Uma foto que marca toda a diferença…
Em dias tão conturbados com a violência no futebol, são estas imagens que nos fazem acreditar no desporto como promotor do desenvolvimento social. Algo que só é possível em alguns desportos e o ciclismo é um deles.
Encontrei esta foto com a legenda “hoje fui treinar com o inimigo”, tirada durante um treino em grupo e partilhada numa página de facebook. Para a maioria das pessoas é mais uma foto com ciclistas. No entanto, para os seguidores do ciclismo fafense é algo muito mais precioso! Nesta foto estão a treinar alguns dos melhores ciclistas da atualidade fafense que representam grande parte das equipas e clubes de ciclismo de Fafe.
A rivalidade no desporto, em geral e no ciclismo, em particular, sempre existiu e sempre existirá. Obviamente, estes atletas disputam muitas vezes os mesmos lugares nas competições, é normal a existência de rivalidade desde que se manifeste sempre de forma saudável. Estes ciclistas, tal como muitos outros que conheço têm a inteligência para entenderem que a rivalidade é necessária desde que seja vivida como deve ser – de forma positiva e saudável. Por isso, gostam de partilhar momentos como o registado e sabem que antes de serem ciclistas são amigos.
São exemplos como este que fortalecem e promovem a cultura do ciclismo, transmitindo aos mais jovens alguns dos pilares do desporto como o respeito pelos adversários e o sentido de comunidade.
Em Fafe, o ciclismo está vivo e recomenda-se.
Boas pedaladas!
Sem comentários:
Enviar um comentário