.

.
.

quarta-feira, 10 de julho de 2019

XIV Passeio do Grupo Motard Amigos de Fareja foi mais um hino à boa disposição


TEXTO: RICARDO PEREIRA / FOTOS: DR


"Entre os motard's não existem emblemas"

Realizou-se no último sábado, o XIV passeio anual do Grupo Motard Amigos de Fareja, em que este ano o destino escolhido foi o parque Desportivo e Lazer de Souto Santa Maria, do concelho vizinho. Este passeio convívio, que ano após ano, vem cimentando a sua posição, como um dos maiores eventos motards a nível concelhio, abriu com uma palestra dirigida pelo Senhor Padre Marques, Pároco da Freguesia de Fareja, seguida da bênção dos capacetes, uma cerimónia que já é imprescindível neste dia, dado o significado que tem para todos os motards, já o Diácono Artur, usou da palavra. Logo após o final foi dada ordem aos motores para fazerem barulho, os "roncos" das motas cantavam e ouviu-se o fogo-de-artifício, que deu sinal do arranque oficial à centena de motas estacionada no parque.

No percurso preparado pela organização, escoltados pela Policia Municipal, nas pessoas do senhores agente Sousa e Emília, predominaram as aldeias do concelho de Fafe, onde deram a conhecer aos participantes forasteiros, as belas paisagens serranas, que o nosso concelho tem para oferecer.

Ao chegarem ao parque, a já habitual recepção por parte dos amigos e familiares presentes no recinto, que já tinham tudo preparado para acolher os motards e dar início ao verdadeiro convívio.

Ainda alguns se dirigiam ao assador na procura de mais alguns nacos de vitela soberbamente grelhada e apetitosa, uma das ofertas da organização, já se ouviam alguns acordes de música, com o cantor Francisco Ferreira a desafiar os mais destemidos e menos envergonhados a abrirem a pista improvisada, desde logo a boa disposição imperava, com as várias brincadeiras, e contagia mais alguns que se por impulso se aproximam e vão soltando o corpo.

Até ao final da tarde todos os presentes no convívio puderam usufruir das excelentes condições que o parque de lazer tem para oferecer, onde alguns optaram por fazer uma caminhada em família, outros preferiam manter-se sentados e jogar cartas, mas o jogo que atrai mais adeptos todos os anos, é sem dúvida o chincalhão, onde se travam verdadeiros "duelos" todos os anos neste dia.

Chegada a hora do lanche, volta-se a abrir os farnéis, e colocar em cima da mesa, onde se nota a calmaria que se apodera do parque e aqui se nota que já se queimavam os últimos cartuchos deste passeio.

Terminada a refeição, já com quase tudo arrumado, resta a despedida da pista de dança, onde o Francisco Ferreira, entoa já músicas alusivas ao momento de partida. Ainda deu para alguns largarem a timidez e pedirem para cantar outras cantorias, que além de surpreenderem quem assistia, ajudou à boa disposição entre todos.

Quando o relógio deixou de dar tréguas, volta-se a dar voz aos motores, e acontece o regresso a terras de Fafe.

A organização, destaca o ambiente de cumplicidade e alegria, entre os vários grupos motards de Fafe que estiveram presentes, Grupo Motard Amigos de Fareja, Fafe Motards, Asfalto Friends, CMA Núcleo de Braga, que demonstraram mais uma vez que entre os aficionados pelas duas rodas, não existem emblemas, mas sim símbolos, não existem rivalidades, mas sim ideais, partilhando todos o mesmo “Espírito Motard”.

No final, na sua página do Facebook, o Grupo Motard Amigos de Fareja, agradeceu a todos os participantes, individuais ou grupos organizados, pela sua presença no evento, principalmente a sua postura na estrada, mas também pela camaradagem, a alegria que emprestaram ao convívio e o respeito pelo próximo.

Agradeceram também aos patrocinadores, e à organização, que são obreiros de trabalho invisível, mas que que tornam este dia possível.

Para os que ficaram com saudade, não se preocupem, que para o ano há mais.

Sem comentários: