.

.
.

sábado, 4 de julho de 2020

Ciclismo | Manuel Fernandes (UDAR Quinchães) subiu a Penha mais de 39 vezes seguidas

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO (ARQUIVO): DR

Superação e enorme demonstração de vontade

Em resposta a um novo desafio que se está a tornar muito popular no seio do ciclismo a nível mundial, a que atribuíram o nome de everesting, que consiste em acumular a mesma altitude que o Monte Everest, o ciclista amador Manuel Fernandes que representa a equipa da UDAR Quinchães subiu durante a manhã e a tarde deste sábado a Montanha da Penha, o que fez por mais de 39 vezes para conseguir atingir o objectivo de acumular 8.848 metros de altitude, que veio a superar. 

Everesting é um conceito verdadeiramente global que já atraiu participantes de 96 países cujos ciclistas atingiram 77.126.096 de metros acumulados num total de 3,353,203 de quilómetros percorridos.

No caso de Manuel Fernandes o desafio teve dificuldades acrescidas devido ao muito calor que se fez sentir neste sábado com temperaturas superiores a 30 graus o que para quem subiu a Penha perto de 40 vezes foi um esforço enorme, estando o ciclista vimaranense de parabéns por esta enorme demonstração de vontade, de força e de querer e pelo excelente momento de forma evidenciado.

O ciclista, de 32 anos, terminou o desafio ao fim de 11 horas e 24 minutos de o ter começado e com 228 quilómetros percorridos com as subidas a equivalerem a um acumulado de altitude de 8.922 metros, tendo subido a Penha num total de 39,5 vezes. Teve o seu pai a auxiliá-lo no que fosse necessário ao longo desta grande jornada e a sua esposa por breves momentos. 

Em declarações ao Montelongo Desportivo, o ciclista "reconhece que é um desafio muito difícil de superar a nível físico e psicológico e que quanto a próximos desafios, até recuperar desta não pensa para já nisso, mas quem sabe um dia volte a acontecer. 

Recorde-se que Manuel Fernandes é bicampeão regional (2018 e 2019) em Master 30 do Campeonato de Estrada de Bragança e já teve outras aventuras velocipédicas como ir ao Algarve em apenas três dias.


Para já o o principal objectivo deste ciclista é participar nas corridas de estrada  ao serviço da UDAR Quinchães.

Sem comentários: