.

.
.

sábado, 30 de janeiro de 2021

Futsal F./Ap. Campeão | GCR Nun'Álvares, 4 - Quinta dos Lombos, 1 (Hat-trick de Loira)

TEXTO E FOTOS: JOÃO CARLOS LOPES 

Condestáveis nas suas quintas 

As seniores do GCR Nun'Álvares receberam, no Multiusos de Fafe, a formação da Quinta dos Lombos que viajou desde Carcavelos, tendo as Condestáveis vencido muito justamente por 4-1, num jogo que esteve longe de ser fácil. Aliás foi mesmo uma grande partida de futsal entre duas excelentes equipas, onde só faltou mesmo o público. 

Um jogo intenso a fazer jus a um velho lema do futsal, "ataque e contra-ataque" em que as Condestáveis mostraram ter mais qualidade no jogo corrido e a equipa do Concelho de Cascais a ter as bolas paradas bem trabalhadas, tentando também contrariar aqui e a ali com uma ou outra jogada. 

O GNA teve uma entrada fulgurante sempre a rondar a baliza contrária na busca do golo o qual acabou por aparecer quase a meio da primeira parte com Juliana a encostar após excelente jogada de entendimento da equipa.   

Até ao intervalo as Condestáveis podiam ter ampliado mas a formação do Sul também esteve perto de empatar mas a coesão defensiva e, na falta desta, a guardiã Maria Odete evitaram o golo, o qual surgiu no último instante da primeira parte quando soava o toque do intervalo mas o árbitro a considerar que já tinha apitado para o descanso. 

Na segunda parte o GNA baixou linhas e deu a iniciativa à equipa contrária tentando explorar o contra-ataque, tendo sofrido um pouco até porque a equipa da Quinta dos Lombos empatou aos 23 minutos na sequência de um livre. 

A equipa de Rui Pedro Cunha ficou um pouco limitado quando aos 30' já tinha alcançado a quarta falta, situação que soube gerir até final até porque poucos segundos depois alcançava o segundo golo através de Ana Loira que está a fazer uma grande temporada. 


Tinha decorrido pouco mais de um minuto e Loira bisava em mais uma jogada de envolvimento da equipa, deixando uma margem mais confortável para gerir o resultado, com a equipa a festejar cada momento do jogo que vivia intensamente até que a 37 segundos do final Ana Loira chegava ao hat-trick e sentenciava a partida. 

Um grande jogo por parte de toda a equipa do GNA com jogadas bem desenhadas e um futsal de empolgar uma assistência que por culpa da pandemia tem estado ausente.

GCR NUN'ALVARES: Maria Odete, Bruna Barros; Maria Alves, Cátia Pereira, Juliana Pinto (1), Ana Loira (3), Angélia Silva, Cátia Morgado, Carol Nazário, Liana Alves, Laís Prates e Rita Mendes. Treinador; Rui Pedro Cunha.  

CdP I Pevidém SC, 1 - AD Fafe, 0 (Acidente de percurso)

REDAÇÃO

Desaire custa 1.º lugar  

O primeiro e segundo classificado mediram forças nesta que foi a 14ª. jornada do Campeonato de Portugal. 

Os Justiceiros vinham de uma vitória caseira diante do São Martinho e pretendiam em Pevidém dar seguimento aos bons resultados e regressar à liderança da série "B".

A equipa da casa entrou mais pressionante nestes minutos iniciais. Ao minuto 2, através de um canto a favor da equipa da casa, cobrado à maneira curta, com o cruzamento a aparecer na grande área fafense mas o último jogador a não conseguir acertar no esférico.

Tentava responder a equipa justiceira através de bola parada, livre cobrado por Luís Neves, com o esférico a sair ligeiramente por cima do travessão. E, pouco depois, o guardião visitante é obrigado a socar o esférico para longe para aliviar o perigo causado pela equipa Fafense. 

Aos 12 minutos, os Justiceiros acabam mesmo por introduzir o esférico na baliza adversária mas é assinalado fora de jogo a Nei. 

O Pevidém acabaria mesmo por chegar ao golo aos 15 minutos, numa primeira instância surge um potente remate que Diogo Silva defende para canto. Do canto cobrado, a equipa da casa consegue mesmo chegar à vantagem e introduzir o esférico na baliza Justiceira.

Os Justiceiros tentavam responder à desvantagem no marcador, o capitão Ferrinho aos 26 minutos tenta um cruzamento que é prontamente desviado do sentido pretendido. 

Já em cima da meia hora de jogo, Luís Neves desmarca Nei que tentou dominar o esférico e acabou por perder uma boa oportunidade para criar perigo para a baliza do Pevidém. 

Aos 41 minutos, muito perigo para a baliza de Diogo Silva com um cruzamento em jeito de remate que acaba por sair muito próximo do poste esquerdo da baliza fafense. 

Ao intervalo os Justiceiros recolhiam ao balneário com desvantagem no marcador. O Mister Ricardo Silva na tentativa de mudar alguma coisa na equipa Fafense, fez duas substituições no início da segunda parte, fez entrar Elizio e Raul para as saídas de Jorge Sampaio e Helinho.

Aos 50 minutos, cruzamento muito bom de Raul para a grande área mas a formação do Pevidém a chegar primeiro e a aliviar o perigo.

Um minuto depois a AD Fafe cria muito perigo através da cobrança de um canto, com Luís Neves a bater e Elízio a voar mais alto e a cabecear pouco ao lado do alvo.

Os aurinegros continuavam a mostrar-se superiores neste segundo tempo mas ainda sem conseguirem concretizar aquele que seria o golo do empate e que iria reabrir a luta pelos três pontos.

Depois de um forte remate por parte do Pevidém aos 64' a passar ao lado da baliza de Diogo Silva, foi a AD Fafe que ficou muito perto do golo, graças a Paulinho que, ao conseguir isolar-se, rematou à baliza mas viu ainda o esférico a ser desviado pelo guarda-redes da casa e a passar caprichosamente ao lado do poste.

O jovem avançado dos visitantes voltou a estar muito perto do golo na sequência de um livre, já aos 90', mas mais uma vez o esférico ficou a centímetros da baliza do Pevidém SC.

Desta forma, com o resultado final a fixar-se no 1-0 para os vimarenenses, a AD Fafe falha o "assalto" ao primeiro lugar da Série B do Campeonato de Portugal, focando agora todas as atenções para a receção ao FC Tirsense, em jogo a contar para a 15.ª jornada da competição.

domingo, 24 de janeiro de 2021

Futsal F./Ap. Campeão | SL Benfica, 6 - GCR Nun'Álvares, 1 (Entrar a perder)

TEXTO: JCL

Golos madrugadores

As seniores do GCR Nun'Álvares deslocaram-se a Lisboa para disputar a primeira jornada da fase de campeão da 1.ª Divisão Nacional em Futsal  tendo perdido com o SL Benfica por 6-1.

A equipa orientada por Rui Cunha começou a partida praticamente a perder e isso deita por terra qualquer estratégia, pois Janice Silva marcou logo no primeiro minuto. Com as condestáveis atrás do empate foi o Benfica a marcar o segundo aos 4' por Fifó. Inês Fernandes fez o 3-0 aos 12 e Fifó bisou com o 4-0 aos 16'.

Logo a começar a segunda parte ainda não estava decorrido o primeiro minuto e Sara Ferreira fazia o 5-0 para as encarnadas. Cátia Morgado ainda reduziu para 5-1 mas Janice Silva bisou ao fechar a contagem no 6-1. 

Na próxima jornada as Condestáveis recebem a Quinta dos Lombos. 

CdP I AD Fafe, 2 - AR S. Martinho, 1 (Manter o foco)

REDAÇÃO 

"O jogo acabou por sorrir aos Justiceiros"

Com o foco apenas voltado para o Campeonato de Portugal os Justiceiros receberam, para a 13ª. jornada, a AR S. Martinho no Estádio Municipal de Fafe. 

A equipa visitante entrou muito perigosa e logo no minuto inicial, o último homem do S. Martinho acaba por acertar mal no esférico e a perder-se uma boa oportunidade para inaugurar o marcador uma vez que estava em frente à baliza defendida por Diogo Silva. 

Os Justiceiros tentaram responder a esta entrada forte da equipa visitante e estavam a trocar muito bem a bola no meio campo adversário apenas a faltar a entrada para o último passe para criar perigo junto da baliza de Marçal. 

Contudo, aos 9 minutos, é a equipa do S. Martinho novamente a chegar com muito perigo à baliza de Diogo, Zé Oliveira a dar literalmente o corpo às balas a um cruzamento e a fazer assim um excelente corte para canto. Do canto cobrado esteve muito perto o S. Martinho de chegar ao golo com o homem da equipa visitante a não conseguir encostar para o fundo da baliza Fafense. 

Aos 12 minutos, os Justiceiros estiveram muito perto de fazer o primeiro da partida, com cruzamento de Luís Neves para o avançado Paulinho que de pontapé acrobático quase a fazer um excelente golo mas o esférico a sair caprichosamente ao lado do poste esquerdo da baliza do S. Martinho.  

Volvidos 3 minutos, Paulinho teve mais uma boa oportunidade mas não acertou nas melhores condições no esférico. 

O jogo estava movimentado para as ambas as partes e a qualquer momento se adivinhava golo para uma das equipas. 

Atingíamos a meia hora de jogo e o avançado Fafense tem uma grande arrancada pelo corredor direito com um remate muito forte na direção da baliza de Marçal mas o esférico a sair ao lado. Os Fafenses criavam várias oportunidades de golo mas não estavam a ver as oportunidades a serem presenteadas com o tão desejado golo. 

Até que, ao minuto 32, quebrou-se o gelo na partida e finalmente a bola foi introduzida na baliza de S. Martinho. Ferrinho tentou um chapéu ao guardião Marçal que foi evitado por um defensor visitante que cortou o esférico mesmo em cima da linha de golo. Na recarga, a bola sobra para Paulinho, que sem meias medidas remata forte para o fundo da baliza colocando os Justiceiros em vantagem na partida. 

Infelizmente, a vantagem Fafense não durou muito tempo, e aos 39 minutos depois de uma grande defesa de Diogo Silva a evitar um chapéu a equipa visitante acaba mesmo por conseguir chegar ao golo e igualar a partida. 

Já em cima do intervalo Nei num cruzamento/remate esteve muito próximo de voltar a colocar os Justiceiros na frente do marcador mas o esférico a sair ligeiramente por cima. 

Chegávamos assim ao intervalo com igualdade no marcador com um golo apontado para cada lado. 

Na segunda parte, os Justiceiros vieram determinados a voltar para a frente do marcador, e aos 46 minutos, Prince viu Paulinho desmarcado e o esférico foi parar aos pés do avançado Fafense que cruzou para Ferrinho mas a bola levou muita força e o capitão já não conseguiu chegar a tempo para encostar. 

Aos 51 minutos, excelente trabalho de Paulinho que esperou pela subida do lateral Carlos Freitas para o cruzamento que é interceptado pelo adversário que cede canto. 

Os Justiceiros não tiraram o pé do acelarador e aos 56 minutos, Luís Neves entende-se muito bem com Paulinho com este último a rematar forte mas o esférico a ir diretamente para as mãos do guardião. 

A equipa visitante também procurava o golo e aos 67 minutos tiveram muito perto de chegar ao 1-2 com um remate a obrigar o guardião Fafense a uma grande defesa para canto. 

Aos 68 minutos, jogada dos Justiceiros com cheiro a golo, com cruzamento de Jorge Sampaio com a bola a sobrar para Ferrinho que em estilo de trivela tenta um grande remate com o esférico caprichosamente a sair ao lado da baliza de Marçal. 

Minutos finais e era o tudo por tudo para chegar à vantagem, aos 72 minutos Ferrinho viu James Arthur em zona central e assite o companheiro que remata muito forte com o esférico a sair pouco por cima do travessão. 

Aos 83 minutos, Jorginho é derrubado na grande área e o árbitro não tem dúvidas e assinala grande penalidade para os Justiceiros. Rúben Marques chamado a converter, frente a frente com Marçal, não tremeu e colocou o esférico no fundo da baliza colocando assim novamente os Justiceiros em vantagem. 

Com o 2-1 no marcador a equipa visitante, nestes últimos minutos, tentou o tudo por tudo para chegar ao 2-2 mas a defensiva Justiceira mostrou-se sempre eficaz em afastar o perigo da baliza de Diogo Silva. 

O jogo acabaria mesmo por sorrir à equipa Justiceira, que venceu por 2-1 a formação de S. Martinho. 

Segue-se agora uma importante deslocação ao reduto do Pevidém SC, onde a equipa de Ricardo Silva tentará regressar de forma isolada à liderança da Série B.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Futsal - Liga Placard | João Miguel influente nos empates contra Viseu e Burinhosa

TEXTO: JCL | FOTO: DR

Um registo memorável 

João Miguel, pivot fafense que joga no CR Candoso, continua a ter influência direta nos resultados da sua equipa que tenta a manutenção no principal escalão do futsal nacional, a Liga Placard.

O jogador fez um um golo de duas assistências nos dois últimos do campeonato jogos contra o Viseu 2002 e o Burinhosa. Contra a equipa da Beira Alta com quem o Candoso empatou a duas bolas, o fafense assistiu e no empate caseiro contra a equipa de Alcobaça marcou assistiu para o golo. 

A época continua a correr a um bom nível a este fafense que leva já números muito interessantes na Liga Placard onde já registou 15 golos e 5 assistências em 16 jogos. 

Apesar destes dois empates e não obstante o desempenho do fafense, os vimaranenses encontram-se em posição incómoda na tabela mas com muita vontade de dar a volta à situação, num campeonato que já se encontra na segunda volta.

Futsal F./Ap. Campeão | GCR Nun'Álvares joga no Benfica para o título

 


CdP | AD Fafe recebe a AR S. Martinho

 


terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Junta de Freguesia de Fafe reconhece mérito a 15 fafenses

MEDALHAS DE MÉRITO 2020 

Caros Amigos e Caros fafenses 

É com muita pena que não podemos fazer, este ano, a habitual cerimónia das Medalhas de Mérito da nossa querida freguesia, mas não tivemos alternativa e decidimos prestar esta homenagem individualmente, com o máximo rigor e segurança, como nos obrigam os tempos. Estas Medalhas representam o que de melhor se vai fazendo na nossa cidade, nas diversas áreas, e possivelmente outras que nos faltam e que certamente no futuro as queremos trazer para este evento. Aos vencedores destas Medalhas, que muito fazem por Fafe e pelos Fafenses o nosso carinho e amizade. Alguns, certamente, que nunca viram este reconhecimento a ser-lhes feito, pensavam que já estavam esquecidos, que Fafe se tinha esquecido deles e que ninguém se iria lembrar. Cabe-nos estar atentos ao que se vai passando com as nossas gentes, cabe-nos lembrar de quão estas pessoas e associações foram e são importantes para Fafe. É um gesto simbólico, mas que representa esta gratidão, que a Junta de Freguesia de Fafe tem por todos! A Junta andará sempre próxima de todos, sempre a acompanhar aqueles que querem contribuir para uma cidade melhor, mais bonita, mais solidária, mais desportiva, mais cultural, mais viva…. Tem vindo a ser este o nosso papel, entre outros, pois também gostamos de arregaçar as mangas e fazer de tudo ao que está ao nosso alcance para ajudar onde for necessário. É uma honra ver-vos a servir tanto a nossa cidade! Continuem todos! Muito obrigado! 
Paulo Soares (Presidente da Junta de Freguesia de Fafe)

JUVENTUDE: Francisco Castro 

Jovem Engenheiro Fafense, Engenheiro Mecânico, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, foi em 2020 nomeado para o melhor estágio da Ordem dos Engenheiros da Região Norte e neste momento exerce funções no Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia. Uma jovem promessa da engenharia e um orgulhoso fafense. 

REVELAÇÃO: Pedro Valente 

Atleta das camadas jovens e jogador da equipa sénior de andebol da Associação Desportiva de Fafe e Andebol Clube de Fafe, sendo fundador deste clube e agora presidente da Assembleia Geral, liderando a Comissão de Gestão, em tempos complicados, mas nunca abandonando o barco. Desde sempre ligado ao Associativismo, é um Fafense orgulhoso, com prazer em ajudar o próximo. 

MOTORES: Clube Automóvel de Fafe 

Apesar de existirem Ralis em Fafe há algumas décadas, tanto do Campeonato do Mundo, como do Campeonato Nacional, não existia um Clube que representasse os aficionados dos automóveis e do Desporto Motorizado, em geral, na cidade. A ideia surgiu em 2014 através de um grupo de apaixonados pelos desportos motorizados e não se trata de um clube fechado de amigos, mas antes de um clube que chega a todos aqueles que se identificam com Fafe e com os Desportos Motorizados. Uma Associação que muito honra todos os fafenses e que representa uma das marcas de Fafe. 

ASSOCIATIVISMO: Américo Lapa 

Presidente dos Restauradores da Granja e sempre ligado a esta coletividade com 41 anos de vida. Os Restauradores muito têm contribuído para o desenvolvimento social, cultural e desportivo do Bairro da Granja e da cidade de Fafe. O nosso homenageado lidera os Restauradores de forma desprendida, voluntária e sempre disposto em ajudar. 

COMBATE: Sónia Marinho 

Percurso de ouro no Karaté, como atleta e como treinadora, onde conquistou diversas medalhas nacionais, europeias e mundiais. É responsável pela Associação de Karaté de Fafe onde tem feito um trabalho sério na divulgação do karaté em Fafe e concelhos limítrofes, sendo também uma Escola de Karaté com visitas de mestres de renome internacional. 

MÚSICA: Academia de Música José Atalaya 

A Academia de Música José Atalaya é atualmente uma instituição reconhecida pela comunidade como um espaço culturalmente enriquecedor. Esta escola de música disponibiliza cursos do ensino básico e do ensino secundário reconhecidos pelo Ministério da Educação. A intervenção da Academia de Música José Atalaya passa também por iniciativas de sensibilização e divulgação musical, abertas à comunidade. 

EDUCAÇÃO: Pompeu Martins 

Sempre a dar tudo pelas crianças e jovens da nossa cidade, com obras, na ação social, na alimentação, nos livros, no apoio à educação. Um bom Fafense que orgulha a freguesia pelo seu empenho, inserção na cultura, na autoria de vários livros. Um Homem educado e sempre cheio de amizade para com todos. 

SOLIDARIEDADE: Coopfafe 

Falar da COOPfafe é acima de tudo falar de solidariedade, falar de justiça social, falar de dignidade, concretizar os caminhos que Abril abriu. E foi assim que procurando trazer para o dia a dia estes princípios, olhando sempre para quem ao nosso lado era mais carente, quem estava mais desprotegido, quem mais sofria, que este grupo de profissionais se empenham ao longo dos anos, em profundo espírito cooperativo, levando a cada fafense, uma Cooperativa de consumo completado com um ATL e dando corpo a uma Creche, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. 

LITERATURA: Daniel Bastos 

Daniel Bastos nasceu a 18 de Janeiro de 1980, em Fafe. Com uma formação eclética, que perpassa as áreas da História, Teologia, Ética e Filosofia Política, e várias distinções e participações em conferências nacionais e internacionais, assim como obras publicadas no campo da História, Emigração, Poesia e Política o percurso do escritor, historiador, professor e político que nunca esquece as suas raízes, tem sido alicerçado junto das comunidades portuguesas. 

DESPORTO: António Valença 

Jogador, treinador, capitão, dirigente, sócio, adepto… Já fez de tudo na Associação Desportiva de Fafe, tratando este nosso clube, sempre com muito carinho e emoção. Falar do Valença é falar do Fafe, da nossa cidade de Fafe, um homem bairrista e genuíno Fafense, com a sua vida sempre ligada de forma empenhada ao futebol, à cidade, aos amigos e à família. 

BAIRRISMO: David Batista (Ases de São Jorge) 

Um Homem que muito lutou pelo regresso dos Ases à ribalta. Uma união renascida, com muito amor à história, seus fundadores, seus sócios e atletas que passaram pela formação do futebol, pela pesca desportiva e pelo atletismo. Um Homem com um enorme amor à cidade, um orgulhoso Fafense e um orgulhoso nos seus conterrâneos. 

AMBIENTE: Green Moments 

Cuidar do que é nosso, cuidar de nós, da nossa saúde, do ambiente, da nossa cidade, alertar para os problemas atuais e futuros da sociedade… é um trabalho que está a ser muito bem desenvolvido por esta grande equipa à qual todos nós muito agradecemos. Continuem com muita força! 

PROTEÇÃO: Paulo Ferreira (Comandante dos B.V. Fafe) 

Paulo Ferreira entrou para a fanfarra dos BVF, em 1981 com apenas 12 anos, acabando por fazer a escola de bombeiro cinco anos mais tarde. Ao longo destes anos, Paulo Ferreira passou por todos os postos (exceto o de 2º Comandante), chegando ao Comando da corporação. Profissional desde 2009, na Equipa de Intervenção Permanente dos BVF, tem um vasto currículo de formações na área dos bombeiros, sendo formador de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais da Escola Nacional de Bombeiros. 

LIDERANÇA: Jorge Fernandes 

Presidente da Associação Desportiva de Fafe há quase uma década e com um trabalho reconhecido por todos, entrou para a liderança do Fafe como Presidente de uma Comissão de Gestão, com uma situação bastante difícil. No início muitos duvidavam das suas capacidades na liderança do Fafe, dada a sua juventude, mas em poucos anos devolveu ao Fafe a mística antiga e os fafenses responderam de forma positiva ao seu trabalho. Hoje, com orgulho voltamos a cantar: “É o Fafe é o Fafe, à vitória à vitória!” 


DEDICAÇÃO: António Lopes Silva 

Bom fafense, bom líder, bom Amigo, bom Pai e bom Marido. Presidente da Associação Desportiva de Fafe, no passado, lá exerceu vários cargos, em anos complicados e em distintas áreas como o líder do andebol, conselho fiscal, assembleia geral e conselho geral, sempre com espírito voluntarioso e amor ao clube. Ligado à solidariedade social, na Santa Casa da Misericórdia de Fafe, é um amigo sempre disponível em ajudar o próximo e um profissional de excelência, sempre cheio de simpatia e afeto. 

Futsal Fem. | Nun'Álvares já conhece alinhamento da Taça da Liga


 

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Taça de Portugal | Rubén Marques (AD Fafe) desabafou: "É mais fácil calcar os "pequenos""

REDAÇÃO

"Nunca deixaremos que nos verguem" 

Algumas horas depois de o Fafe ser injustamente eliminado da Taça de Portugal pelo Belenenses SAD, um dos jogadores mais carismáticos do actual plantel da AD Fafe, Rúben Marques desabafou nas redes sociais. 

"Bem, nem queria, mas por mero acaso apareceu me esta fotografia à frente e acho que devo expressar-me ou apenas desabafar.

Há coisas que nós Homens não conseguimos controlar,

Nunca se esqueçam que do outro lado está um filho, um pai, um tio mas acima de tudo um HOMEM. É mais fácil calcar os "pequenos", foi fácil ROUBAR o sonho de uma cidade, mas...

Nunca se esqueçam que em Fafe vive-se pela justiça.

Nunca deixaremos que nos verguem e o que se passou hoje foi uma demonstração  de desonestidade, falta de respeito e de consideração sobre um grupo de Homens que têm  sonhos, trabalham arduamente todos os dias para conseguirem os seus objetivos e que não falte nada em suas casas, sobre um clube que merece respeito e principalmente sobre uma cidade de pessoas honestas e humildes!!! 

Todos juntos vamos escrever uma linda história."

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Taça de Portugal | AD Fafe, 2 - Belenenses SAD, 3 (Injustiça)

REDAÇÃO

VAR protege quem não merecia  
 
A AD Fafe recebeu a Belenenses SAD para a Taça de Portugal e não temeu o facto do adversário ser da principal liga do Futebol português batendo-se de igual para igual dentro das quatro linhas. O Fafe teve sempre o jogo controlado até que o árbitro e o VAR viram dois penaltis do guarda-redes fafense nos instantes finais da partida que colocaram novamente a B SAD na discussão da eliminatória, tendo a equipa lisboeta chegado ao golo da vantagem aos 119 minutos do prolongamento. 

A equipa da justiça apontou o primeiro golo aos 20 minutos num lance em que a bola foi metida na área e sobrou para Ferrinho com o capitão, dentro da área, a não perdoar em remate de pé esquerdo.

O Fafe mostrou-se sempre coeso a defender e acabou por chegar ao segundo golo numa grande penalidade cobrada por Luís Neves aos 45+4 minutos da primeira parte a penalizar mão na bola de um jogador de Belém.

Na segunda parte o Belenenses SAD perseguiu o golo que veio a alcançar aos 88 minutos numa grande penalidade apontada por Miguel Cardoso após o árbitro ter considerado que Dany Carvalho derrubou Cassierra na área. Na compensação o árbitro de Vila Real considerou que o guarda-redes fez nova grande penalidade e voltou  marcar penalti contra o Fafe, com Miguel Cardoso a converter novamente, em mais um lance muito duvidoso mas em que o vídeo árbitro confirmou a decisão.  

Ainda que demonstrasse dificuldades físicas o Fafe aguentou e merecia a decisão na marca das grandes penalidades mas um golo no último minuto do prolongamento decidiu a eliminatória para a equipa da B SAD.  

Taça de Portugal | É hoje que a AD Fafe recebe a B Sad pelas 14:00 horas

 




quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Junta de Freguesia de Fafe reconhece mérito a três fafenses na área do desporto

MEDALHAS DE MÉRITO DA FREGUESIA DE FAFE 2020 


DESPORTO: António Valença

Jogador, treinador, capitão, dirigente, sócio, adepto… Já fez de tudo na Associação Desportiva de Fafe, tratando este nosso clube, sempre com muito carinho e emoção. Falar do Valença é falar do Fafe, da nossa cidade de Fafe, um homem bairrista e genuíno Fafense, com a sua vida sempre ligada de forma empenhada ao futebol, à cidade, aos amigos e à família.


BAIRRISMO: David Batista (Ases de São Jorge)

Um Homem que muito lutou pelo regresso dos Ases à ribalta. Uma união renascida, com muito amor à história, seus fundadores, seus sócios e atletas que passaram pela formação do futebol, pela pesca desportiva e pelo atletismo. Um Homem com um enorme amor à cidade, um orgulhoso Fafense e um orgulhoso nos seus conterrâneos.



REVELAÇÃO: Pedro Valente

Atleta das camadas jovens e jogador da equipa sénior de andebol da Associação Desportiva de Fafe e Andebol Clube de Fafe, sendo fundador deste clube e agora presidente da Assembleia Geral, liderando a Comissão de Gestão, em tempos complicados, mas nunca abandonando o barco. Desde sempre ligado ao Associativismo, é um Fafense orgulhoso, com prazer em ajudar o próximo.

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Futsal Liga Placard | João Miguel só pensar em ajudar o CR Candoso

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR

"Há espaço para melhorar a atacar e defender"

Num universo de centena e meia e jogadores, o fafense João Miguel encontra-se no Top 10 dos melhores marcadores nacionais com a média de um golo por jogo, em 14 partidas realizadas para a Liga Placard, o principal campeonato de Futsal de Portugal. O melhor marcador do campeonato é Cardinal, do Sporting, com 18 golos em 13 partidas (lista dos melhores marcadores).

Apesar de estar a atravessar um bom momento de forma o jogador coloca sempre na frente os objectivos da equipa, a qual quer ajudar a manter nesta prestigiosa liga e está convicto de alcançarem esse disiderato.    

Além disso ainda quer sentir esta época o carinho do público afecto ao Candoso no pavilhão para que juntos possam celebrar os sucessos da equipa e para que esta sinta aquela força extra que normalmente vem das bancadas principalmente nos jogos em casa. Disso nos dá conta nestas quatro perguntas.   

Como tem corrido a época no CR Candoso?

Até agora com altos e baixos a nível individual e coletivo, mas com a convicção que os objetivos serão cumpridos no final desta segunda volta.

Leva 14 golos. Isso está dentro ou fora da sua expectativa para a temporada?

A expectativa era estrear-me com minutos e golos na Liga Placard. Contrataram-me para ajudar nos objetivos com golos e felizmente eles têm aparecido, mas há espaço para melhorar, não só ofensivamente, mas também defensivamente.

Que metas se propôs atingir quando assinou?

Deixar o clube na Liga Placard e essa será sempre a minha única meta para esta época.

Ter esta produção e não ter o publico a vibrar no pavilhão deixa-o triste?

Completamente. Quero jogar jogos decisivos com o pavilhão cheio e espero que seja possível ainda esta época.

Taça de Portugal | AD Fafe recebe a B SAD esta 5.ª feira pelas 14 horas


 

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

domingo, 10 de janeiro de 2021

Andebol - 2.ª Div. Nac. | AC Fafe, 32 - FC Porto 'B', 36 (Com honra)

REDAÇÃO

Fafenses ainda venceram a segunda parte

No jogo em que marcou mais golos esta temporada, o AC Fafe perdeu, em casa, com o FC Porto ‘B’ por 32-36, em partida de acerto de calendário relativa à 6.ª jornada.

Numa partida em que a diferença esteve sobretudo na agilidade da juventude da equipa que viajou do Porto, o ACF sentiu algumas dificuldades a defender. 

Na primeira parte a equipa orientada por Leonel Lopes manteve os níveis competitivos ativos e isso permitiu-lhe equilibrar o jogo no primeiro quarto de hora onde chegou a estar na frente do marcador e a vencer por 6-4. Ainda que nunca tenham desarmado os fafenses permitiram aos portistas a recuperação e o avanço no marcador chegando ao intervalo com uma diferença de 15-20. 

Na segunda parte os fafenses entraram a reduzir, mas a juventude portista ainda estava com as pilhas todas e foi cavando uma diferença substancial que chegou aos 21-31. Ainda assim, os fafenses nunca deixaram de procurar um resultado mais condigno com o seu valor e nos últimos 12 minutos conseguiram mesmo reduzir substancialmente essa desvantagem para apenas quatro golos, 32-36, tendo inclusive vencido este período por 17-16.   

Com este resultado o ACF caiu para o 3.º lugar, por troca com os portistas.

AC FAFE: João Carvalho, Francisco Cunha; Fernando Sousa, Pedro Gomes, Vítor Pereira (2), Tiago Gonçalves, Miguel Fernandes (5), Moisés Costa, João Afonso (12), Nuno Lobo (1), José Ferreira, Luís Nunes (5), Vítor Ribeiro (3), Tiago Ventura e Vladimiro Pires (4).

Div. Honra AF Braga | GCD Regadas, 2 - São Paio SC, 1(A primeira de ambos)

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR

Nuno Preto defendeu penalti que foi decisivo 

O GCD Regadas, de Marcelo Fernandes recebeu o S.Paio de Vizela treinado por outro fafense e antigo treinador dos regadenses, José Manuel Teixeira, tendo a equipa de Fafe levado a melhor ao vencer por 2-1, naquela que foi a primeira vitória da temporada, depois de um empate e duas derrotas. 

Foi a equipa da terra do Bolinhol a primeira marcar e podia ter ampliado para 2-0 não tivesse Nuno Preto defendido um penalti para os regadenses, o que veio dar ânimo aos regadenses que conseguiram chegar à igualdade antes do intervalo através de Coelho.

Na segunda parte só o Regadas conseguiu marcar, através de Pedro Castro e isso foi o suficiente para conquistar os três pontos, infligindo a primeira derrota aos vizelenses que tinha duas vitórias e um empate. 

Div. Honra AF Braga I ACD Pica, 1- OFC Antime, 0 (Renhido)

TEXTO E FOTOS: JOÃO CARLOS LOPES 

Bola parada foi decisiva  

O dérbi da Divisão de Honra da AF Braga entre ACD Pica e OFC Antime terminou com a vantagem de 1-0 para a equipa da casa, numa partida em que a experiência prevaleceu sobre a juventude, sendo, no entanto, um jogo renhido.

Ambas as equipas entraram com vontade de marcar e logo nos primeiros minutos Rafinha apareceu nas costas da defesa do Antime a criar perigo para Júlio e na outra baliza foi Lousada a obrigar João a ceder canto e na sequência deste, Sousa, de cabeça cabeceou ao lado. 

O jogo estava animado e aos 4', jogada individual de Norberto pela direita a solicitar Drulo na área com este a mergulhar para cabecear ao lado.

O único golo do jogo surgiu aos 11'. Dedé cobrou um livre na esquerda de forma tensa para perto da baliza e a bola acabou por desviar em Sousa e entrar. 

A resposta surgiu por Di Maria numa descida rápida à área, faltando definir melhor o último passe. 

O jogo manteve-se animado mas sem ocasiões para dos dois lados até que aos 38', Dedé bateu um canto na esquerda para Freitas cabecear à boca da baliza mas por cima. 


Na segunda parte a Pica surgiu mais determinada e instalou-se no meio campo do Antime que foi tardando sempre na reação. Feirinha, em remate à meia volta  atirou ao lado e na sequência de um canto Jorge também cabeceou ao lado da baliza operária. 

Na resposta, aos 54', num lance de alguma confusão na área da Pica, Malhado esteve perto de marcar.   

A Pica dominava mas não criava grande perigo e aos 78' foi o Antime a descer à área contrária com Rui Correia a ganhar a frente ao defesa mas a precipitar-se no remate. 

A Pica esteve perto de ampliar aos 79', com Feirinha a entrar na área do Antime mas a ver Júlio negar-lhe o golo com uma grande defesa. 

Foi já na parte final que o Antime podia ter chegado ao empate com Lousada a ganhar algum avanço aos defesas contrários mas depois a rematar para defesa fácil de João. 


Jogo no Campo de Jogos da Pica, Fafe. 

Árbitro, Daniel Vale, auxiliado por José Lopes e Edgar Freitas. 

ACD PICA: João; Norberto, Jorge, Lemos, Castro, Freitas, Dedé, Tozé (Luís Duarte), Rafinha (Diogo), Feirinha (Samu) e Drulo (Rúben). Treinador, Vítor Pacheco. 

OFC ANTIME: Júlio; Daniel Lousada, Vítor, Carneiro, Luizinho, Malhado, Zé Freitas, Joãozinho, Di Maria, Sousa e Ricardo Lousada. Treinador, Tozé Fonseca.       

DICIPLINA: Amarelos - Norberto, Dédé, Picha e Ricardo Lousada.            

GOLO: Dédé, 11'. 

sábado, 9 de janeiro de 2021

Futsal - 2.ª Div. Nac. | FC Piratas de Creixomil, 0 - AD Fafe, 2

TEXTO: JCL | FOTO: DR

Uma vitória que faz sonhar para o dérbi

A AD Fafe deslocou-se a Guimarães para disputar a partida da 8.ª jornada do Nacional da 2.ª Divisão em Futsal tendo defrontado e batido, no Pavilhão do Inatel, os Piratas de Creixomil por 2-0, num resultado que vem apimentar o dérbi da próxima jornada pois a turma fafense recebe o Nun'Álvares estando as duas equipas separadas por dois pontos, com vantagem para os Condestáveis.

Na terra do Rei mandaram os Condestáveis frente a uma equipa dos Piratas que não está a ter o campeonato desejado, somando seis derrotas e um empate em sete jogos disputados. Contudo, o Fafe não facilitou valendo os golos de Bertinho e Ruzinho, ainda na primeira parte, para somar os três pontos e fazerem o Fafe sonhar, para já, com o assalto ao segundo lugar. 

Futsal - 2.ª Div. Nac. | GCR Nun'Álvares, 5 - Carrazedo de Montenegro, 2 (Bis de Ismael)

TEXTO: JCL | FOTO: DR

Próximo destino é o dérbi concelhio 

Os seniores do GCR Nun'Álvares receberam e venceram a formação transmontana do Carrazedo de Montenegro a quem e venceram por 5-2, em jogo a contar para a 8.ª jornada da Série B, do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão.    

O GNA chegou ao intervalo a vencer por 3-1, com três golos sem resposta de Alex, Ismael e Dias, tendo o Carrazedo reduzido. 

Na segunda parte a equipa de Trás-os-Montes, que ocupa o penúltimo lugar, reduziu para 3-2 mas um golo de Serginho e outro de Ismael, que bisou, estabeleceram o resultado final. 

Segue-se o dérbi com a AD Fafe, em partida a realizar no Multiusos de Fafe, que em caso de vitória dos fafenses podem ultrapassar os condestáveis na classificação, que ao invés podem segurar o segundo lugar.  

Futsal Fem. 1.ª Div. Nac. | Santa Luzia FC, 3 - GCR Nun'Álvares, 8 (Campeãs da Zona Norte)

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR

Condestáveis não param de surpreender 

As seniores do GCR Nun'Álvares deram uma cabal demonstração da sua qualidade ao deslocarem-se ao Alto Minho para disputar o jogo que decidia o 1.º lugar da Nona Norte e não vacilar perante a formação do Santa Luzia que ainda aspirava a terminar esta fase no comando mas cedeu perante as condestáveis por 3-8. 

A equipa orientada por Rui Pedro Cunha deslocou-se a Viana do Castelo na posse do primeiro lugar e com a pretensão e o manter. Se bem o pensou melhor o fez, ainda que até ao intervalo a partida estivesse muito equilibrada e sempre com a equipa da casa no comando. 

Marcou primeiro o Santa Luzia, empatou Ana Loira para o GNA que voltou a ver-se em desvantagem por 2-1. Laís igualou a partida para as Condestáveis mas o Santa Luzia voltava para a frente, com o 3-2. Liana voltou a empatar o jogo que foi para o intervalo com um resultado de 3-3. 

Na segunda parte só seu Nun'Álvares. Ana Loira bisou ao fazer o 3-4, Angelia marcou o 3-5, Cátia também fez o 3-6. Liana bisou com o 3-7 e por fim também bisou Cátia Morgado com o 3-8.

Foi um grande jogo do GNA que na segunda parte não deu hipótese a este poderoso adversário, que à partida para este campeonato era a melhor equipa desta Zona Norte, no entanto as Condestáveis mostraram que isso só se comprova com resultados e dentro da quadra de jogo e foi o que fizeram chamando a si o título de camepãs da Zona Norte.   

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Andebol 2.ª Div. Nac. | AC Fafe recebe o FC Porto 'B' para acertar calendário

 


Futsal Fem. | GCR Nun'Álvares garantiu final four da Taça da Liga

TEXTO: JCL | FOTO: DR

Condestáveis na mó de cima 

O futsal feminino do GCR Nun'Álvares continua a dar cartas a nível nacional e depois de garantir a passagem à segunda fase do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, acrescentou também a presença na Final Four da Taça da Liga.    

A outra equipa apurada da Zona Norte é o Santa Luzia com quem a Condestáveis jogam no sábado, em Viana do Castelo às 11:00 horas, para fechar a fase regular e discutir quem passa à fase seguinte em 1.º lugar. 

Já são conhecidas as quatro equipas que disputarão a competição pois na zona sul apuraram-se o Benfica e a Quinta dos Lombos, faltando apenas decidir onde será o palco da competição. 

AF Braga | Jogos das equipas de Fafe

 

PRÓ-NACIONAL

O jogo entre o Ribeirão e o Arões SC foi adiado.


DIVISÃO DE HONRA

1.ª DIVISÃO

Futsal - 2.ª Div. Nac. | AD Fafe desloca-se ao recinto dos Piratas de Creixomil


 

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Futsal Fem. 1.ª Div. Nac. | Lusitânia de Lourosa, 1 - Nun'Álvares, 15 (Goleada das antigas)

TEXTO: JCL | FOTO: DR

Condestáveis devoram a fogaça 

As equipa sénior de Futsal do Grupo Nun'Álvares deslocou-se ao Concelho de Santa Maria da Feira para cumprir o jogo em atraso relativo à 2.ª jornada da 1.º Fase do Campeonato nacional da 1.ª Divisão, Zona Norte, onde impuseram uma goleada das antigas de 1-15 à equipa do Lusitânia de Lourosa, caso para dizer que a vitória veio com juros. 

Ao intervalo a equipa orientada por Rui Pedro Cunha já tinha mostrado ao que ia pois já vencia por dez golos sem resposta. 

A equipa fogaceira marcou o golo de hora no início da segunda parte mas não foi sem resposta pois as Condestáveis apontaram mais cinco golos cifrando a contenda em 1-15. 

O GNA já tinha garantido o apuramento na vitória sobre o Vermoim e vai agora tentar segurar o primeiro lugar na derradeira jornada desta fase na deslocação a Viana do Castelo para defrontar o FC Santa Luzia. 

 

AF Braga | Protocolo entre AC Gonça e GA Travassós em escalões Sub 20

TEXTO: JCL | FOTO: DR

Uma parceria para dar frutos 
 
A colectividade vimaranense do AC Gonça estabeleceu um protocolo para a formação em escalões Sub 20 e estão a fazer captações nesse sentido, com o intuito de participar nas provas da AF Braga. 

Assim estas captações visam dotar as equipas com jogadores de 1.º ano de escalão sénior e ainda dos escalões de Juniores e Juvenis 

Os treinos realizam-se às 3.ª e 5.ª feiras às 19:30 horas e aos sábados às 10:30 horas e terão como palco o Campo dos Carvalhinhos, em Travassós. 

Junta de Fafe deseja bons resultados a todas as equipas da Freguesia

REDAÇÃO | FOTO: DR

"É nosso dever apoiar sempre os nossos jogadores"

A Junta deseja a todas as equipas da Freguesia de Fafe, que se encontram a disputar os seus campeonatos, um ano 2021 cheio de bons resultados. 

Para o presidente da Junta Paulo soares: "Este está a ser um ano desportivo muito difícil para todos: futebol, futsal e andebol, que estão a competir a nível sénior, e as nossas equipas lá vão lutando semana a semana, com muito esforço e coragem, para que os resultados positivos apareçam e é um sector onde temos de estar presentes - é nosso dever apoiar sempre os nossos jogadores. 

A parte da formação também, esperamos, que recupere a atividade desenvolvida, porque é essencial para a saúde das nossas crianças. A saúde sempre em primeiro e vamos ver se os números da pandemia baixam, que é o que todos ansiamos. Vamos estando atentos! 

Desejamos a maior sorte a todas as nossas equipas! A todos os nossos atletas, treinadores e diretores! 

Força fafenses!" 

domingo, 3 de janeiro de 2021

Futsal - Taça de Portugal | GDR Gondarém, 2 - GCR Nun'Álvares, 6 (Hat-trick de Rafa Lopes)

TEXTO: JCL | FOTO: DR

Rafinha estreou-se a marcar pelo GNA  

O GCR Nun'Álvares carimbou a presença na 3.ª Eliminatória da Taça de Portugal em Futsal ao bater de forma concludente o GDR Gondarém por 2-6 em partida realizada este Domingo no Pavilhão municipal de Caminha. 

A equipa orientada por Hugo Oliveira inaugurou o marcador através de Rafa Lopes e ampliou para 0-2 por Tiago Nogueira, tendo a equipa do Gondarém reduzido para 1-2 antes do intervalo. 

Na segunda parte Rafa Lopes bisou no 1-3 e chegou ao hat-trick no 1-4. A recente contratação dos Condestáveis, Rafinha, com idade ainda de júnior estreou-se a marcar pelo GNA ao fazer o 1-5 e Dias fez o 1-6, com a equipa visitada a marcar ainda o 2-6 final.

CdP | AD Fafe, 1 - Brito SC, 0 (O essencial)

TEXTO: JCL | FOTO: DR

Melhor o resultado que a exibição 

A AD Fafe entrou no ano de 2021 a vencer numa partida em que foi melhor o resultado que a exibição pois a equipa não se apresentou no melhor momento de forma, valendo, no entanto, o golo de cabeça de Rúben Marques aos 13', na sequência de uma bola parada. 

O técnico Ricardo Silva teve duas contrariedades ainda na primeira parte com as lesões de Mika Borges, aos 18' e Rúben Marques aos 30', substituídos por Ferrinho e Luís Neves, respectivamente. 

O jogo não foi muito bem jogado e tanto o Fafe como o Brito podiam ter chegado ao golo, numa partida com maior ascendente da equipa fafense. 

O Brito jogou com menos uma unidade desde os 75', por duplo amarelo ao defesa Ricardo Soares. Brito que no último lance do jogo enviou a bola ao poste. 

O Fafe garantiu o mais importante que eram os três pontos e agora só tem que voltar a encontrar o seu ritmo de jogo após esta breve paragem da época natalícia. 

Futsal - 2.ª Div. Nac. | AD Fafe, 2 - Amigos de Cerva, 1 (Bis de Bertinho)

TEXTO: JCL | FOTO: DR

Iniciar o ano a vencer 

A AD Fafe recebeu os Amigos de Cerva, orientados pelo fafense Hugo Oliveira, em jogo de acerto de calendário relativo à 7.ª jornada tendo a equipa fafense, orientada por Nelo Darque, vencido por 2-1  ascendido ao 3.º lugar da classificação geral, a dois pontos do 2.º Nun'Álvares e a seis do 1.º, Valpaços. 

Não foi um jogo fácil para os fafenses que foram para o intervalo com o marcador ainda em branco. Na segunda parte Bertinho bisou para a AD Fafe e a equipa do Concelho de Ribeira de Pena ainda reduziu a um minuto e meio do final, mas os fafenses mantiveram a vantagem e seguraram a vitória, iniciando o ano de forma positiva. 

Segue-se o jogo da 8.ª jornada contra os Piratas de Creixomil, em deslocação à vizinha Cidade Berço.