.

.
.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Andebol - 1.ª Div. Nac. Fase Desc./Man.: AC Fafe, 28 - ADA ISMAI, 29 (Final dramático)

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

2.ª parte abaixo da 1.ª  

O AC Fafe perdeu o primeiro jogo da fase de descida/Manutenção ao ser surpreendido em casa pela ADA ISMAI que venceu por 29-28, numa partida que teve um final dramático, porquanto o golo da diferença foi marcado de livre de sete metros assinalado a três segundos do apito final. Em termos estatísticos foi um jogo extremamente equilibrado mas talvez a diferença tenha estado nas falhas técnicas 25 para o ACF contra 21 do ISMAI. 

O grande problema do ACF residiu no começo das duas partes mas, se na primeira o conseguiu ultrapassar com relativa facilidade, já na segunda foi incapaz de ganhar vantagem que lhe desse alguma tranquilidade. 

O ISMAI esteve melhor nos primeiros minutos, tendo chegado ao 1-3, com o ACF a conseguir igual aos sete minutos com um golo de Pimenta. Os fafenses ganharam fôlego e chegaram aos 7-4, com golos de Pimenta, Andrejic e Armando Pinto, este de livre de sete metros, lances em que esteve irrepreensível. 

O ISMAI ainda reduziu para 7-5 mas Dario Andrade repôs a vantagem de três golos, 8-5. 

A equipa orientada por José António Silva estava confiante e chegou a ter uma vantagem de quatro golos, 11-7 e mais tarde 12-8 e 13-9, este aos 15’,19’’. O ISMAI tentou aproximar-se 15-13 mas a dez segundo do final uma jogada com nota artística, começou em Armando Pinto, passou por Cláudio Mota que fez o passe para Dario Andrade conclui em jogada área. Uma das várias boas jogadas que o ACF protagonizou neste jogo, e que levou a equipa com três golos de vantagem para o intervalo, 16-13.

Na segunda parte o ACF ainda conseguiu chegar ao 17-13 mas aos 36’,23’’ deixou-se empatar a dezoito numa série de quatro golos sem resposta do ISMAI.

A partir daí a equipa fafense nunca mais conseguiu uma vantagem que lhe desse tranquilidade e ainda que ganhasse vantagem o adversário empatava logo de seguida, mesmo assim conseguiu vantagem de dois golos e com possibilidade de chegar aos três mas desperdiçou as oportunidades e aos 50’,53’’, o ISMAI chegou á igualdade novamente 24-24. Os fafenses não conseguiram marcar e os maiatos chegaram aos 25-27. Reduziu Armando Pinto da marca dos sete metros mas o ISMAI chegou aos 26’,28’’ a um minuto e meio do final. 

Dois golos de Cláudio Mota, o último dos quais a 15 segundos do final devolveu alguma alegria aos fafenses que estavam no pavilhão mas, um livre se sete metros, favorável à equipa da Maia a três segundos do final foi como um iceberg a cair no pavilhão e a equipa da Maia não desperdiçou a oportunidade de levar esta importante vitória.

Não fossem as duas derrapagens nos começos das duas partes, principalmente na segunda e o ACF teria vencido e feito uma boa exibição, numa partida em que mostrou boas jogadas de andebol. No entanto há dar mérito ao adversário pelo que fez, pois mostrou-se uma equipa muito homogénea, também a praticar bom andebol e nunca deixou de acreditar que podia levar a vitória para a Maia, mesmo quando sofreu o golo a 15 segundos do final. 

Jogo no Pavilhão Municipal de Fafe 

Árbitros: Mário Coutinho e Ramiro Silva

AC FAFE: Bruno Dias e Miguel Marinho; Armando Pinto (10), Sérgio Ribeiro, Cláudio Mota (5) Dario Andrade (4) Vladica Andrejic (2), César Gonçalves (1) Nuno Pimenta (6), Nuno Pinheiro, Eduardo Sampaio, Vladimiro Pires, Mário Pereira, Luís Pereira, Felisberto Landim e João Fernandes. Treinador, José António Silva.

ADA ISMAI: Manuel Borges e Reyniel Nelson; Hugo Glória (2), Pedro Vieira, Mário Silva, Angel Zulueta (8), Sérgio Caniço (7), Pedro Maia, Sérgio Martins (4), Bruno Borges, António Almeida, Tiago Heber (1) Leandro Semedo (5) e André Rei (2). Treinador, Rui Silva.

Sem comentários: