.

.
.

domingo, 21 de setembro de 2008

3.ª Divisão Nacional:

AD Fafe, 0 – AD “Os Limianos, 2 – (interrompido aos 46 minutos)

Quadro negro ainda pode ser colorido

O mau tempo que se fez sentir em Fafe na tarde do último Domingo e, em particular, no parque Municipal de Desportos, obrigou a interromper a partida entre o Fafe e o Limianos aos 46 minutos, altura em que equipa de Ponte de Lima vencia por 2-0, com golos obtidos aos 30 e 39 minutos por Miguel e David respectivamente.
Depois de um período de espera de 15 minutos e de várias averiguações feitas pelo trio de arbitragem chefiado por José Pedro Moreira, chegaram à conclusão que não estavam reunidas as condições necessárias para que o jogo prosseguisse, quer porque o campo estivesse encharcado em diversas zonas, quer por não ser visíveis as marcações do terreno do jogo e, depois, por já ser escuro de mais para fazer o reatamento, uma vez que o Municipal de Desportos não dispõe de luz artificial.
Lamentável é o facto da Federação Portuguesa de Futebol ter marcado o jogo para as 17 horas, sabendo que a maioria dos clubes da 3.ª Divisão e não só, não reúnem condições para debelar situações como esta, pois, mesmo no primeiro tempo, a visibilidade já era fraca. De resto o temporal teve uma fase em que era mesmo impossível a prática do futebol. Parecia mesmo uma coisa de outro mundo.
De comum acordo, porque os campeonatos param para se jogar a Taça de Portugal e, uma vez que tanto uma como outra equipa já estão eliminadas dessas competição, o jogo que caso não existisse entendimento teria que se realizar no que respeita ao tempo que faltava para o final, 44 minutos, no dia seguinte, será reatado em data a indicar pela Federação Portuguesa de Futebol, por comum acordo entre as direcções das duas equipas. No entanto, segundo pessoas ligadas à arbitragem, tudo indica que o jogo terá de ser repetido na íntegra, isto após interpretação feita “à luz dos regulamentos” e uma vez que o acordo entre as partes foi fechado com assinaturas feitas por pessoas com poderes para os fazerem pelos respectivos clubes.
Relativamente ao tempo jogado, o Fafe não foi muito feliz pois não se encontrou no jogo e deixou mesmo a sensação que a equipa de Ponte de Lima é que estava a jogar em casa, pois mostrou-se mais dura e mais atrevida, sendo certo que contou com algumas facilidades na obtenção dos dois golos que, diga-se, em abono da verdade, foram de excelente recorte técnico.
Esperava-se forte reacção para o segundo tempo por parte do Fafe que fez entrar ao intervalo Armando e Cerdeira para ocupar as vagas de Sílvio e Fernandes. É certo que se tratam de dois jogadores com características atacantes mas que estiveram em campo apenas um minuto porque o mau tempo também colaborou para pintar um quadro que estava a ser negro, ou talvez não, caso o jogo seja mesmo repetido de início.
Por parte do Fafe, foi Agostinho Bento (na foto ao lado), quem apareceu na conferência de imprensa a explicar o sucedido e o que ficou decidido, neste final de jogo inesperado.

Em jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, em Fafe, sob a orientação de José Pedro Moreira, auxiliado por Osvaldo Ferreira e Mário Pereira, da AF do Porto, as equipas apresentaram:

AD FAFE: Carneiro; Primo, Sílvio (Armando, 45’), Armando Pinto, André, Móbil, Zé Zé, João Pedro, Fernandes (Cerdeira, 45’), Ricardo Jorge (Ferrinho, 26), e Vítor Borges. Treinador Carlos Condeço.

AD “OS LIMIANOS”: João Pedro; César, Boris, Bruno Graça, Pinto, Miguel, Rui Alves, David, Hugo Costa (Zé Manel, 7’), Bruno e Tanela. Treinador: José Carlos Fernandes.

ACÇÃO DISCIPLINAR: Cartões amarelos – Boris, 4’ e Bruno Graça, 19’.

MARCADORES: Miguel 30’ e David, 39’.