.

.
.

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Andebol - 1.ª Div. Nac.: AC Fafe, 30 - ABC/UMINHO, 31 (Intenso)

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Fafenses impuseram muito respeito ao ABC

No último jogo da primeira fase da 1.ª Divisão Nacional em Andebol o AC Fafe obrigou o ABC a puxar dos galões e manteve o vencedor incógnito até praticamente ao último minuto da partida. Grande exibição por parte da equipa fafense que, não fosse alguns erros de arbitragem na segunda parte poderia ter levado a melhor sobre uma das melhores equipas nacionais que terminou em 3.º lugar. O ABC viu  o ACF 20 minutos sem ficar na posição de vencido na segunda parte e isso deixou os bracarenses nervosos, daí festejarem cada golo que marcavam como se fosse o da vitória. Na retina ficam dois excelente golos de João Fernandes, um na concretização de uma jogada aérea e outro quando partiu literalmente os rins ao adversário. De resto o ACF fez belas jogadas e muito bons golos. 

O AC Fafe entrou de forma descontraída nesta partida e apesar de ter sofrido o primeiro golo do jogo conseguiu chegar aos 4-1, com golos de Dario Andrade, Nuno Pimenta e dois de João Fernandes. Depois, de forma inexplicável permitiu que o ABC fizesse um parcial de 7-0 e colocasse o resultado em 4-8.
Aos poucos, o ACF recompôs-se e igualou a partida a nove aos 15:20m. O ABC foi mantendo a vantagem de um ou dois golos até aos 25:46m em que os fafenses igualaram a quinze golos, tendo pouco depois passado para a frente, 16-15, o ABC igualou mas os fafenses chegariam ao intervalo a vencer por uma bola, 17-16.

Na segunda parte foi de forma surpreendente que os fafenses iniciaram o jogo da mesma forma que tinha terminado a primeira e foram ganhando vantagem chegando aos 21-18. Depois, a equipa orientada por José António Silva foi gerindo o resultado sempre na frente e aos 31:30m o ABC conseguiu igualar a 23 golos.

Os fafenses voltaram a estar mais oito minutos na frente do marcador com vantagens de um e dois golos, até que a equipa orientada por Carlos Resende igualou a 26 golos aos 19:38m.

O ACF voltou novamente à frente, 27-26 mas os bracarenses repuseram o empate. Depois os árbitros não marcaram uma falta sobre Cláudio Mota que foi travado quando se ia a recuperar a bola e se isolava e ainda o excluíram por dois minutos. Esta situação foi aproveitada pelo ABC para se colocar na frente tendo ganho vantagem de dois golos mas os fafenses nunca desarmaram e até ao apito final mantiveram o resultado em aberto e quando perdiam por dois nos instantes finais, Cláudio Mota reduziu para 30-31.

Um grande jogo por parte dos fafenses a deixarem boas indiciações para a fase seguinte, que começará depois de três semanas de descanso da competição e preparação da nova fase.

Sem comentários: