.

.
.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

ACD Pica da época 2000/2001 reuniu para matar saudades

 Texto e fotos: João Carlos Lopes  


Uma equipa, um presidente e muito respeito

- Recorde quem eram os jogadores desta grande equipa

Não foram muitos os que compareceram mas sim os suficientes para marcar mais um convívio e não deixar passar em claro este acto simbólico de recordar a subida da ACD Pica pela primeira vez à Divisão de Honra da AF Braga. A altura é de férias e muita gente por este e outros motivos não pôde comparecer 

Decorria a época 2000/2001 e a Pica possuía um plantel de luxo que funcionava como uma verdadeira orquestra e dava espectáculo quase todos os fins de semana, quer me casa própria quer em terreno alheio. 

Esta Pica era liderada pelo melhor presidente que já pareceu no futebol federado em Fafe pois soube lidar com todos os agentes desportivos de forma exemplar, aceitando a crítica e transformando-a em motivação para os atletas que eram treinados sob as ordens de Altino Ferreira. A título de exemplo, em vez de refutar pegava nos recortes dos jornais e colava-os à entrada do balneário. Nunca incentivou quem quer que fosse a deitar as culpas para os jornalistas, bem pelo contrário. Talvez, por isso mesmo, tenha distinguido dois numa gala que se realizou nesse mesmo ano. A opinião que detemos sobre Carlos Lemos que por acaso completou mais um aniversário enquanto decorria o jantar que se iniciou no Sábado mas se prolongou até às primeiras horas de Domingo, não é só nossa mas partilhada por todos os jogadores que passaram pela Pica enquanto foi presidente e que não se furtam a dizer que “presidente como o Lemos não encontraram em mais lado nenhum”. Era um homem que se dava ao respeito e isso era suficiente para que lhe tivessem respeito também. 

Esta era uma equipa que vivia com alegria e jogava com harmonia. Para marcar mais um ano sobre essa época alguns dirigentes e atletas fizeram uma peladinha no parque de jogos da Pica, feita sob calor intenso em que quem mais se destacou foram os mais novos, filhos dessa geração de vencedores, Renato Braga e André Lemos. 

O jantar foi feito numa unidade hoteleira da cidade em que mais uma vez foram recordadas algumas histórias, comentadas outras da actualidade desportiva mas sempre em ameno convívio. De salientar que os mordomos deste ano foram Luís Carlos e Antero Leite, que por sinal estão de regresso à Pica para orientar a equipa sénior e o terceiro elemento da equipa técnica Casagrande também esteve presente no jantar.  

Vale a pena recordar quem eram os craques dessa altura e todas as pessoas que estavam ligadas à ACD Pica: - Jogadores: Antero, Luís Carlos, Dani, Pedro Preto, paulo preto, Cornélio, Zé Miguel, Manel, Eugénio, Toni, Braga, Sucata, Michel, Rambóia, Patrício, Hilário, Pedro Subia, Sabry, Maurício, Geninho, Sousa, Sérgio Guimarães. Treinadores, Altino Ferreira, Figueiredo e Xuxu. Directores: Carlos Lemos (presidente), Armando Mota, Jorge Delfim, Jorge Fonseca, Zé Nogueira, Vítor Sampaio, Engenheiro Vasco, Basílio Barros, Carlos Casagrande, Vítor Coutinho, Carlos Pinto, Engenheiro Pica, Senhor Pereira, Ernesto (massagista), Joaquim e Cândido (roupeiros).
.

Sem comentários: