.

.
.

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Ciclismo: Fafense João Leite participou na 11.ª Volta a Portugal de Cadetes

Texto: Ismael Alves / Foto: DR

“Sentia capacidades para ganhar a camisola branca e até mesmo a amarela”

A 11ª Volta a Portugal de Cadetes foi para a estrada na passada sexta-feira. Entre os mais de 150 ciclistas, com idades entre os 15 e os 16 anos, destaque para a participação do fafense João Leite em representação da equipa União Ciclismo da Trofa-ASC Focus Team.

A primeira etapa com 83,5 km, a mais extensa da competição para corredores, começou e acabou em Abrantes, fechando com um sprint entre os cerca de 50 elementos do pelotão da frente. O João esteve em grande nível terminando em 7º lugar da geral e 2º lugar da camisola da juventude (atribuída ao melhor cadete de primeiro ano).
Com início e final em Alenquer, no sábado foram 76,8 km que provocaram as primeiras diferenças significativas na classificação geral. O percurso com sobe e desce e a chegada no topo de uma inclinação provocaram vários cortes de tempo. Depois de uma belíssima etapa no dia anterior, as coisas não correram bem para o João Leite. Logo no primeiro quilómetro teve um problema mecânico que só foi resolvido com a chegada do carro de apoio. Esta avaria fez com que o João descolasse do pelotão e tivesse de realizar um enorme esforço para recolar. A energia despendida fez falta na última subida e o João perdeu 9 segundos para o vencedor da etapa, ficando fora do TOP 10 da geral.

A terceira e última etapa correu-se no domingo, com partida e chegada instaladas em Torres Vedras. O percurso, com 74 km, inclui duas passagens no circuito que tem feito parte da história do Troféu Joaquim Agostinho, proporcionando ao jovem pelotão a mais exigente das tiradas da Volta a Portugal de Cadetes.

O João e a sua equipa sabiam que tinham de apostar tudo nesta etapa. Nas palavras do João “os seus colegas de equipa fizeram um trabalho exemplar, endurecendo a corrida e protegendo o João dos desgastes desnecessários”. A etapa estava a desenrolar-se de modo a que o João conseguisse uma boa classificação na geral, mas mais uma vez, o azar apareceu e um furo a 7 Km do final da etapa impossibilitou ao João e aos seus companheiros de equipa alcançarem os objetivos. No final o João confessou que estava triste com o resultado e com o que aconteceu: “treinei muito para esta prova, os meus colegas deram tudo para me apoiar e eu sentia capacidades para ganhar a camisola branca e até mesmo a amarela”. O João terminou a prova em 23º da geral e 5º da camisola da juventude. O espanhol Marc Cabedo (Gimenez Ganga-Primoti-Tocobike) foi o vencedor da 11.ª Volta a Portugal de Cadetes Liberty Seguros.

O João Leite terminou a nossa conversa com um agradecimento especial aos colegas e responsáveis da sua equipa e à Bikesmile pelo apoio imprescindível na cedência de material necessário neste patamar de competição.

Sem comentários: