.

.
.

domingo, 25 de abril de 2010

Camp. Nac. 3.ª Div. – Fase final: Oliveirense, 1 - AD Fafe, 1

Texto e fotos: João Carlos Lopes
.
Uma viagem mais que atribulada

O dia 25 de Abril de 2010 vai ficar para a história da Associação Desportiva de Fafe. O autocarro que transportava a equipa para este jogo com a Oliveirense avariou ainda dentro dos limites do concelho, na via rápida para Guimarães sob o viaduto do Pinhal, em Arões; o jogo não correu de feição aos fafenses tendo terminado com um empate e no final da partida, enquanto a contestação se centrava no trio de arbitragem instalou-se a confusão junto a uma baliza do estádio, por alegada agressão de Cícero ao presidente da Associação Desportiva Oliveirense. Foi necessário chamar reforços policiais para retirar o atleta fafense do Campo Ribes, em Oliveira Santa Maria, tendo o mesmo saído do campo dentro de uma carrinha da GNR sob forte contestação popular. Quanto ao presidente da AD Oliveirense acabou por ser transportado para o Hospital numa ambulância dos Bombeiros Voluntários de Riba D'Ave.

Perante um cenário destes não resta muito para contar da partida, em que os fafenses não aproveitaram um árbitro anti-caseiro que, na verdade, acabou por prejudicar a equipa da casa, nomeadamente na amostragem de cartões amarelos e num cartão vermelho, mostrado aos 42 minutos que foi exageradíssimo, para Fifas, da Oliveirense.
A equipa que lidera esta série B colocou-se em vantagem aos 20 minutos, num golo de belo efeito do antigo jogador da AD Fafe, Arturinho que surgiu em mergulho de peixe ao segundo poste, a meter a bola na baliza de cabeça. Registe-se a forma como o atleta comemorou o golo ao correr na direcção da sua esposa junto da bancada e a beijar e abraçar a sua filha. Um exemplo de quem arranja motivo para marcar e jogar. Arturinho esteve muito bem nesta partida apesar de não estar fisicamente a cem por cento.
O Fafe chegou à igualdade através de um auto-golo de China na sequência do lance que exacerbou os ânimos nos adeptos da casa e que originou a expulsão de Fifas. Bijou marcou o livre para a área e China introduziu a bola na própria baliza.
No segundo tempo, a jogar com menos um, a formação da casa deu literalmente o comando do jogo ao Fafe e ficou na expectativa de poder, num ou outro lance de contra-ataque chegar ao golo da vantagem.
Na verdade, aos poucos, a Oliveirense adormeceu o Fafe que não encontrou soluções para furar a bem escalonada estratégia dos homens da casa que jogavam com praticamente nove jogadores atrás da linha da bola e apenas com Cafú na frente.
O árbitro interrompeu o jogo vezes sem conta para marcar faltas contra os da casa e fazer vista grossa a lances idênticos dos fafenses, pautando-se por uma actuação paupérrima que acabou por nem beneficiar uns nem outros e mais parecia estar encomendada por pessoas alheias a este jogo.
Um jogo que fica marcado por situações que nada dignificam o futebol nem a verdade desportiva.
Relativamente ao jogador fafense, tudo indica que o mesmo será dispensado do Clube e não voltará a envergar a camisola da AD Fafe, isto a avaliar pelas palavras do capitão da equipa, Primo, que no final das quase duas horas de “prolongamento sem bola” pediu desculpa aos presentes em nome do plantel.
O Fafe não esgrimiu argumentos neste jogo para vencer a partida e encontrou pela frente uma formação bem escalonada que sabe o que está a fazer dentro das quatro linhas. Os fafenses erraram muitos passes, chutaram pouco e não souberam aproveitar um árbitro que não lhes complicou em nada a vida, bem pelo contrário. Não foi por falta de incentivo e indicações do treinador que o Fafe não jogou melhor. A equipa revelou-se apática e sem ambição.
.

2 comentários:

Beatriz disse...

Parabéns João por este blog , o Cícero não vai jogar mais esta época ou nunca mais poderá vestir a camisola da AD Fafe ?

montelongodesportivo@hotmail.com disse...

Pelo que me foi dado a perceber nunca mais vestirá, oficialmente, a camisola da AD Fafe. Basta ler o que diz o comunicado do clube.