.

.
.

domingo, 7 de março de 2010

Div. Honra: AF Braga Águias da Graça, 2 – Silvares, 0

Texto: Hermínio Soares

Um mal nunca vem só
.
- Samu foi expulso e Leo voltou a lesionar-se
.
Um jogo entre duas equipas que, desde o primeiro minuto, demonstraram que estavam ali para somar três pontos, sendo mais feliz no ínicio a equipa da casa, que aos quatro minutos, na marcação de um livre directo, através de Balakov remata com a bola a bater na barra e a alojar-se dentro da baliza, com Rabiola batido.
A partir desse momento, a equipa silvarense ressentiu-se do golo, tendo cometido vários erros defensivos que, embora não fossem de muito perigo, poderiam ter causado mais estragos.
Após o primeiro quarta de hora o Silvares tomou conta da ofensiva do jogo e criou, entre muito lances perigosos na área do Águias da Graça, três oportunidades flagrantes de golo: aos 17 minutos, Gomes na conversão de livre vê a bola embater na barra e, na recarga, Celso remata para uma grande defesa de Salto. Na passagem do vigéssimo minuto, uma grande jogada com Nelinho a cruzar mas, ao primeiro poste Valete antecipa-se e num mergulho corta o lance de cabeça com a bola a saír pela linha de fundo, cedendo canto. Na sequência da marcação deste, Gomes remata de cabeça com a bola a rasar a barra. Ao minuto 27, num excelente passe longo de Samu, Costa surge na área e depois de driblar dois defesas caseiros cruza ao segundo poste, a meio metro da linha de golo e sem oposição Luís Miguel não consegue acertar na bola.
Ao minuto trinta, e contra a corrente do jogo, Antero num passe defeituoso coloca bola à mercê de Marinho que isolado em frente a Rabiola e, na saída deste, remata para o fundo da baliza. Estava feito o 2-0.
Depois deste lance, que provocou muito nervosísmo na equipa de Silvares, segui-se um período mais atacante para os da casa, e aos 35 minutos Marinho remata para uma grande defesa de Rabiola.
Ao terminar a primeira parte, ao minuto 45, Samu com mais um excelente passe para Celso, este ao rodar para a baliza e com a bola controlada, é claramente derrubado, ficando por assinalar a respectiva grande penalidade.
No regresso dos balneários, Luís Alberto faz duas mexidas na equipa, saíndo Luís Miguel e entrando, o regressado, após dois meses de ausência, Leo. A segunda substituíção foi provocada por uma indisposição de Rabiola, que teve que ficar nas cabines entrando para a baliza Bruno Pinto.
A equipa do Silvares reentrou com um rompante atacante e dominador do jogo, com destaque para Samu e Gomes que assumiram a liderança no meio campo e proporcionando excelentes jogadas de perigo que, embora sem concretização, davam o sinal da vontade de dar volta ao resultado.
Ao minuto 56, com o jogo parado para a reposição de bola com lançamento da linha lateral, o camisola seis do Águias da Graça, Barbosa vê a cartolina vermelha, após ter agredido com uma cabeçada Samu que ficou mal tratado, e depois sem qualquer motivo o árbitro da partida mostra-lhe cartão amarelo, que depois se tornou fatal três minutos depois, quando numa habilidade de circo, e depois de ter pontapeado Samu, atira-se para o chão o que ludibriu o árbitro e mostrou o segundo amarelo e consequente ordem de expulsão a Samu.
Esta passividade e tendência do juiz da partida Nelson Freitas, não quebrou o dominío do jogo por parte dos forasteiros, que ao minuto 65 quando, Leo dentro da área, se preparava para rematar é derrubado, tendo mesmo cobrado da pior maneira a respectiva grande penalidade, rematando por cima da barra. No minuto seguinte dá-se a terceira substituíção no Silvares, saindo Antero e entrado Neca, tendo este cometido alguns lances perigosos para a equipa adversária nas várias subidas laterais que fazia no terreno.
Ao minuto 85, dentro na área da equipa da casa, numa disputa de bola, Gomes é gredido por um adversário na zona da garganta, caíndo instantaneamente e com extrema dificuldade para respirar, orginando a intervenção imediata dos massagistas das duas equipas. De salientar que este lance passou-se em frente ao árbitro auxiliar que nada indicou ao árbitro da partida, porque este estava longe dado que com a sua debilidade física para correr, não saída da zona do círculo central. É lamentável que ande gente desta a fazer pouco das equipas e dos seus jogadores.
Ao minuto 90, e a cinco do final, dado os 5 minutos de compensação, Leo isola-se e, quando corria em direcção à baliza, lesiona-se, sendo obrigado a sair amparado.
.
Jogo realizado no Parque de Jogos da Graça, em Padim da Graça, Braga.
.
Árbitro: Nelson Freitas, auxiliado por Luís Costa e Hugo Matos.
.
ÁGUIAS DA GRÇA: Salto; Ciso, Balakov, Valete, Afonso, Barbosa, Lixa, Maca, Goody (Gusto, 53’), Marinho (Bruno, 66’) e Gama (João Carlos, 81’). Treinador, Lininho.
.
GD SILVARES: Rabiola (Bruno Pinto, 45’); Miguel, Antero (Neca, 66’), Gomes, Nelinho, Jorginho, Celso, Samu, Costa, Luís Miguel (Leo, 45’) e Renato. Treinador, Luís Alberto.
.
MARCADORES: Balakov, 4' e Marinho, 30'.
.

Sem comentários: