O Futebol Popular é de todos e para todos
.
- Gala é sempre um momento sublime
A Associação de Futebol Popular de Fafe (AFPF) efectuou a sua gala de encerramento no último Sábado, numa unidade hoteleira do Concelho, a qual foi precedida pelo tradicional jantar ao qual se seguiu a entrega dos troféus a todos os participantes e a consagração dos vencedores. Este foi o dia do momento sublime em que os vencedores e os vencidos são todos reconhecidos não ficando ninguém de fora. É certo que os vencedores exultam com este momento na altura em que vão levantar os troféus do 1.º lugar mas não deixa de ser verdade que os vencidos não se sentem diminuídos porque nesta Gala todos se sentem compensados pelo empenho, pela entrega e pela dedicação.
Na temporada que agora de seu por concluída houve a novidade de introduzir equipas de fora do Concelho, nomeadamente no desporto Juvenil, o que acabou por ser uma aposta ganha da AFPF dada a grande participação e a competitividade proporcionada a muitos jovens que doutra forma não podiam competir. Depois fica a memórias das finais e mesmo dos últimos jogos dos respectivos campeonatos sempre vividos com o coração nas mãos, em ambiente de festa e perante numerosos adeptos.
Um dos pontos altos do Futebol Popular que se repete anos após ano é a final da Taça dos seniores, disputada no campo principal do Parque Municipal de Desportos, o que para muitos é o atingir de um sonho e fazem-nos de corpo e alma perante milhares de adeptos em euforia a gritar pelas suas equipas e à espera que o vencedor levante a taça para exultar aos céus mais um feito para a sua equipa e para a sua freguesia. O futebol popular é tudo isto e mais o proporcionar do desporto a homens e mulheres de todas as raças, credos ou religiões independentemente do seu estatuto na sociedade e de terem dinheiro ou não para pagarem a formação desportiva. O Futebol popular é de todos e para todos.
A primeira actuação da noite esteve a cargo da banda plástica faz de conta e a primeira pessoa a usar da palavra foi o Presidente da Direcção da Associação de Futebol Popular de Fafe, Iazalde Lacá Martins, que disse algumas palavras de circunstância com os habituais agradecimentos tendo aproveitado o momento para fazer a entrega da lembrança à Câmara Municipal de Fafe, tendo o representante do Município de Fafe, Pompeu Martins, usado de imediato da palavra.
Após novo momento musical com a entrada do Grupo de Bombos Cepães foi dado início à entrega de lembranças e troféus às pessoas e instituições que colaboraram com a AFPF no decurso da presente época desportiva.
Começaram por ser entregues lembranças às Associações Concelhias presentes na Gala e que integram a Federação de Futebol Popular do Norte, às quais foi agradecida a presença na festa. Pela Associação de Barcelos, recebeu o seu Presidente Sérge Borges; pela de Guimarães, recebeu o seu Presidente Arlindo Costa, pela de Paços de Ferreira, recebeu o seu Presidente Dr. Álvaro Neto; Penafiel, recebeu o seu Presidente Abílio Garcia, pela de Vila do Conde recebeu o seu Presidente Agostinho Campos.
Foi também entregue uma recordação à Federação de Futebol Popular do Norte, a qual foi recebida pelo seu Vice-Presidente Agostinho Campos e foi entregue pelo Presidente, Iazalde Martins.
A Associação de Futebol Popular de Fafe reconheceu ainda o trabalho que a comunicação social tem prestado na divulgação do desporto e, em particular, do futebol popular. Também o apresentador desta Gala Armando César foi agraciado com uma lembrança.
Os árbitros foram apresentados da seguinte forma: “passamos agora para aqueles que habitualmente são assobiados. Aqueles que suportam as culpas das nossas fraquezas, das nossas derrotas. Nos momentos que se seguem espero ouvir aplausos. A sua actividade é essencial no âmbito de qualquer organização desportiva. Chamamos as equipas de arbitragem para receberem também uma lembrança pela sua colaboração na presente época desportiva. Palmas para eles”.
Neste primeiro painel de troféus foi ainda feito o reconhecimento da AFPF a um dirigente pelo seu importante papel no palco do futebol popular. “O dirigente escolhido para receber este troféu acompanhou há alguns anos neste fenómeno desportivo que é o futebol popular. Embora seja Presidente da sua colectividade, não deixa de chamar a si outras tarefas, como, aliás, o fazem muitos outros directores que seriam também merecedores do mesmo. A escolha poderia ter recaído em muitos outros, mas só podemos premiar um. Pela sua dedicação à causa, levando já 25 anos de dirigente à frente dos destinos do seu clube”, foi entregue o prémio “Dinamismo Associativo” ao Sr. José Fernando Macedo Vaz, Presidente do G.C.D. Estorãos.
Seguiu-se a entrega dos troféus da Taça Amizade, a qual foi conquistada pelo Grupo Recreativo, Cultural e Desportivo de Candoso Santiago e ficou assim escalonada: 1.º Candoso Santiago; 2.º GD Fareja, 3.º FC Marinhão; 4.º GR Aldão, 5.º AD C. S. Clemente e 6.º GDC Serafão.
Na senda da entrega de Troféus foram chamadas as equipas que disputaram o escalão sub-13 O vencedor da Supertaça foi o GDC Paços. O troféu de melhor marcador, com 11 golos marcados, cabe ao atleta do GCD Paços Fábio Castro.
Ainda neste escalão, o troféu disciplina registou uma situação insólita. Houve três equipas que conseguiram chegar ao final das provas sem qualquer penalização, ou seja, com zero pontos. Porém, determina o regulamento que em caso de igualdade pontual, o troféu deve ser atribuído à equipa que tenha efectuado maior número de jogos e se ainda assim persistir igualdade, a equipa melhor classificada. Atendendo a estes critérios, a classificação ficou assim ordenada: 1.º - GCD Paços; 2.º GCD Estorãos e 3.º GCR “Os Amigos de Quinchães”. Foram ainda entregues os troféus de participação neste campeonato em que o campeão foi o GCD Paços, seguido dos Amigos de Quinchães, Armil e Estorãos, respectivamente.
No escalão juvenil (Sub 17) o vencedor da Supertaça foi o Grupo Cultural e Recreativo “Os Amigos de Quinchães”. Que também averbou a Taça Dr. Antero Barbosa.
O troféu de melhor marcador neste escalão foi para o atleta do Armil, Carlos Cunha, com 22 golos, o qual se revelou um verdadeiro goleador.
No que respeita ao troféu disciplina, ainda neste escalão foi ganho pelos Estorãos, tendo o Paços e o Jugueiros ficado nos lugares imediatos.
No campeonato, a Associação Desportiva de Fafe foi a equipa melhor classificada. Porém, uma vez que participou como equipa B de equipa Federada, determinam os regulamentos que não podia ser considerada campeã. Assim o vencedor foi o Grupo Cultural e Recreativo “Os Amigos de Quinchães” que juntou o título da época à Supertaça e à Taça. A classificação ficou assim ordenada: 1.º Os Amigos de Quinchães; 2.º AD Fafe; 3.º ACR Jugueiros; 4.º GCD Armil; 5.º GDC Serafão; 6.º GCD Estorãos; 7.º GCD Paços e 8-º GD Santiago de Pinheiro.
Seguiu-se mais um momento musical com a actuação de Clarisse prosseguindo a gala com a entrega de troféus ao escalão de “Futsal Feminino”
Neste escalão O vencedor da Supertaça foi o Grupo Cultural e Desportivo de Armil, o qual arrecadou também a taça e viu uma atleta sua ser consagrada como melhor marcadora, Susana Félix, que apontou 17 golos.
No troféu disciplina, o 1.º lugar foi para o Estorãos, o 2.º para o Paços e o 3.º para o grupo Nun’Alvares.
O Armil fez o “triplete” ao vencer tudo uma vez que foi o 1.º Classificado no campeonato cuja classificação ficou assim ordenada: 1.º GCD Armil; 2.º Grupo Nun’Alvares; 3.º Os Amigos de Quinchães; 4.º Centro Sáude de Fafe; 5.º GCD Estorãos e 6.º GCD Paços.
Depois de nova actuação musical seguiu-se a entrega de troféus ao escalão sénior de Futebol de onze que nesta temporada ficaram divididos.
Assim, o vencedor da Supertaça foi o Futebol Clube de Marinhão. A Taça foi conquistada pelo Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Fareja o que fez pelo segundo ano consecutivo.
André Novais do FC Marinhão recebeu o troféu de melhor marcador, com 6 golos apontados no Campeonato.
No que respeita à disciplina o troféu ficou ordenado da seguinte maneira: 1.º GCR Os Amigos de Quinchães; 2.º ADC S. Clemente e 3.º GCDR Fareja.
O vencedor do campeonato foi a equipa do GCR Os Amigos de Quinchães e a classificação ficou assim ordenada: 1.º GCR “Os Amigos de Quinchães”; 2.º FC Marinhão; 3.º GCDR Fareja; 4.º ADC S. Clemente; 5.º GCD Serafão e 6.º GCD Pardelhas.
Feitas as entregas de todos os troféus a gala 2013 da Associação de Futebol Popular de Fafe encerrou com mais um momento musical sob a pela voz Clarrise.
.



Sem comentários:
Enviar um comentário