.

.
.

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Junta de Freguesia de Fafe reconhece mérito a 15 fafenses

MEDALHAS DE MÉRITO 2020 

Caros Amigos e Caros fafenses 

É com muita pena que não podemos fazer, este ano, a habitual cerimónia das Medalhas de Mérito da nossa querida freguesia, mas não tivemos alternativa e decidimos prestar esta homenagem individualmente, com o máximo rigor e segurança, como nos obrigam os tempos. Estas Medalhas representam o que de melhor se vai fazendo na nossa cidade, nas diversas áreas, e possivelmente outras que nos faltam e que certamente no futuro as queremos trazer para este evento. Aos vencedores destas Medalhas, que muito fazem por Fafe e pelos Fafenses o nosso carinho e amizade. Alguns, certamente, que nunca viram este reconhecimento a ser-lhes feito, pensavam que já estavam esquecidos, que Fafe se tinha esquecido deles e que ninguém se iria lembrar. Cabe-nos estar atentos ao que se vai passando com as nossas gentes, cabe-nos lembrar de quão estas pessoas e associações foram e são importantes para Fafe. É um gesto simbólico, mas que representa esta gratidão, que a Junta de Freguesia de Fafe tem por todos! A Junta andará sempre próxima de todos, sempre a acompanhar aqueles que querem contribuir para uma cidade melhor, mais bonita, mais solidária, mais desportiva, mais cultural, mais viva…. Tem vindo a ser este o nosso papel, entre outros, pois também gostamos de arregaçar as mangas e fazer de tudo ao que está ao nosso alcance para ajudar onde for necessário. É uma honra ver-vos a servir tanto a nossa cidade! Continuem todos! Muito obrigado! 
Paulo Soares (Presidente da Junta de Freguesia de Fafe)

JUVENTUDE: Francisco Castro 

Jovem Engenheiro Fafense, Engenheiro Mecânico, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, foi em 2020 nomeado para o melhor estágio da Ordem dos Engenheiros da Região Norte e neste momento exerce funções no Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia. Uma jovem promessa da engenharia e um orgulhoso fafense. 

REVELAÇÃO: Pedro Valente 

Atleta das camadas jovens e jogador da equipa sénior de andebol da Associação Desportiva de Fafe e Andebol Clube de Fafe, sendo fundador deste clube e agora presidente da Assembleia Geral, liderando a Comissão de Gestão, em tempos complicados, mas nunca abandonando o barco. Desde sempre ligado ao Associativismo, é um Fafense orgulhoso, com prazer em ajudar o próximo. 

MOTORES: Clube Automóvel de Fafe 

Apesar de existirem Ralis em Fafe há algumas décadas, tanto do Campeonato do Mundo, como do Campeonato Nacional, não existia um Clube que representasse os aficionados dos automóveis e do Desporto Motorizado, em geral, na cidade. A ideia surgiu em 2014 através de um grupo de apaixonados pelos desportos motorizados e não se trata de um clube fechado de amigos, mas antes de um clube que chega a todos aqueles que se identificam com Fafe e com os Desportos Motorizados. Uma Associação que muito honra todos os fafenses e que representa uma das marcas de Fafe. 

ASSOCIATIVISMO: Américo Lapa 

Presidente dos Restauradores da Granja e sempre ligado a esta coletividade com 41 anos de vida. Os Restauradores muito têm contribuído para o desenvolvimento social, cultural e desportivo do Bairro da Granja e da cidade de Fafe. O nosso homenageado lidera os Restauradores de forma desprendida, voluntária e sempre disposto em ajudar. 

COMBATE: Sónia Marinho 

Percurso de ouro no Karaté, como atleta e como treinadora, onde conquistou diversas medalhas nacionais, europeias e mundiais. É responsável pela Associação de Karaté de Fafe onde tem feito um trabalho sério na divulgação do karaté em Fafe e concelhos limítrofes, sendo também uma Escola de Karaté com visitas de mestres de renome internacional. 

MÚSICA: Academia de Música José Atalaya 

A Academia de Música José Atalaya é atualmente uma instituição reconhecida pela comunidade como um espaço culturalmente enriquecedor. Esta escola de música disponibiliza cursos do ensino básico e do ensino secundário reconhecidos pelo Ministério da Educação. A intervenção da Academia de Música José Atalaya passa também por iniciativas de sensibilização e divulgação musical, abertas à comunidade. 

EDUCAÇÃO: Pompeu Martins 

Sempre a dar tudo pelas crianças e jovens da nossa cidade, com obras, na ação social, na alimentação, nos livros, no apoio à educação. Um bom Fafense que orgulha a freguesia pelo seu empenho, inserção na cultura, na autoria de vários livros. Um Homem educado e sempre cheio de amizade para com todos. 

SOLIDARIEDADE: Coopfafe 

Falar da COOPfafe é acima de tudo falar de solidariedade, falar de justiça social, falar de dignidade, concretizar os caminhos que Abril abriu. E foi assim que procurando trazer para o dia a dia estes princípios, olhando sempre para quem ao nosso lado era mais carente, quem estava mais desprotegido, quem mais sofria, que este grupo de profissionais se empenham ao longo dos anos, em profundo espírito cooperativo, levando a cada fafense, uma Cooperativa de consumo completado com um ATL e dando corpo a uma Creche, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. 

LITERATURA: Daniel Bastos 

Daniel Bastos nasceu a 18 de Janeiro de 1980, em Fafe. Com uma formação eclética, que perpassa as áreas da História, Teologia, Ética e Filosofia Política, e várias distinções e participações em conferências nacionais e internacionais, assim como obras publicadas no campo da História, Emigração, Poesia e Política o percurso do escritor, historiador, professor e político que nunca esquece as suas raízes, tem sido alicerçado junto das comunidades portuguesas. 

DESPORTO: António Valença 

Jogador, treinador, capitão, dirigente, sócio, adepto… Já fez de tudo na Associação Desportiva de Fafe, tratando este nosso clube, sempre com muito carinho e emoção. Falar do Valença é falar do Fafe, da nossa cidade de Fafe, um homem bairrista e genuíno Fafense, com a sua vida sempre ligada de forma empenhada ao futebol, à cidade, aos amigos e à família. 

BAIRRISMO: David Batista (Ases de São Jorge) 

Um Homem que muito lutou pelo regresso dos Ases à ribalta. Uma união renascida, com muito amor à história, seus fundadores, seus sócios e atletas que passaram pela formação do futebol, pela pesca desportiva e pelo atletismo. Um Homem com um enorme amor à cidade, um orgulhoso Fafense e um orgulhoso nos seus conterrâneos. 

AMBIENTE: Green Moments 

Cuidar do que é nosso, cuidar de nós, da nossa saúde, do ambiente, da nossa cidade, alertar para os problemas atuais e futuros da sociedade… é um trabalho que está a ser muito bem desenvolvido por esta grande equipa à qual todos nós muito agradecemos. Continuem com muita força! 

PROTEÇÃO: Paulo Ferreira (Comandante dos B.V. Fafe) 

Paulo Ferreira entrou para a fanfarra dos BVF, em 1981 com apenas 12 anos, acabando por fazer a escola de bombeiro cinco anos mais tarde. Ao longo destes anos, Paulo Ferreira passou por todos os postos (exceto o de 2º Comandante), chegando ao Comando da corporação. Profissional desde 2009, na Equipa de Intervenção Permanente dos BVF, tem um vasto currículo de formações na área dos bombeiros, sendo formador de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais da Escola Nacional de Bombeiros. 

LIDERANÇA: Jorge Fernandes 

Presidente da Associação Desportiva de Fafe há quase uma década e com um trabalho reconhecido por todos, entrou para a liderança do Fafe como Presidente de uma Comissão de Gestão, com uma situação bastante difícil. No início muitos duvidavam das suas capacidades na liderança do Fafe, dada a sua juventude, mas em poucos anos devolveu ao Fafe a mística antiga e os fafenses responderam de forma positiva ao seu trabalho. Hoje, com orgulho voltamos a cantar: “É o Fafe é o Fafe, à vitória à vitória!” 


DEDICAÇÃO: António Lopes Silva 

Bom fafense, bom líder, bom Amigo, bom Pai e bom Marido. Presidente da Associação Desportiva de Fafe, no passado, lá exerceu vários cargos, em anos complicados e em distintas áreas como o líder do andebol, conselho fiscal, assembleia geral e conselho geral, sempre com espírito voluntarioso e amor ao clube. Ligado à solidariedade social, na Santa Casa da Misericórdia de Fafe, é um amigo sempre disponível em ajudar o próximo e um profissional de excelência, sempre cheio de simpatia e afeto. 

Sem comentários: