.

.
.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

AD Fafe: 2013/2014: O que vai mudar?

Texto e foto: João Carlos Lopes 

Falta um matador e mais avançados  

- Um campeonato totalmente diferente dos anos anteriores 

- Apresentação a 17 de Julho no Municipal de Desportos

Pelas contas da época passada e tendo em atenção que a estrutura técnica tem preferido a qualidade à quantidade, devem faltar entre dois a três reforços na AD Fafe, essencialmente avançados, que é, neste momento, o sector mais debilitado da equipa, onde pontificam apenas Gil e Filipe, sendo certo que alguns dos médios da AD Fafe já jogaram e podem vir a jogar nos flancos. Contudo, falta ainda uma referência na área. Também a exemplo da época passada nesta também há jogadores que podem fazer várias posições como os casos de Ferrinho e Gil que, se necessário, podem actuar em qualquer lugar do lado esquerdo e direito do terreno, respectivamente.

A apresentação, na próxima quarta feira, dia 17 de Julho, pelas 16 horas, deverá, certamente, revelar os reforços que faltam. No entanto, tal como sucedeu na época passada eles podem vir a surgir mais tarde.   

Apesar da AD Fafe ter garantido uma boa parte dos jogadores da época passada, alguns dos mais influentes debandaram a outros clubes, entre os quais alguns naturais de Fafe. Mesmo assim a Desportiva continua a ter oito jogadores da terra nas suas fileiras, a saber: Zé Marçal, Xavi, Zé Brochado, Vasco Cruz, Ferrinho, João Nogueira, Filipe e Gil. Menos três do que aqueles que começaram a época anterior mas não era fácil segurar alguns deles face às propostas que lhes foram feitas. 

Vai ser preciso dar tempo ao tempo para que a equipa técnica, liderada por Agostinho Bento e Frederico Ricardo consigam entrosar a equipa. À partida não há titulares garantidos, ainda que alguns, pela sua vasta experiência levem alguma vantagem, o que não deixa de ser natural. Para já está a faltar um matador à equipa e mais um ou outro avançado que venha fazer a diferença.

O campeonato vai ser disputado em novos moldes, devido à reestruturação passando agora a chamar-se Campeonato Nacional de Seniores e vai requerer muita atenção pois agora a queda tem consequências mais graves, uma vez que deixou de haver a 3.ª Divisão e em caso de descida os clubes vão para os distritais. 

"Este campeonato (Nacional de Seniores) vai ser dividido em 8 séries de 10 equipas distribuídas por ordenação latitudinal, à exceção das equipas da Madeira (colocadas alternadamente nas séries mais a Norte) e dos Açores (colocadas alternadamente nas séries mais a Sul). Os clubes irão ser distribuídos numa 1ª fase por 8 grupos de 10 equipas, disputado a 2 voltas, em que os 2 primeiros classificados de cada série ganham lugar numa 2ª fase para decidir quem ascende à Segunda Liga. Essa 2ª fase tem 2 grupos com 8 equipas. Os vencedores ascendem diretamente, juntamente com um dos 2 classificados, a apurar numa eliminatória a 2 mãos. Os restantes 8 de cada série vão agrupar-se em 8 séries de 8 equipas cada, também a 2 voltas. Os 2 últimos de cada série descerão aos Campeonatos Distritais. Os clubes 6º classificados irão realizar uma eliminatória, a 2 mãos, que decidirá os restantes 4 clubes que descerão. Haverá um total de 1291 jogos"


Para já desconhece-se os adversários da AD Fafe no próximo campeonato mas não faltará muito para que os seus nomes sejam revelados. enquanto isso ficam aqui os nomes de quem saiu, quem entrou e quem permaneceu na AD Fafe, até surgirem mais novidades, quiçá no dia da apresentação. 

PLANTEL DA AD FAFE PARA A ÉPOCA 2013/14 (conhecido até esta data)


GUARDA-REDES: Pedro Freitas e Zé Marçal e se necessário Frederico dos Juniores da AD Fafe (emprestado pelo Vitória SC) 

DEFESAS: Primo, Raviola (ex-Ribeirão), Xavi, Miguel Fernandes (ex-Moreirense FC), João Pedro (ex-Felgueiras) e João Carneiro. 

MÉDIOS: André, Zé Brochado, Tiago Fernandes (ex-Cesarense), Vasco Cruz (ex-Juniores AD Fafe) Silvestre, Ferrinho e João Nogueira. 

AVANÇADOS: Filipe e Gil.

SAÍDAS: Tiago André (Ribeirão) Badará ( Vianense), Mike (Santa Clara), Bruno Monteiro (Freamunde), Pedro Castro (Bragança), Zé Manel  (Vizela) e Ricardo Valente (Feirense por empréstimo do SC Braga). Outras saídas: Traquina e Miguel Mendes, cujo destino, por ora, se desconhece. 
. 

Sem comentários: