também é por ele Filipa Fernandes. Vamos Cavaleiros de São Jorge".

domingo, 7 de agosto de 2022

Div. Honra da AF Braga | AD Fafe B já renovou com seis jogadores

TEXTO: JCL | FOTO: DR

Jogadores da equipa "A" devem dar contributo   

A AD Fafe B, que continuará a ser orientada por Tiago Nogueira, já renovou com seis atletas para a temporada 2022/23, em que vai militar na Divisão de Honra da AF Braga, depois de se ter sagrado campeã distrital da 1.ª Divisão em 2021/22.

Para já os fafenses garantiram a continuidade do defesa Carlos Daniel, dos médios Jorge Costa, Gonçalo Pontes e Luís Duarte (na foto) e dos avançados Buba Jr. e Jota. 

Anunciados para a equipa A, mas que devem dar o seu contributo à equipa B estão o guarda-redes Luís Ferreira, o defesa Carlos Filipe e o avançado Ruben Correia.  

Já se sabe que a AD Fafe B inicia a temporada com um dérbi concelhio contra a ACD Pica a realizar no campo da equipa adversária. 

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

83.ª Volta a Portugal em bicicleta começa amanhã e chega a Fafe a 13


REDAÇÃO | FOTO: DR

A emoção da chegada no empedrado está de volta

A 83.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, que se disputa entre o dia 4 de Agosto (quinta-feira) e 15 de agosto, num total de 1.559,7 quilómetros com início em Lisboa e términos  em Gaia, com ambas as etapas a serem de contra relógio Individual, vai passar em Fafe no dia 13 de Agosto com o regresso da mítica chegada no empedrado da Praça 25 de abril numa etapa que começa em Viana do Castelo e se estende por 182,4 km.

TODAS AS ETAPAS    

04 ago: Prólogo | Lisboa – Lisboa, 5,4 km (CRI).

05 ago: 1.ª Etapa | Vila Franca de Xira – Elvas, 193,5 km.

06 ago: 2.ª Etapa | Badajoz (Espanha) – Castelo Branco, 181,5 km.

07 ago: 3.ª Etapa | Sertã – Covilhã (Torre), 159 km.

08 ago: 4.ª Etapa | Guarda – Viseu, 169,1 km.

09 ago: Dia de Descanso.

10 ago: 5.ª Etapa | Mealhada – Miranda do Corvo (Observatório de Vila Nova), 165,7 km.

11 ago: 6.ª Etapa | Águeda – Maia, 159,9 km.

12 ago: 7.ª Etapa | Santo Tirso – Braga, 150,1 km.

13 ago: 8.ª Etapa | Viana do Castelo – Fafe, 182,4 km.

14 ago: 9.ª Etapa | Paredes – Mondim de Basto (Senhora da Graça), 174,5 km.

15 ago: 10.ª Etapa | Porto – Vila Nova de Gaia (CRI), 18,6 km.

Div. Honra AF Braga | ACD Pica garante mais três reforços

TEXTO: JCL | FOTO: DR

Wilson vem de Cabo Verde 

A ACD Pica anunciou mais três jogadores para o plantel que enfrentará a temporada 2022/23, neste caso todos reforços, sendo dois para a defesa e um para o ataque.

Assim o caboverdiano Wilson (foto) (ex-EFA Cristo) e Cavalo (ex-SR Cepanense) vêm para a defesa auriazul e Bento (ex-GC Regadas) será elemento do ataque na equipa orientada por PH.  

De recordar a renovação do avançado Ricardo Lousada  e os reforços Henrique, guarda-redes, (ex-Brito); dos médios China (ex-UD Airão), Muna (ex-Airão) e Tinoco (ex-SR Cepanense) e dos avançados Matheus (ex-S. Paio SC) e Alex (ex-FC Felgueiras B).     

Liga 3 | AD Fafe recebeu três reforços desde a apresentação

TEXTO: JCL | FOTO: DR

Pedro Ribeiro foi o último a chegar 

A AD Fafe recebeu três reforços desde que fez a apresentação do plantel à imprensa no dia 16 de Julho em que se apresentou com 19 jogadores. 

Entretanto chegaram ao Clube o Guarda-redes Guilherme Oliveira proveniente do Torriense, o defesa Jorge Miguel que atuava no Lusitânia de Lourosa e mais recentemente o avançado Pedro Ribeiro (foto), que jogou na temporada passada no Juventude Pedras Salgadas por empréstimo do GD Chaves que agora o cedeu da mesma forma ao Fafe.    

A AD Fafe também tem vindo a anunciar jogadores da equipa B, que vai atuar no Campeonato Distrital da Divisão de Honra da AF Braga, sendo certo que alguns deles podem vir a ser chamados no decorrer da época à equipa principal. 

Entretanto a AD Fafe tem realizado vários jogos de preparação mas não tem divulgado os resultados, sendo uma política do Clube adotada nos últimos anos.    


PLANTEL DA AD FAFE PARA A ÉPOCA 2022/23

GUARDA REDES: e Luís Ferreira, João Gonçalo (ex-AR S. Martinho) e Guilherme Oliveira (ex-Torreense).

DEFESAS: Carlos Filipe, Dmitry (EX-ADR Pasteilaria) , Gil Dias (ex-Lusitânia Lourosa), Nuca (ex-Episkopi FC), Ricky (ex-Amarante FC) é Zé Diogo (ex-Merelinense FC).

MÉDIOS: Apolo Silva (ex-Pevidém SC), Bruno Monteiro (ex-Amarante FC), Gabi Pereira (ex-Juv. Pedras Salgadas), Pablo (ex-Berço SC) e Jorge Miguel (ex-Lusitânia de Lourosa).

AVANÇADOS: Afonso Souza (ex-Macedo Cavaleiros), Marcelo (ex-Oriental Dragon), Miguel Velosa (ex-Leça FC), Nani (ex-Leça FC), Patrão Correia (ex-UD Vila Chã), Pedro Matos, Rúben Correia e Pedro Ribeiro (ex-GD Chaves).

EQUIPA TÉCNICA: Emanuel Simões (treinador), Francisco Tinoco, Edgar Sá e Manuel Ramos (treinadores adjuntos) e Ricardo Pereira (treinador de guarda-redes). 

5.º Encontro de Futebol Feminino "Belinha - Eterna Capitã" foi três em um


TEXTO: CLARA PAREDES CASTRO | FOTO: DR

CD Vinhós encontra-se com OFC Antime e o futuro sorri   

No passado dia 30 de julho realizou-se o 5.º encontro de futebol feminino “Eterna Capitã”, um evento habitual que junta as antigas companheiras de Bela Rodrigues, que nos deixou em 2009. Desta vez o jogo revelou-se ainda mais especial, dado que, se juntou a família da Belinha, as antigas jogadoras que tiveram a oportunidade de com ela partilhar o futebol e a equipa de formação do Operário Futebol Clube de Antime. Um jogo que muito a orgulharia pois juntou o passado que todos recordam com saudade, o presente e a alegria que ainda sentem por pisar o relvado e o futuro da modalidade que se avizinha bem seguro, pelo trabalho exemplar que o OFC Antime está a realizar na sua escola de futebol e de pessoas. Como habitualmente, as atletas usaram todas o número 5 nas costas, vestindo assim a camisola da sua eterna capitã.

Antes do jogo houve oportunidade de visitar o cemitério, para um momento mais intimista e de recordação de algumas das suas atitudes e palavras, que ficaram gravadas na memória de todos quantos privaram com ela. Depois do jogo, que terminou empatado e foi superiormente disputado, seguiu-se um jantar convívio e a noite terminou na sede do último clube representado por Bela, o Centro Desportivo de Vinhós, aproveitando a noite quente de verão para celebrar com muita música e dança, tal como ela gostava de viver a vida.

Um dia que homenageia um ser humano incrível, que marcou a vida de todos quantos tiveram o privilégio de privar com ela e que, acima de tudo, nos relembra a cada dia a importância dos afetos, das vivências e das palavras que sempre ficam: até quinta!

KARATÉ | CB Fafe com participação de ouro no Torneio Europeu da SKIEF na Holanda


REDAÇÃO

Excelente prestação de toda a comitiva arrecada várias medalhas

A Escola de Karate Centro Budo de Fafe (CBF) esteve presente no Europeu da Shotokan Karate Internacional Europe Federation (SKIEF), o qual realizou –se, entre os dias 27 e 31 de julho, em S-Hertogenbosch, Holanda. 

Oito atletas do CBF integraram a comitiva da Shotokan Karate Internacional – Portugal (SKI-P), que se deslocou aos países baixos para este evento desportivo internacional, que contou com participação de 20 países (Dinamarca, Hungria, Itália, Roménia, Chéquia, Alemanha, entre muitos outros). 

Lucas Fernandes (sénior -65kg); Hugo Novais (sénior -75kg); João Rodrigues (sénior -75kg); Diogo Leite (sub20); Leonardo Pereira (sub20); João Neiva (júnior); Diogo Vieira (júnior) e Fábio Fernandes (júnior) foram os atletas que constituíram parte do grupo que representou a SKI-P além-fronteiras.   

No primeiro dia de prova, João Neiva conseguiu o feito de sagrar-se campeão no seu escalão, sendo imperial ao longo de todo o seu percurso, que culminou na conquista da tão desejada medalha de Ouro. 

Já no dia seguinte, Lucas Fernandes foi vice-campeão na disciplina de kumite (combate), resultado igualmente alcançado pelo Diogo leite, quer em kumite como em kata (forma). 

João Rodrigues após perder o acesso à final acabou por conquistar o bronze, disputando esse combate com Hugo Novais, que também falhou o acesso à final, ficando-se pelo 4º lugar. 

O último dia foi dedicado às equipas e à Grand Champion (prova que reúne os quatro finalistas das respetivas categorias, -65kg, -75kg e +75kg, sendo que o CBF tinha como atletas apurados, Lucas Fernandes, João Rodrigues e Hugo Novais - que não competiu por estar lesionado). 

Na prova por equipa, kumite júnior, por João Neiva, Diogo Vieira, Fábio Fernandes e Francisco Araújo (AKF), conquistaram a prata.  

Fábio Fernandes que também integrou a equipa de kata, subiu ao terceiro lugar do pódio. 

Lucas Fernandes repetiu o feito alcançado na véspera, sagrando-se vice-campeão da prova denominada Grand Champion. 

Resta destacar a prestação dos atletas Hugo Novais, Leonardo Pereira e Diogo Vieira, que conseguiram um honroso 4.º lugar nas provas individuais, falhando por muito pouco um lugar no pódio. 

O CBF congratula-se pela excelente prestação de todos os seus atletas, sem exceção. Estiveram de facto brilhantes, mostrando entrega, empenho, superação e espírito de entre ajuda extraordinária.  

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Futebol Feminino | Telma Pereira renovou com o FC Famalicão

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR

Um diamante que brilha ainda por lapidar 

A avançada fafense Telma Pereira, de 21 anos, está para ficar na principal Liga de Futebol Feminino de Portugal (Liga BPI), porquanto renovou com o FC Famalicão por mais uma temporada depois de se ter transferido a meio da época passada para os famalicenses. 

A jogadora que andou pelo futsal até à temporada 2019/20, tendo sido campeã olímpica da juventude e conquistado outros títulos a nível regional resolveu ingressar no futebol na temporada 2021 para representar o Gil Vicente FC também na 1.ª Divisão Nacional, onde deu nas vistas e transitou para uma das equipas mais fortes do campeonato. 

Na verdade Telma sempre se destacou nos torneios de futebol de sete - por não haver de futebol de 11 -  em que participava e chegou a ser eleita a melhor jogadora e melhor marcadora em torneios mistos, impondo-se pela qualidade e pela raça que sempre demonstra.  

AF Braga | Juvenis do OFC Antime sobem à Divisão de Honra

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR

Uma fornada que sabe ouvir o Mestre André

A equipa de Juvenis do OFC Antime subiu à Divisão de Honra da AF Braga pela mão do mesmo treinador, André Silva, que tinha subido a equipa de Iniciados há dois anos, mantendo uma equipa competitiva e vencedora dentro das quatro linhas, numa boa fornada que arrasta consigo e onde incutiu valores humanos e vontade de honrar o nome do Clube dentro e fora de campo. 

Esta subida acontece devido ao OFC Antime ter obtido o melhor terceiro lugar de todas as séries e ainda de ter beneficiado de alguns clubes não poderem ter duas equipas nos escalões mais altos do futebol distrital. 

A promoção só acontece porque a equipa manteve o foco até ao último jogo e acaba por ser premiada por isso.  Um apalavra de apreço para os adjuntos de André, Gabriel Lopes e Cláudio Lago. 

Torneio Amizade 2022 dos Amigos de Quinchães já está alinhado

 


Natação | Diana Durães revalida três títulos de Campeã Nacional


TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR


Fafense continua a fabricar ondas gigantes  

A nadadora fafense que representa o SL Benfica, Diana Durães, revalidou três títulos de Campeã Nacional de Natação no Open de Portugal - Campeonatos Nacionais de Absolutos e Juvenis Jamor 2022, que decorreram entre 27 e 30 de julho, no Complexo de Piscinas do Jamor.

A campeoníssima Diana Durães não facilitou e voltou a registar os títulos de campeã nacional absoluta nas  distâncias de 400 metros estilos, 400 metros livres e 800 metros livres, sagrando-se ainda vice-campeã nacional nos 200 metros livres.

Um total de 681 nadadores inscritos (372 masculinos e 309 femininos) competiram durante quatro dias no Jamor em representação de 114 clubes. Uma competição Open que teve a presença de nadadores da Argentina (5 nadadores), Cabo Verde (1) e Espanha com Náutico de Sevilha e CN Barcelona (13). Sporting Clube de Portugal (47), Futebol Clube do Porto (29), Sport Algés e Dafundo (28), Sport Lisboa e Benfica (25), Sporting Clube de Braga (21), Clube dos Galitos / Bresimar (20) foram os clubes com mais nadadores inscritos.

Agora Diana só tem pela frente o Campeonato Europeu Roma 2022 para terminar a época, onde irá nadar os 800 e 1500 metros livres.

Karaté | AK Fafe brilhou no 15.°Campeonato da Europa da SKIE

REDAÇÃO

Títulos de campeões da Europa e muitas outras medalhas 

A comitiva akfafense esteve incrível, neste 15°Campeonato da Europa da SKIEF, contribuindo para os resultados de excelência obtidos pela  SKI-PORTUGAL, acabando a prova no 5 lugar do ranking com 4 medalhas de ouro, 8 de prata e 4 de bronze, ficando atrás da Dinamarca, Hungria, Itália e Roménia, fruto do trabalho de equipa desenvolvido pelos responsáveis do departamento de competição e árbitros, pelo ótimo ambiente de grupo criado e pelos fantásticos atletas envolvidos e acompanhantes que foram incansáveis na torcida.

A AKFAFE esteve representada pelos treinadores, presencialmente, por Sonia Marinho, treinadora nacional de kata e kumite, Dinis Pires, treinador de Kumite e pelo treinador Jorge Gomes que embora não estivesse presente, foi sempre constante o seu apoio à distancia. Competidores AKFAFENSES: Lara Castro, Tiago Melo, Dinis Araujo, Diogo Lemos, Gabriela Durães, Francisco Carvalho, Diogo Araújo e Andreia Rodrigues e pelos acompanhantes Miguel Ferreira e Sérgio Moniz.

RESULTADOS:

🥇Gabriela Durães- campeã da Europa kata girls 16-17 anos

🥉Lara Castro - medalha de bronze no campeonato da Europa no escalão de kata girls 12-13 anos

🥈Gabriela Durães- vice-campeã da Europa kumite girls 16-17 anos

🥈Andreia Rodrigues - vice-campeã da Europa kata sénior feminino 20-39 anos

🥈Andreia Rodrigues - vice-campeã da Europa kumite sénior feminino 20-39 anos

🥇Tiago Melo e Dinis Araújo - campeões da Europa kata equipa boys 12-14

🥉Francisco Carvalho - 3 lugar no campeonato da Europa no escalão de kata equipa boys 15-17

🥇Gabriela Durães - campeã da Europa em kata equipa girls 15-17

🥈Francisco Carvalho - vice-campeão da Europa kumite equipa boys 15-17

🥉Andreia Rodrigues - medalha de bronze no Grand Champion feminino (20-39) (A prova rainha do campeonato europeu que consiste em prova de combate sem luvas com os 4 melhores classificados nos diversos pesos de seniores femininos). Desempenho absolutamente fantástico, da nossa Andreia, uma guerreira!

🥋 De realçar a passagem às meias finais de: Tiago Melo em Kata 12-13 anos;  Diogo Araújo em kata 18-19 anos e Francisco Carvalho que chegou às meias de kumite 16-17 anos, impedindo assim a disputa das medalhas.

Não podíamos estar mais orgulhosos da nossa equipa, que se dedicou de corpo e alma na preparação para esta prova, que com a raça e espírito AKFAFENSE, conquistou resultados de excelência, levando ainda para casa, a medalha da amizade, espírito de sacrifício e de companheirismo. Oss

Com o apoio de:

Câmara Municipal de Fafe; Pastelarias Silva; Nuno Borges (Remax); Sónia Marinho: Urbana Sublime, Lda; Casa Fati; Casa do Gandião; Doce Retiro; Fafe Shoping; António Fernando Cunha e Sousa (ramo de corte de calçado); Restaurante São Jorge; Mais Saber; Centro Ótico; South Africa; Nandinha Store; Adega Popular; Portiplano; Funerária D. Monteiro; Desigual; Watt; Bloco de Notas; Chiffon; E.Leclerc; Multioticas Fafe; Amorijóias; Costa Leite; Tons de Prata; Loja do Barro; Cozinha da Velha.