Dois dias no Minho, em Viana do Castelo e Fafe
- Arouca – Mondim de Basto (Srª. da Graça) é no dia 11 de Agosto
O Minho recebe a 75ª Volta a Portugal em Bicicleta nos dias 9 e 10 de agosto, respetivamente, na segunda e terceira etapas (Oliveira de Azeméis - Viana do Castelo e Trofa - Fafe). A etapa da Senhora da Graça será no dia 11 de agosto. A Volta a Portugal arranca no dia 7 e termina no dia 18 de agosto.
Rejuvenescida a cada ano que passa e orgulhosa da sua história, a Volta a Portugal em Bicicleta chega às 75 edições como um dos maiores símbolos de identidade nacional. A simbólica e marcante efeméride aumenta expectativas e anseios sobre o que se vai desenrolar entre 7 e 18 de agosto quando, 86 anos depois de nascer, surgir a 75ª Volta a Portugal Liberty Seguros.
A 75ª Volta a Portugal Liberty Seguros terá 11 dias de competição e 1607,2 kms. Segundo Joaquim Gomes, diretor da Volta a Portugal, “é uma Volta a Portugal que, apesar de ter um percurso equilibrado, faz cada vez mais apelo a etapas de montanha e de muita dificuldade. A competitividade da Volta é essencial e tem de estar intacta para manter os índices de popularidade. A organização faz tudo o que consegue para tornar este desporto, e em particular a Volta, num grande acontecimento mas, é óbvio que, a partir do dia 7 de agosto, o sucesso estará completamente entregue aos corredores e às opções técnicas de cada diretor desportivo.”
O Prólogo da 75ª Volta a Portugal Liberty Seguros, no coração da capital, a 7 de agosto, terá como aliciante a discussão em sistema de contrarrelógio por equipas como há vários anos não acontecia.
Depois das primeiras emoções e de uma neutralização até à região oeste, será a vila do Bombarral a receber a caravana. A primeira etapa, com 203,3 km, será também a mais longa desta edição da Volta saindo da capital da pera rocha em direção a Aveiro.
O terceiro dia assinala a incursão da Volta a Portugal na região do Minho, com a segunda etapa a ser disputada entre Oliveira de Azeméis e Viana do Castelo com a particularidade da Volta regressar ao monte de Santa Luzia, um dos ex libris da cidade do Lima. Na opinião de Joaquim Gomes, será a etapa "mais urbana” da Volta. "Apesar de estarmos ainda no início", explica o vencedor de duas Voltas a Portugal e uma das grandes referências do ciclismo nacional, "é um percurso sem grandes dificuldades, em que o grande destaque vai mesmo para os cerca de 3 km da escalada final ao santuário de Sta. Luzia, em Viana do Castelo.”
No dia seguinte com a saída da Trofa, a Volta andará entre o Douro e as terras onde está implantada a Associação de Ciclismo do Minho, chegando a Fafe, a “sala de visitas” da região minhota. “O Gerês vai, mais uma vez, fazer a ponte entre as, teoricamente, etapas fáceis e as de grande dificuldade. Depois de Santa Luzia, a caravana vai, numa ligação muito movimentada, regressar à animada cidade de Fafe, com os principais protagonistas já com a cabeça na difícil etapa do dia seguinte para a Senhora da Graça”, refere Joaquim Gomes.
A 11 de agosto, Arouca vai servir de cenário para a partida da 4ª etapa. Será um dia marcado, não só pela estreia da vila de Arouca no mapa da Volta, como pelo início das verdadeiras dificuldades da competição com a chegada à sempre espetacular Senhora da Graça, em Mondim de Basto, após 181,4 km. Por ser domingo é de esperar uma afluência substancial de público nesta etapa considerada “Rainha”.
Antes do dia de descanso e após um interregno de 39 anos, Lousada vai regressar à mais prestigiada competição velocipédica portuguesa dando sinal de partida à 5ª etapa que terminará em Oliveira do Bairro, a capital industrial das duas rodas. Quando cruzarem a linha da meta, os corredores terão cumprido os 919,3 km da primeira metade da Volta 2013.
Cumprida a jornada de repouso, a 13 de agosto, o pelotão ainda não deverá ter qualquer certeza quanto ao nome daquele que será a principal figura da prova. Estarão ainda pela frente 687,9 km até à conclusão em Viseu.
A 6ª etapa partirá da Sertã e, depois de rolar pela zona centro do país, irá terminar no empedrado da Avenida Nuno Álvares, em Castelo Branco, local onde no passado se concluíram tantos e empolgantes finais de etapa da Volta.
Tal como em 2012, também nesta Volta as Termas de Monfortinho recebem uma partida da competição, o que vai acontecer num dia em que as atenções vão estar concentradas nos trepadores. A 7ª etapa vai terminar em Gouveia depois de percorrer alguns dos principais picos da Serra da Estrela, como as Penhas Douradas e Penhas da Saúde.
A Torre, em Seia, o ponto mais alto de Portugal continental, surgirá apenas no dia seguinte, 16 de agosto, quando o pelotão se fizer à estrada em Oliveira do Hospital. Será mais uma etapa dedicada ao “montanhismo” com a subida a fazer-se pela vertente de Seia e a terminar no mítico prémio de categoria especial, a mais alta distinção para referenciar uma dificuldade orográfica no ciclismo.
Depois de tanto esforço e com a capacidade de sofrimento levada ao limite, estarão reduzidos a um pequeno lote os candidatos à vitória final. O penúltimo dia de competição fica reservado aos contrarrelogistas com uma etapa longa de contrarrelógio individual entre o Sabugal e a Guarda. Os 35,3 km permitirão dar mais uma ajuda para encontrar o vencedor da 75ª Volta a Portugal Liberty Seguros.
Por fim, no domingo, 18 de agosto, em Viseu, o ciclismo associa-se aos grandes festejos populares de S. Mateus. O pelotão cumprirá a 10ª e derradeira etapa partindo e chegando à majestosa Avenida da Europa. São 130 km que tocam nos vários pontos do concelho de Viseu e ainda três vizinhos, constituindo-se como a mais curta tirada em linha que na parte final irá percorrer várias vezes o centro urbano de Viseu, permitindo aos milhares de pessoas que vão assistir ao Grande Final da Volta ter mais contacto com a competição.
Duas semanas depois de deixar a capital e com 1607,2 km pedalados, estará definido o vencedor da 75ª Volta a Portugal Liberty Seguros, a edição das “bodas de diamante”.
ETAPAS DA 75ª VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA
07 Agosto - Prólogo (CRE) - Lisboa - Lisboa (5 km)
08 Agosto - 1ª etapa: Bombarral - Aveiro (203,3 km)
09 Agosto - 2ª etapa: Oliveira de Azeméis – Viana do Castelo (187,9 km)
10 Agosto - 3ª etapa: Trofa – Fafe (164,4 km)
11 Agosto - 4ª etapa: Arouca – Mondim de Basto (Srª. da Graça) (181,4 km)
12 Agosto - 5ª etapa: Lousada – Oliveira do Bairro (177,3 km)
13 Agosto - Dia de Descanso - Oliveira do Bairro
14 Agosto - 6ª etapa: Sertã – Castelo Branco (180 km)
15 Agosto - 7ª etapa: Termas de Monfortinho – Gouveia (166,3 km)
16 Agosto - 8ª etapa: Oliveira do Hospital – Seia (Torre) (166,3 km)
17 Agosto - 9ª etapa: Sabugal – Guarda (35,3 km)
18 Agosto - 10ª etapa: Viseu – Viseu (130 km)
.

Sem comentários:
Enviar um comentário