.

.
.

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Faleceu Francisco Marinho antiga glória do ciclismo fafense

REDAÇÃO/JCL

Foi uma das figuras que mais fez pelo ciclismo em Fafe e um dos fundadores da Associação de Ciclismo do Minho

Faleceu o antigo ciclista fafense Francisco Marinho, precisamente no dia que completava 78 anos de vida. O seu corpo encontra-se depositado nas Capelas Mortuárias de Fafe e o seu funeral realiza-se na próxima 4.ª feira, pelas 17 horas, com missa de corpo presente na Igreja Matriz de Fafe, de onde partirá para o cemitério local.   

Francisco Costa Pereira Marinho nasceu em Fafe a 20 de Agosto de 1940. Como ciclista, participou em seis edições da Volta a Portugal em Bicicleta, em representação da equipa do Académico Futebol Clube, e numa Volta a Espanha, esta em representação da Selecção Nacional.

Este ilustre fafense foi um dos fundadores da Associação de Ciclismo do Minho. Em Fafe foi uma das figuras que mais fez pelo ciclismo, tendo impulsionado no ano de 1976 a criação da secção de ciclismo da Associação Desportiva de Fafe que participou na Volta a Portugal desse ano, tendo exercido a função de Director Técnico da equipa. De resto, muitas das provas de ciclismo que se efectuaram em Fafe nas décadas de setenta e oitenta tiveram o cunho deste conhecido fafense.

Tinha sido foi distinguido pela Associação de ciclismo do Minho com o grau de sócio honorário por ocasião da Gala de Encerramento da época Desportiva 2009, ocorrida no dia 21 de Novembro no Auditório da Universidade do Minho, em Guimarães, numa iniciativa que contou com a presença do então Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), Artur Lopes e do actual Delmino Pereira, entre outras individualidades.

Sem comentários: