.

.
.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

1.ª Div. AF Braga: OFC Antime, 5 - Agrupamento Stª Cristina, 2


Texto e fotos: João Carlos Lopes/Tiago João Lopes 

Brokinha furou o protocolo

- Agrupamento bateu-se bem

- Sete golos e um bom espectáculo   

O dérbi entre o Antime e o Agrupamento de Santa Cristina foi bem temperado com golos, tendo sido marcados sete mas ficaram mais meia dúzia por marcar. Só por aí já valeu a pena assistir a este confronto entre duas equipas que se defrontaram apenas por quatro vezes em jogos oficiais. Brokinha foi o homem do jogo, ao fazer três golos e uma exibição de encher o olho, deambulando em toda a frente de ataque, não dando descanso aos adversários. Do outro lado foi Formiga a obter dois golos numa equipa do Agrupamento que foi aguerrida e não deu um lance por perdido. Pena foi ter estado pouco público para um espectáculo de futebol que manteve os adeptos atentos de princípio a fim.

O árbitro do desafio, Jorge Barroso, optou por um estilo à inglesa, deixando jogar, mesmo quando os lances eram faltas evidentes e alguns deles até merecedores de cartão. Mesmo assim, mostrou sete cartões amarelos e um vermelho, este por eventuais palavras de Carlos. Seis dos amarelos foram para jogadores do Antime.     

O jogo começou frenético e a equipa do Agrupamento, liderada pelo fafense Marcelo Fernandes cedo se colocou em vantagem. Aos 6 minutos, Formiga ganhou a frente a um jogador do Antime, Cura também acorreu à jogada, gerou-se um envolvimento dos três jogadores, a bola ressaltou e acabou por ir parar lentamente ao fundo da baliza.

Reagiu bem o Antime que empatou aos 10 minutos, com Jonas a concluir com um toque na pequena área numa jogada que se iniciou com um passe de Pintassilgo e teve um cruzamento tenso e bem calibrado de Brokinha no lado direito do seu ataque, já perto da linha. Uma jogada toda ela de belo efeito.

Replicou o Agrupamento três minutos depois, com Ricardo Filipe a mandar uma bomba quase junto á linha do lado direito a proporcionar uma grande defesa a Cura que teve que ceder canto para evitar o golo.

O jogo estava aceso e o Antime chegou ao 2-1 aos 17 minutos. Jonas fez uma maldade ao defesa que encontrou pelo caminho do lado esquerdo do seu ataque, ganhou espaço para o cruzamento e serviu depois Luís Coelho que o imitou no gesto técnico do primeiro golo para fazer o segundo.

Voltou a replicar o Agrupamento aos 20 minutos. André, na área, depois de se desenvencilhar de um defesa do Antime rematou já perto da baliza mas Cura já vinha ao seu encontro e ofereceu o corpo às balas evitando o golo. Na recarga, Preto fez o mesmo mas desta vez contra um defensor da casa.

Aos 22 minutos, o Agrupamento voltou a aproveitar algumas facilidades concedidas pela defesa antimense e teve em Eurico mais uma oportunidade para marcar mas este, à entrada da área, acabou por atirar por cima.

Aos 33 minutos, o Antime beneficiou de um livre, tipo canto curto, Pintassilgo bateu tenso e Celso, ao primeiro poste deu de raspão na bola que acabou nas mãos de Zé Luís. Aos 37, Brokinha entregou a Luís Coelho e este já na área atirou em jeito mas ao lado.

No minuto seguinte o Antime chegou ao 3-1. Celso pela esquerda ultrapassou um contrário, cruzou atrasado a bola sofreu um desvio mas Brokinha, junto da pequena área, ajeitou o lance e rematou para o 3-1.

Aos 41 minutos o árbitro equivocou-se. Depois do Agrupamento ter atirado a bola fora para assistência a um seu jogador marcou fora a favor da equipa que tinha enviado a bola fora mas ainda foi a tempo de corrigir.

No segundo tempo o Antime chegou ao 4-1 logo aos 50 minutos quando Celso isolou Brokinha e este com sentido de baliza atirou entre o defesa que o seguia e o guarda-redes.

Aos 52 minutos Marcelo Fernandes fez duas substituições que vieram a mexer na sua equipa. As entradas de Petit e Flávio deram maior profundidade ao ataque do Agrupamento que passou a criar perigo quer em livres, cantos, ou mesmo em bola metidas na área.

Aos 59 minutos Zé Luís largou a bola que Brokinha recuperou para entregar a Pintassilgo com o remate deste a encontrar oposição.

Brokinha foi o homem do jogo
Aos 67 um lance mal abordado pelo Agrupamento deu o quinto golo do Antime, com a bola a chegar a Brokinha e este a fazer uso da sua velocidade para marcar um golo que pareceu fácil mas foi de execução perfeita com um remate seco mas colocado.

No minuto seguinte Flávio mostrou o seu pontapé canhão na cobrança de um livre que resultou em canto.

Aos 74 minutos, Brokinha novamente na área a tentar o póker mas o chapéu saiu ao lado. No minuto seguinte, o Agrupamento chegou ao 5-2. Petit cruzou tenso para a área onde apareceu Formiga a encostar para o segundo da sua equipa.

Aos 78 Flávio mais uma vez a obrigar Cura a uma defesa apertada para canto e aos 83 o mesmo jogador a cobrar novo livre e Cura a ceder canto novamente. Do canto resultaria outro canto que Ricardo Filipe cobrou com Carlos a rematar na área mas por cima.

Sobre os 90 minutos, Carlos, jogador do Agrupamento, foi expulso, pretensamente por dirigir palavras ao árbitro o que o mesmo jogador negou.   

O Agrupamento terminou a pressionar o Antime e Flávio teve mais um remate tenso na cobrança de um livre, sempre bem marcados mas mal direccionados por este jogador que tem um pontapé digno de registo.

Jogo realizado no parque de Jogos de Antime.

Árbitro: Jorge Barroso, auxiliado por Flávio Sousa e Filipe Araújo.

OFC ANTIME. Cura; Pintassilgo (Vitinha, 65), Ruca, Oliveira, Domingos, Jonas (leitão, 72), Filipe Soares, Celso, Lucas (Cristiano, 60), Luís Coelho e Brokinha. Treinador, Francisco Castro.

AGRUPAMENTO SANTA CRISTINA: Zé Luís; Ricardo Filipe, Batata, Miguel (Paulão, 65), Ricardo Freitas (Petit, 52); André Daniel, Formiga, Carlos, Eurico, Preto e André (Flávio, 52). Treinador, Marcelo Fernandes.

DISCIPLINA: Amarelos: Jonas, 34; Lucas, 65; Lucas, 55; Pintassilgo, 60; Oliveira, 76; Luís Coelho, 79; Eurico, 80 e Cura, 87. Vermelho: Carlos, 90.

MARCADORES: Formiga, 6 e 75; Jonas, 10; Luís Coelho, 17 e Brokinha, 50, 67 e 75.   
.     

Sem comentários: