.

.
.

quarta-feira, 30 de maio de 2018

João Leite esteve na final da Taça de Portugal de Cadetes

Texto: Ismael Alves / Foto: DR 

Quedas e furo não facilitaram a corrida 

A fase final da Taça de Portugal de Cadetes realizou-se no passado fim de semana (26 e 27 de maio), em Anadia e juntou cerca de 130 ciclistas num único pelotão, os melhores ciclistas da Zona A (Norte) e da Zona B (Sul).  O jovem ciclista fafense, João Leite foi um dos presentes em representação da equipa União de Ciclismo da Trofa.  

O troféu foi decidido numa final com duas provas. No sábado realizou-se o um contrarrelógio individual de 14 Km e no domingo a corrida em linha, com 68 km. 

O João iniciou a prova da melhor forma, no contrarrelógio individual fez o 17º melhor tempo da corrida em 126 corredores que terminaram. Este resultado deu motivação extra ao João, pois permitia sonhar com um resultado de excelência no final da prova.   

A corrida em linha não correu da melhor maneira ao João, não por falta de capacidades e ambição, mas devido a uma série de quedas. O João referiu que caiu logo na primeira volta e teve de realizar um esforço extra para poder colar novamente ao pelotão durante a segunda volta. No entanto, quando estava a colar, podendo assim descansar um pouco houve uma queda mesmo à sua frente o que o obrigou a parar e a descolar novamente do pelotão. Com a garra que já nos vai habituando, o João deu tudo e conseguiu na terceira volta juntar ao grupo principal e assim manter-se até 300 metro da linha de meta. Quando já ia a grande velocidade para abordar a chegada levou um encosto de outro ciclista o atirou para uma valeta de cimento. Para além das mazelas físicas e de um furo ainda arrancou para minimizar a perda de tempo, tendo chegado a 1min 34seg do vencedor. “Ficou a sensação que podia ter feito uma boa classificação, pois estava a sentir-me com força e confiança”, referiu o João Leite. 

Obviamente, que o João terá mais oportunidades para poder sorrir. Agora interessa recuperar das mazelas e reter esta experiência como aprendizagem para o futuro. Estou certo que juntamente com as pessoas que o estão a apoiar, o João ainda nos vai dar muitas alegrias. 

Boas pedaladas. 

Sem comentários: