.

.
.

sábado, 13 de março de 2010

Div. Honra AF Braga: Silvares, 1 – Taipas, 0

Texto: Hermínio Soares/Foto: Tiago João Lopes

“David derruba Golias”
- Celso fez voar o “avion”


A equipa de Silvares agigantou-se perante o líder Taipas. Nos primeiros dez minutos a equipa da casa mostrou que não ía permitir facilidades ao primeiro classificado, dada a grande diferença pontual (vinte e sete pontos) entre as dias equipas. Neste período inicial da partida os visitados criaram muita pressão sobre a defensiva adversária, tendo aos seis minutos reclamado uma grande penalidade quando Mário Bi remata à baliza e a bola é interceptada pelo braço de um defesa das Taipas. Passados dois minutos, o capitão Gomes, rompe pela defesa dos Caçadores, na área descaído pela direita cruza ao segundo poste, onde Nelinho falha o remate sobrando a bola para Preto que aparece nas costas e com a baliza á sua mercê remata por cima da barra.
Só à passagem do décimo terceiro minuto, aquele que viria ser, na primeira parte, o jogador mais incansável da equipa do Taipas, Dunio, passa pela defesa do Silvares e perante Bruno Pinto deixa-se antecipar por Renato que surge no momento certo a chutar o esférico pela linha de fundo.
A partir desta altura, com um futebol não muito bonito mas intencional, ambas as equipas dividiram a posse de bola, numa toada de ataques e contra-ataques, tendo o Silvares ao minuto 20, por Nelinho, criado muito perigo na baliza defendida por Bruno que defendeu um remate, rasteiro junto ao poste do seu lado esquerdo, com muita dificuldade. Ao minuto 26, e na baliza contrária, foi a vez de Canetas numa boa posição no miolo da área rematar de cabeça, saíndo a bola por cima do travessão. Ao vigésimo oitavo minuto, Dunio com um potente remate fora da área, viu Bruno Pinto brilhar com uma excelente defesa ao ângulo superior direito da sua baliza.
No último quarto de hora, assistiu-se a mais uma grande perdida para cada lado, no minuto 37, após uma falha defensiva, a bola sobra na esquerda para Preto que progride e remata para uma excelente defesa do guardião visitante. Ao minuto 41, Canetas rompe pela área do Silvares com Costa na ilharga passa para o miolo da área onde surgia Nuno Oliveira mas que não foi tão rápido quanto Neca que eliminou o perigo para a sua baliza.
Uma primeira parte muito emotiva, sem grande espectáculo, em que um modesto Silvares fez frente a um poderoso Taipas que esteve um pouco apático.
No regresso do intervalo, ambas as equipas com o mesmo onze inicial, foi o Taipas que esteve melhor nos primeiros vinte minutos, assumindo o controlo do jogo, tendo, à passagem do minuto 60, num remate fora da área de Ronaldo que Bruno Pinto respondeu com excelente defesa, criado perigo. Ao minuto 65, o recém entrado David, que substituí Salgado, com um remate que embateu num defesa da casa traíndo o guarda redes, a bola é rechaçada pelo poste.
Ao minuto 67, o treinador Luís Alberto, faz entrar Mike para o lugar de Mário Bi, na tentativa de dar mais rapidez à ofensiva da sua equipa. A alterações na equipa começaram a surtir efeito, porque a partir desta altura, sem ter mais posse de bola, o Silvares foi a equipa que mais procurou o golo e mais perigo criou, logo aos 69 minutos, numa excelente jogada de Gomes, este isola Neca que, frente a frente com o guarda redes, remata por cima da barra.
O treinador Ricardo Silva perante alguma passividade da sua equipa, faz nova mexida, trocando Ronaldo por Bravo, tendo o mister do Silvares respondido com a troca de Zé Berto por Roberto Martins.
Minutos 75 e 76, com uma toada mais atacante, a equipa da casa tem três enormes oportunidades para marcar, primeiro, Roberto Martins num excelente passe em chapéu à defesa do Taipas isola Nelinho, que na cara de Bruno remata contra este, de seguida, Gomes rompe perante a defesa adversária deixando-a batida e quando se imaginava golo, a bola ressalta de novo em Bruno e sobra para Nelinho que remata e vê, na linha de baliza o iminente golo ser salvo por um defesa. Na jogada seguinte, após uma recuperação de bola a meio campo, Neca isola-se e o guarda redes batido remata por cima da barra.
Nesta altura, a equipa do Taipas não se conseguia encontrar, e no Silvares procede-se à terceira alteração, saíndo Preto e entrando Miguel, seguindo-se uns minutos depois a derradeira alteração da equipa forasteira, Dany por Paulinho.
Ao minuto 85, e mais uma vez, aquele que pode ser considerado o melhor jogador da partida, Gomes numa excelente jogada isola Celso que, na cara de Bruno desfere um potente remate não dando qualquer hipótese ao guardião. Estava feito o primeiro, e que viria a ser único, golo da partida.
Quando se esperava a resposta do Taipas a este golo, a mesma não surgia, muito por culpa da sua passividade, sendo mesmo a equipa da casa, e de novo Gomes na marcação de um livre no segundo de seis minutos de compensação que o àrbitro da partida concedeu, a estar mais perto do golo, saindo a bola a rasar o poste.
Um Taipas que não fez por justificar o lugar que ocupa na tabela classificativa, e um Silvares que justificou porque não merece ocupar o lugar que ocupa.

Jogo no Campo de Jogos Professor Manuel José Dias
.
Árbitro: Emanuel Dantas, auxiliado por Ricardo Campos e Francisco Gonçalves.
.
GD SILVARES: Bruno Pinto; Preto (Miguel, 77’), Gomes, Nelinho, Zé Berto (Roberto Martions, 77’), Jorginho, Celso, Costa, Neca, Mário Bi (Mike, 67’) e Renato. Treinador, Luís Alberto.
.
CC TAIPAS: Bruno; Mara, Salgado (David, 64’), Dunio, Berto, Ronaldo (Bravo, 72’), Dany (Paulino, 82’), Canetas, Vítor, Luís Filipe e Nuno Oliveira. Treinador, Ricardo Silva.
.
MARCADOR: Celso, 84’.
.

Sem comentários: