.

.
terça-feira, 31 de maio de 2022
Inscrições para a 𝐈𝐕 𝐂𝐚𝐦𝐢𝐧𝐡𝐚𝐝𝐚 𝐓𝐫𝐚𝐯𝐚𝐬𝐬ó𝐬 𝐞𝐦 𝐌𝐨𝐯𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 terminam dia 8 de Junho
Pró-Nacional AF Braga | André Alves é reforço do CD Ponte
"O Ponte, tal como eu quer sempre mais"
André Alves, atleta fafense de 23 anos, é reforço anunciado pelo CD Ponte da Divisão Pró-Nacional da AF Braga, para a temporada 2022/23, depois de ter representado o Clube Caçadores das Taipas, no mesmo escalão, na temporada passada.
O jogador que além de jogar a central pode ainda desempenhar as funções de médio defensivo fez formação no Desportivo Ases de S. Jorge, Vitória de Guimarães e AD Fafe, tendo representado a equipa fafense no Campeonato de Portugal por duas temporadas, saindo depois para o Arões SC, representando ainda o SC Maria da Fonte e CC Taipas.
Sobre o novo desafio referiu: “aceitei este desafio porque o Ponte tem vindo a demonstrar um trabalho de qualidade e muito crescimento nos últimos anos, e pela vontade que demonstram de querer sempre mais, o que vai de encontro aos meus valores”.
Petanca | Rebordosa vence e em Briteiros e Estorãos vai ao pódio
TEXTO: JOSÉ VIEIRA MACHADO | FOTOS: ARMANDINO MARQUES
84 atletas em ação
Foram 84 os atletas (81 masculinos e 3 femininos) que marcaram presença no 2º Torneio Regional - Centro Recreativo e Cultural de Briteiros realizado na tarde deste sábado na variante de triplete.
Os 8 clubes filiados na Associação de Petanca da Zona Norte apresentaram 28 equipas, 2 das quais mistas.
Na competição principal (campeonato), o Clube Caçadores de Rebordosa repetiu a vitória alcançada em Estorãos, desta vez com o trio formado por Manuel Costa, Albino Costa e Abílio Moreira.
Os anfitriões, CRC Briteiros, venceram a prova secundária (consolação) com a equipa constituída por Rolando Martins, Adão Batista e Diogo Gonçalves.
m simultâneo, ocorreu a 1ª eliminatória de Tiro de Precisão destinada aos jogadores minhotos, tendo sido apurados para a final regional os 4 primeiros classificados: Avelino Fernandes, de Briteiros, João Freitas, das Taipas, José Silva, de Estorãos e Albino Nogueira, também de Estorãos.
O Clube Caçadores de Rebordosa acolherá no próximo sábado o seu torneio regional, bem como a eliminatória de Tiro de Precisão para os atletas da Gafanha da Nazaré, Lordelo, Rebordosa e Vila Nova de Gaia.
Classificações
Campeonato
1º - Clube Caçadores de Rebordosa (Manuel Costa, Albino Costa e Abílio Moreira)2º - Clube Amigos da Petanca (Joaquim Ferreira, Manuel Oliveira e Guilherme Matos)
3º - Clube Petanca de Estorãos (José Silva, Albino Nogueira e Joaquim Ferreira)
4º - Centro Recreativo e Cultural de Briteiros (José Fernandes, José Manuel Silva e Miguel Costa)
Consolação
1º - Centro Recreativo e Cultural de Briteiros (Rolando Martins, Adão Batista e Diogo Gonçalves)
2º - Clube Petanca das Taipas (Luís Marques, Luís Teixeira e Manuel Ribeiro)
3º - Clube Petanca de Rebordosa (Mário Cunha, Nuno Pacheco e Manuel Silva)
4º - Centro Recreativo e Cultural de Briteiros (Armando Oliveira, Mário Ribeiro e Vítor Marques).
segunda-feira, 30 de maio de 2022
Liga AMAF | GD Amigos de Quinchães, 2 - ADCR Santa Cristina, 0
Mata das águas não impediu o calor intenso
No último sábado, os Amigos De Quinchães receberam e venceram a ADCR Santa Cristina por 2-0.
Os amigos de Quinchães estiveram por cima durante toda a primeira parte, mas a bola teimava em não entrar. As duas principais oportunidades da primeira parte passaram por um cabeceamento de Xavi bloqueado em cima da linha de golo pelo central do Santa Cristina e por um lance individual de João Diogo que viu as suas intenções negadas pelo guarda-redes adversário.
As duas equipas recolheram-se ao balneário empatadas a zero.
No início da segunda parte, Fred com um passe teleguiado isola Moreira que inaugura o marcador.
Passados 10 minutos, Neco faz um passe venenoso para Xavi que, cara a cara com o guarda-redes não perdoa e aumenta para 2-0 .
Flávio foi protagonista de três remates fortes do meio da rua que por poucos centímetros não ampliaram a vitória.
O calor intenso que se fez sentir na Mata da Águas não foi impeditivo de um jogo bem disputado.
A época está a terminar, mas as equipas continuam empenhadas em fazer um trajeto bonito até ao fim.
No próximo sábado Os amigos de Quinchães recebem o GA Travassós no campo Mata das Águas.
Liga 3 | AD Fafe renovou com o técnico Emanuel Simões
Segurar o treinador da permanência
A AD Fafe renovou com o técnico Emanuel Simões, depois do trabalho desenvolvido pelo barcelense ao serviço do Clube na fase de manutenção da pretérita temporada, que os fafenses iniciaram numa posição muito incómoda mas acabaram por reverter a situação ao terminar em primeiro lugar do grupo.
O treinador de 43 anos iniciou a carreira de técnico ao serviço dos famalicenses do Bairro FC, passou depois por Maria da Fonte, Vizela, CD Aves, AD Oliveirense e Merelinense. Foi ainda diretor desportivo do Santa Clara.
Forasteiros apreciaram as "As aldeias das Margens do Rio Vizela"
Caminhada foi organizada pela Trekkadventure
Realizou-se no passado Domingo a caminhada "As aldeias das Margens do Rio Vizela" organizada pela Trekkadventure e pelo guia Pedro Fernandes.
A mesma contou com a presença de uma dezena de pessoas oriundas de Fafe, Guimarães, Trofa e Espinho. Para além do percurso, foi visitada a tricentenária igreja de Pedraído e ouviu-se uma breve explicação acerca do Moinho de Casca de Gontim.
O percurso terminou com um almoço na Lagoa.
Futsal Feminino - Liga AMAF | Amigos de Quinchães somam mais um campeonato
TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR
Que Faria o Quinchães sem uma dedicada Margarida
A equipa de futsal feminino dos Amigos de Quinchães somaram mais um título no seu já vasto currículo mantendo a supremacia neste campeonato onde contínua a acumular conquistas.
Depois de ter vencido o primeiro jogo da final por 2-1, a equipa de Futsal feminino dos Amigos de Quinchães perdeu o segundo por 1-0, tendo a decisão sido para os penaltis e depois para as grandes penalidades.
O GAT marcou o golo que igualou a eliminatória no tempo regulamentar, resultado que manteve se até ao fim. Os Amigos de Quinchães viram uma jogadora expulsa, mesmo a terminar o tempo regulamentar e iniciaram o prolongamento em inferioridade numérica mas mantiveram o resultado até ao fim.
Com a final empata a duas bolas houve necessidade de resolver a contenda nas grandes penalidades, com a guarda redes dos Amigos de Quinchães, Margarida Faria, a negar o golo à infortunada capitã do GAT e a fazer cair a conquista para o lado da sua equipa. Esta guarda-redes é uma jogadora de campo que a meio do campeonato assumiu o papel de guardiã pois a equipa ficou sem guarda-redes redes, mostrando uma dedicação excecional ao Clube.
A equipa campeã é treinada por Pedro Bomba que à sua conta já soma quatro títulos e tem como adjunto Rui Oliveira e como massagista uma grande atleta doutras andanças, mas que gosta de ajudar, Té Oliveira.
domingo, 29 de maio de 2022
Bilhar - Liga ABV | Paulo Soares vence o 4.º Open e é líder isolado
Fafense do Café Sueco não deu hipótese
O bilharista do Café Sueco, Paulo Soares, venceu o 4.º Open da Liba ABV e assumiu o primeiro lugar quando ainda faltam disputar dois opens.
O 4.º Open decorreu no Café Pinhal, em Guimarães e Paulo Soares venceu na final José Antunes do Etileno Bar por 5-1.
O percurso desta vitória começou contra José Antunes tendo o fafense vencido por 4-2. Defrontou depois Pedro Fernandes venceu por 4-1. Na meia final defrontou um velho conhecido, tendo levado a melhor contra Ricardo Cardoso por 5-3. Na final viria reencontrar José Antunes tendo o fafense vencido por expressivos 5-1.
Na classificação geral Paulo Soares lidera com 700 pontos, segue-se José Antunes com 660 e Pedro Fernandes completa o pódio com 630.
sábado, 28 de maio de 2022
Futsal Fem. - Play Off | Sporting CP, 3 - GCR Nun'Álvares, 9
Goleada das antigas
O grupo Nun'Álvares foi ao Pavilhão João Rocha vencer o Sporting por expressivos 9-3, no primeiro jogo da meia final do play-off do campeonato nacional da 1.ª Divisão.
A equipa condestável, orientada por Pedro Nobre já vencia ao intervalo por 3-0 e na segunda parte confirmou a sua supremacia.
Um Póker de Carla Vanessa, um hat-trick de Cátia Morgado e um bis de Pisko fizeram a história deste jogo.
A meia final disputa-se à melhor de três e se o Nun'Álvares vencer o próximo jogo garante a sua presença na final. Na outra meia final o Benfica venceu o Novassemente por 2-1. O próximo jogo do GNA é a 4 de Julho no pavilhão do Nun'Álvares e se houver necessidade de terceiro jogo será no mesmo pavilhão.
quinta-feira, 26 de maio de 2022
Div. Honra AF Braga | PH é o treinador da ACD Pica para temporada 2022/23
Será a quarta equipa de Fafe que treina
Philip Cunha (PH) será o treinador da ACD Pica para a temporada 2022/23, na Divisão de Honra da AF Braga, conforme dá conta um comunicado do Clube. O treinador orientou a formação do GCD Regadas na temporada passada onde garantiu a manutenção neste mesmo escalão.
Como técnico, PH, de 41 anos, fez o estágio de treinador na AD Fafe, com Agostinho Bento, e esteve no comando técnico do GD Silvares durante três temporadas antes de chegar ao Atei. Regressou a Fafe para treinar a SR Cepanense e na época passada orientou o GCD Regadas.
"A direção da ACD Pica vem por este meio informar que chegou a acordo com o técnico Philip Cunha (PH) para este assumir o cargo de treinador principal da equipa sénior.
Assim sendo, trata-se de um regresso do Mister PH a um clube que bem conhece, onde atuou como atleta.
Ao Mister PH e à equipa técnica que o acompanhará desejamos as maiores felicidades e consigam guiar o nosso clube a grandes êxitos desportivos.
Futsal AMAF - Veteranos | Santo Ovídio venceu mais um campeonato
TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR
Uma equipa com um registo extraordinário
A equipa de veteranos de futsal do ARCO Santo Ovídio venceu a edição 2021/22 da Liga de Futsal da AMAF em veteranos, vencendo todas as edições que houveram desde que foi criada em 2017/18.
O adversário da final à melhor de três desta temporada foi o GD Golães, tendo a formação do Santo Ovídio orientada por Paulo Leite (Coca), levando a melhor nos dois primeiros jogos pelo mesmo resultado 4-2, resolvendo desde logo a decisão do título.
Só para se ter uma ideia da capacidade demolidora desta equipa de veteranos, desde o início, época 2017/2018, fizeram 95 jogos, obtiveram 82 vitórias, 10 empates e consentiram apenas 3 derrotas, o que é um feito extraordinário.
PALMÁRES DA EQUIPA DE VETERANOS DA ARCO SANTO OVÍDIO
2017/2018 - Venceu o Campeonato
2018/2019 - Venceu a Supertaça e o Campeonato
2019/2020 - Venceu a Supertaça e quase foram campeões não fosse o covid19 ter interrompido o campeonato.
2020/2021 - Não houve campeonato devido ao Covid.
2021/2022 - Venceu o Campeonato e está na final da Taça (o jogo é no próximo sábado 28 de Maio às 21h00).
quarta-feira, 25 de maio de 2022
Caminhada "As aldeias das margens do rio Vizela" é já no próximo Domingo
Um percurso fantástico
É já no próximo domingo, dia 29 de manhã, que se realizará a caminhada "As aldeias das margens do rio Vizela".
A mesma vai percorrer as aldeias da Lagoa, Gontim, Felgueiras e Pedraído e terá uma visita guiada ao Moinho de Casca de Gontim e à tricentenária igreja de Pedraído.
As inscrições ainda estão disponíveis em:
https://www.trekkadventure.com/evento/as-aldeias-das-margens-do-rio-vizela
terça-feira, 24 de maio de 2022
segunda-feira, 23 de maio de 2022
1.º Convívio Gerações de Campeões da AD Fafe foi um êxito
AD Fafe recebeu dezenas de filhos pródigos
Numa louvável iniciativa de quatro ex-atletas da AD Fafe, Pedro Martins, Arlindo Silva, Marco Freitas e Cristóvão Ribeiro, que contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Fafe e da Associação Desportiva de Fafe, reuniram-se no Estádio Municipal de Fafe quatro gerações de campeões distritais de Juvenis e Juniores do Clube mais representativo do Concelho.
Marcaram presença neste 1.º Convívio Gerações de Campeões, as formações campeãs de juniores 1989/90, 1995/96, 1999/2000 e de Juvenis de 2004/2005. Foi precisamente a geração mais nova a que saiu "vencedora" desta saudável brincadeira onde se viveram momentos de verdadeira felicidades nos festejos das vitórias, nas defesas dos penaltis dos guarda-redes e noutra brincadeiras que os momentos iam proporcionando.
O convívio terminou no Restaurante Cozinha da Velha (boas entradas, boa comida, bom atendimento), onde foram entregues algumas lembranças a algumas personalidades que os organizadores do evento (Marco, Arlindo, Cristóvão e Pedro) entenderam distinguir.
Houve jogadores que se reencontraram cerca de trinta anos depois, foram recordados jogos, histórias e outros acontecimentos paralelos à conquista dos respetivos títulos, todos tendo em comum a Associação Desportiva de Fafe que viu tanto filho pródigo regressar a casa, fornecendo-lhe os balneários e equipamentos para este torneio, cedendo o campo e acolhendo com simpatia e mesmo sendo de gerações diferentes estes atletas voltaram a ser os jovens de antigamente só que agora com mais maturidade.
Antes de abandonarem o restaurante ainda houve tempo para o lançamento da edição ilustrada de ficção "Delfa - Campeão Universal" (Ver texto à parte neste Blog).
Livro "Delfa - Campeão Universal" foi apresentado entre campeões
TEXTO: TIAGO JOÃO LOPES | FOTOS: JCL E IVO BORGES
"Serás sempre o verdadeiro mágico"
O livro Delfa Campeão Universal foi apresentado no último Sábado no Restaurante Cozinha da Velha, em Fafe, onde estavam reunidas quatro gerações de campeões distritais de futebol da AF Braga pela AD Fafe, sendo verdade que Delfim Sepúlveda o homenageado com este livro também fez parte desse restrito lote de vencedores regionais com as cores da AD Fafe.
Numa cerimónia simples mas sentida usaram da palavra o autor, João Carlos Lopes, o presidente da Junta de Freguesia de Fafe Paulo Soares e o homenageado Delfim Sepúlveda, tendo todos feito discursos breves mas sentidos.
Este livro vem na sequência de outro editado em 2004, composto por uma parte de ficção e outra de factos reais. Desde então foi sempre pretensão do autor ilustrar a parte de ficção e fazer um livro que pudesse ser apreciado pelos mais jovens para que consigam ver “Delfa” da mesma forma que o autor o vê e sempre viu. A concretização deste anseio do autor só se tornou possível após uma troca de palavras com o presidente da Junta de Freguesia de Fafe, senhor Paulo Soares, que se prontificou de imediato em apoiar a edição ilustrada da parte ficcionada do livro original “Delfa - Jogador Universal”, a quem o autor agradece por tornar este seu sonho realidade e por o ajudar a eternizar as proezas futebolísticas de um amigo comum para quem a vida foi mais que madrasta.No prefácio escrito por Sara Margarida Lopes (Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto e Mestre em Marketing pela Universidade Católica Portuguesa - Porto) pode ler-se "esta obra de João Carlos Lopes, pretende ser mais do que um livro em si, é seguramente uma homenagem a Delfim Sepúlveda, conhecido entre os amigos da sua rua como Delfa, um brilhante jogador de futebol, precocemente retirado do caminho que o levaria ao estrelato devido a um acidente de viação que o deixou mais que incapacitado de jogar futebol, obrigando-o a locomover-se numa cadeira de rodas.
Com uma escrita viva, colorida e despretensiosa, «Delfa – Campeão Universal» é um tributo ao jogador e ao homem que é Delfim Sepúlveda, hoje uma figura carismática do Concelho de Fafe, conhecido não só pelo infortúnio mas também pela forma como enfrentou a adversidade e prosseguiu a sua vida, vivendo o dia-a-dia com um sorriso estampado no rosto, servindo de exemplo a muitas outras pessoas que se queixam das agruras da vida, pela sua fé e persistência e acima de tudo pela vontade que demonstra em viver.
O autor apresenta uma original história de ficção científica em que o personagem principal é o próprio Delfa, mas vai um pouco além disso e aproveita para homenagear e lembrar outras pessoas que disfarçadamente invoca no livro.
Apesar de ter sido escrito por alguém ligado há muitas décadas ao jornalismo, o autor deu asas à sua criatividade e criou uma história “de outro mundo”. Além disso, Delfa é descrito como um herói. Assim, para quem lê este livro, torna-se evidente a principal intenção do autor: eternizar Delfa como um mito.
O livro tem uma edição muito limitada e encontra-se disponível na Junta de Freguesia de Fafe com um preço simbólico de cinco euros que reverte a favor de Delfim Sepúlveda tendo o mesmo já manifestado publicamente que esse dinheiro angariado será doado à menina Maria Clara de S. Vicente Paços, que devido a doença rara necessita de tratamento médico especial.
domingo, 22 de maio de 2022
Nun'Álvares venceu a Taça de Portugal de Futsal Feminino contra o Benfica
Condestáveis implacáveis nos penaltis
O GCR Nun'Álvares, treinado por Pedro Nobre, conquistou a primeira Taça de Portugal de Futsal Feminino da sua História ao bater na final disputada em Sines o SL Benfica nas grandes penalidades, após prolongamento e um empate a uma bola no tempo regulamentar.
O jogo da final que começou pelas 20 horas desate domingo registava um empate a zero ao intervalo. Na segunda parte Inês Fernandes, marcou para o Benfica, aos 30 minutos, e Cátia Morgado, para as Condestáveis aos 39, empurraram a partida para o prolongamento.
Na primeira parte do prolongamento um livre de dez metros de Cátia Vanessa defendido por Ana Catarina teve recarga de Cátia Morgado mas na hora do remate já tinham terminado os cinco minutos.
No recurso a desempate por grandes penalidades, as jogadoras do GNA foram implacáveis e não falharam qualquer remate ao invés do Benfica que enviou uma bola ao poste e viu outro penalti ser travado por Maria Rocha.
No final a festa foi amarela e azul, curiosamente as cores da Ucrânia, com as Condestáveis a conquistarem o segundo troféu da temporada, depois da Taça da Liga. Ainda pode fazer o "triplete" se vencer o campeonato nacional.
Estes dois troféus conquistados são motivo de muito orgulho para Fafe e representam a ascensão sustentada do futsal do GCR Nun'Álvares, sendo o expoente máximo de todo o futsal do clube até ao momento tendo estas atletas gravado mais um avez o seu nome na história do Nun'Álvares bem como no da modalidade a nível nacional. Por isso não conquistaram apenas duas taças mas sim a eternidade.
sábado, 21 de maio de 2022
Rali de Portugal | Horários para este Domingo (22 de maio) em Fafe
Fafe mantém o estatuto de Power Stage
Não faltam motivos de interesse para acompanhar, até 22 de maio, a edição 2022 do Rally de Portugal, a 55.ª edição de um dos maiores eventos do desporto automóvel no nosso país . A competição regista, este ano, um número recorde de inscritos com cem equipas participantes (o maior número até agora nas provas deste ano do WRC), a estreia na terra e três campeões do mundo à partida.
O Rally de Portugal 2022 é a quarta prova do WRC (Campeonato Mundial de Ralis) e o primeiro rali de terra do ano, significando também a estreia dos novos híbridos Rally1 neste tipo de pisos. Acresce ainda o facto de o WRC comemorar este ano o seu 50º aniversário, assinalando a data em terras lusas. Nesse âmbito, o Automóvel Clube de Portugal (ACP) respondeu ao desafio da FIA e do promotor do WRC com um verdadeiro museu-vivo situado na Exponor, de entrada livre, onde se encontram alguns dos mais emblemáticos carros da história do Campeonato do Mundo, como o Fiat 131 Abarth, o Alpine-Renault A110, o Lancia Rally 037, o Lancia Delta Integrale, o Peugeot 205 T16, o Audi Sport Quattro ou o Opel Ascona 400.
A edição 2022 do Vodafone Rally de Portugal integra 21 classificativas, num percurso total de 1535,35 km, 343,3 km dos quais disputados ao cronómetro.
Relembre-se a importância de assistir às provas nos troços do Rally de Portugal com a máxima segurança dos espectadores, respeitando sempre o lema “Perto da emoção, longe do perigo”.
PROGRAMA:
19 de maio, quinta-feira
Com base na Exponor, em Matosinhos, o centro de operações do Rally de Portugal, o Rally de Portugal irá percorrer as estradas do Norte e Centro do país, logo desde quinta-feira dia, 19 de Maio. O primeiro dia começa com o Shakedown, em Baltar, Paredes, sendo estes primeiros quilómetros oficiais em pisos de terra dos novos carros. Ainda no mesmo dia, está marcado o início das hostilidades da competição com a Cerimónia de Partida e a Super Especial em Coimbra.
Dia 20, sexta-feira
Disputam-se quatro das mais emblemáticas classificativas do Centro do País: Lousã, Góis, Arganil e Mortágua. Depois, a caravana ruma a Norte, onde, ao final da tarde (19h03), tem lugar a Super Especial de Lousada.
Sábado, dia 21
As equipas têm pela frente três duplas passagens pelas classificativas de Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante, esta última com partida de Mondim de Basto. O final do dia fica marcado pela Super Especial do Porto, na Foz, com início previsto para as 19h03.
Domingo, dia 22
Reserva-nos a ronda pelas incríveis classificativas de Fafe. Neste último dia competitivo, os concorrentes têm pela frente os troços de Felgueiras, Montim e Fafe, num total de 58,22 quilómetros. E, a exemplo dos últimos anos, a segunda passagem pela Especial de Fafe volta a ter o estatuto de Power Stage. Ou seja, a classificativa que premeia os cinco pilotos mais rápidos com pontos adicionais.´
Quinta-feira, dia 19
19h00 – 20h00 | SS1 Coimbra – Super Especial | RTP1
Sexta-feira, dia 20
19h00-19h58 | SS9 Lousada - Super Especial | RTP2
Sábado, dia 21
07h30-8h30 | SS10 Vieira do Minho 1 | RTP1
14h00-15h30 | SS13 Vieira do Minho 2 | RTP1
19h00-19h58 | SS16 Porto/Foz - Super Especial | RTP1
Domingo, dia 22
8h35-9h30 | SS19 Fafe 1 | RTP1
12h10-13h30 | SS22 Fafe 2 - Powerstage | RTP1
Petanca da APZ esteve nas Feiras Francas de Fafe no 1.º Torneio Regional
Contou com a presença de todos os clubes filiados do Norte
O Clube Petanca de Estorãos recebeu na tarde deste sábado o 1.º Torneio Regional da APZN, disputado na variante de triplete.
A competição, integrada no calendário da Associação de Petanca da Zona Norte, teve a particularidade de integrar o programa das Feiras Francas de Fafe, que terminam na próxima terça-feira, e contou com a presença da Vereadora do Pelouro do Desporto do Município Fafense, Paula Nogueira, em representação do Presidente, Antero Barbosa.
A prova teve a participação dos 8 clubes filiados na Associação Nortenha, que se fizeram representar com 33 equipas (31 masculinas e 2 mistas), num total de 99 jogadores, 97 homens e 2 senhoras.
O Clube Caçadores de Rebordosa conquistou os 2 primeiros lugares do torneio principal, ganho pela formação constituída porBruno Moreira, Paulo Bessa e Carlos Ferreira.
O Clube Amigos da Petanca (José Marinho, Joaquim Moreira e Abílio Silva) venceu o secundário, denominado de consolação.
O Mini Campeonato da APZN regressa no próximo domingo na Gafanha da Nazaré, com a realização da 7ª e penúltima jornada promovida pela Associação Bússola Partilhada.
Fotos de Armandino Marques (prémios) e José Vieira Machado (gerais)
Classificações
Campeonato (principal)
1º - Clube Caçadores de Rebordosa (Bruno Moreira, Paulo Bessa e Carlos Ferreira)
2º - Clube Caçadores de Rebordosa (Adão Tomás, Diogo Fontes e Amadeu Rocha)
3º - Clube Petanca de Rebordosa (Mário Cunha, Nuno Pacheco e Manuel Silva)
4º - Clube Petanca das Taipas (Luís Marques, Luís Teixeira e Manuel Ribeiro)
Consolação (secundário)
1º - Clube Amigos da Petanca (José Marinho, Joaquim Moreira e Abílio Silva)
2º - Centro Recreativo e Cultural de Briteiros (Rolando Martins, Adão Batista e Diogo Gonçalves)
3º - Clube Petanca de Estorãos (José Silva, Domingos Vieira e José Soares)
4º - Clube Petanca das Taipas (José Costa, João Costa e Raúl Costa)
Karaté | CB Fafe termina Liga Soshinkai com 18 medalhas
REDAÇÃO
Dez foram de ouro
No passado dia 14 de maio decorreu em Águeda a terceira e última jornada da Liga Soshinkai, prova organizada pela SKI-P (Shotokan Karate International - Portugal).
Para esta prova, o Centro Budo de Fafe fez-se representar por uma comitiva de 32 atletas, desde os escalões mais novos até aos seniores, nas duas vertentes competitivas do karate: kata (forma) e kumite (combate).
Desta prova destacam-se os 34 pódios conseguidos pelos atletas do CBF, nomeadamente, 10 ouros, 11 pratas e 13 bronzes.
Assim, no somatório dos resultados das 3 jornadas o CBF termina a Liga Soshinkai com 18 medalhas, das quais 6 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze.
Para além dos excelentes resultados, destaca-se ainda a importância que estas 3 jornadas tiveram para a preparação do Torneio Nacional da SKI-P, que se realizará no próximo dia 25 de junho.
segunda-feira, 16 de maio de 2022
Diogo "Baby Shark" e a enorme vontade de fazer ciclismo
Uma força da natureza com apenas 15 anos
Diogo tem apenas 15 anos e o gosto pelo ciclismo foi-lhe transmitido pelo seu pai Paulo Soares, que se desloca diariamente de casa para o trabalho de bicicleta e gosto de superar desafios. A força de vontade deste jovem ciclista é tanta que não passa despercebida à maioria das pessoa e num dos granfondos que se realizam a norte do país um então desconhecido e agora amigo encontrou a definição perfeita para definir Diogo, batizando-se de Baby Shark.
Apesar de ter adquirido o gosto pelo ciclismo há pouco tempo nunca mais parou e só vê desafios pela frente, tentando supera-los como aconteceu recentemente da difícil prova do Douro Granfondo em que aconselhado pelo seu pai para fazer o minifondo arriscou por sua conta e risco o mediofondo, completando os 109 km da prova e superando todas as dificuldades do percurso conseguindo subir a parede do Cadão com força suficiente para mandar um like para a fotografia e nem um furo e outra adversidade que lhe aconteceu com o calçado o fizeram desanimar.
O ciclismo é apenas um hoby para este tubarão bebé que frequenta o ensino secundário e ajuda o seu pai no talho, mas a sua vontade de aprender e evoluir é tanta que sonha entrar para uma escola desta modalidade. Por enquanto representa com orgulho as cores da vaca sorridente, Fafe Talho Team.
domingo, 15 de maio de 2022
Bilhar | Paulo Soares (Café Sueco) venceu o Open da Liga ABV Felgueiras
Encontros e reencontros com final feliz
O bilharista fafense Paulo Soares (Café Sueco) foi o grande vencedor do 3.º Open da Liga ABV Felgueiras que se disputou no Koffe Nice num evento que juntou os oito melhores atletas individuais da Liga AB Vimaranense, tendo o fafense derrotando na final Pedro Fernandes, que jogava em casa, por 5-2.
No percurso até à final, Paulo Soares iniciou-o com a vitória sobre José Antunes por 4-3. Na fase seguinte foi derrotado por 4-3 por Pedro Fernandes, passando para o lado dos derrotados defrontando então Pedro Buda que venceu por 4-2. Já na na meia final encontrou novamente José Antunes que derrotou novamente por expressivos 5-1.
Na final o fafense reencontro Pedro Fernandes e desta vez superiorizou-se ao felgueirense por 5-2, sagrando-se o grande vencedor deste Open.
Futsal - Liga Placard | Capitão Tiago Nogueira pendura as sapatilhas
"Este será sempre o meu clube, esta será sempre a minha casa"
O capitão do GCR Nun'Álvares Tiago Nogueira, decidiu terminar a sua carreira como atleta de alta competição ao fim de dez anos de inteira dedicação e entrega ao GCR Nun'Álvares, que ajudou a subir desde os distritais até à Liga Placard, o escalão mais alto da modalidade a nível nacional.
A ligação que tem ao clube é quase umbilical e mesmo na hora de saída o atleta jura fidelidade à coletividade não revelando, no entanto se ficará ligado ao mesmo através de algum cargo desportivo ou diretivo. Quem jogou com ele ou contra ele sabe como vivia os jogos do GNA dentro da quadra de forma intensa e sempre com o coração. Essas mesmas pessoas sabem também como era o Tiago Nogueira fora dos jogos e é por isso que a sua retirada vai deixar um vazio difícil de preencher.Na hora da despedida deixou um texto sentido nas redes sociais.
"As coisas têm sempre o valor que cada um lhes quer dar e, por essa razão, fica difícil fazer entender a alguém que não está inserido no mesmo contexto, que estes momentos são vividos com uma carga emocional gigante. Ainda assim, aqui vai.
O Grupo Nun’Álvares foi a minha casa na última década. Lá encontrei muitas vezes a solução para os meus problemas. Vivi as maiores alegrias e tristezas da minha vida. Fiz tantos amigos que lhes perdi a conta. Pelo caminho, perdi um, dos bons. Tão bom que sinto a presença dele a cada decisão que tenho de tomar. E sei que me apoiaria nesta também…
O Grupo Nun’Álvares ensinou-me tanto que decidi retribuir sempre com um amor e dedicação quase cegos, o clube foi a minha prioridade em detrimento de coisas mais importantes… ou pelo menos diziam que eram. As coisas têm mesmo o valor que lhes queremos dar.
No Grupo Nun’Álvares, aprendi os valores de que não se abdica: o altruísmo, o de colocar o Grupo acima de nós, o da humildade para reconhecer as nossas fraquezas e, não menos importante, aprendi a defender os meus de forma intransigente. Foi isso que tentei sempre fazer, ainda que muitas vezes possa ter parecido demasiado severo para com os que não estavam do meu lado. A esses tenho de pedir desculpa.
Essa noção de Grupo e de humildade para reconhecer as debilidades, de colocar o clube acima de mim, foi sempre o meu maior objetivo enquanto atleta e capitão de equipa. E são também esses valores que me fazem agora, percebendo que não estou ao nível daquilo que se exige a um atleta do Grupo Nun’Álvares, sair para que os mais novos possam aparecer. Nunca, em momento algum, poderia ser eu a atrasar o crescimento do clube.
Saio, com a consciência de que não podia fazer mais pela instituição, com a noção de que ajudei e muito a construir o que somos hoje mas, ainda assim, parece sempre que não foi suficiente de tanto que o Grupo me deu.
Pensei em agradecer a uma mão cheia de pessoas mas, de novo, o Grupo está acima de todos!"
Este será sempre o meu clube, esta será sempre a minha casa.
Obrigado, Grupo Nun’Álvares!"
AF Braga | CD Celoricense de José Manuel Teixeira sobe ao Pró-Nacional
Quatro subidas em seis temporadas
O técnico fafense José Manuel Teixeira conseguiu a quarta subida em seis temporadas que leva como técnico principal e esta vem junta com o título de campeão distrital da Série C da Divisão de Honra da AF Braga devolvendo o CD Celoricense à Divisão Pró-Nacional, um lugar mais condigno com os pergaminhos do Clube. .
A consumação da subida deu-se novamente tal como na época passada no último jogo da temporada com o empate a duas bolas com a outra equipa que ainda podia chegar ao Título Santiago de Mascotelos FC, em partida a disputada na tarde deste Domingo, 15 de Maio, no Estádio Municipal de Celorico de Basto.
O treinador de 42 anos já tinha subido o GDC Regadas da 1.ª Divisão á Divisão de Honra em 2015/16, o Desportivo Arco de Baúlhe da 1.ª Divisão à Honra em 2017/18 , o S. Paio SC em 2020/21, juntando agora ao currículo nesta época de 2021/22 a subida do Celoricense ao Pró-Nacional.
Tal como na temporada passada José Manuel Teixeira contou com o preciso contributo de outro ilustre fafense Ismael Sousa, bem como do outro adjunto Pedro Gonçalves.
sábado, 14 de maio de 2022
quarta-feira, 11 de maio de 2022
Percursos Pedestres de Fafe divulgados no Festival do Marco de Canaveses
REDAÇÃO
Destaque para a PR 13 FAF “Trilho de Ribeiros”
A rede de percursos pedestres do concelho de Fafe, com destaque para a recém inaugurada PR13 FAF “Trilho de Ribeiros”, foi divulgada no VIII Festival de Percursos Pedestres de Marco de Canaveses, pela Secção de Pedestrianismo dos Restauradores da Granja.
O VIII Festival de Percursos Pedestres de Marco de Canaveses, realizou-se no passado domingo, 08-05-2022, organizado pela Secção de Pedestrianismo da Associação dos Amigos do Rio Ovelha (AARO) e a Câmara Municipal do Marco de Canaveses, sob o tema “Caminhar pelo Desporto e pela Natureza”.
+ fotos em: https://www.facebook.com/restauradores.dagranja
Pedestrianismo | Estão abertas as inscrições para o percurso "As Aldeias das Margens do Rio Vizela"
Guia: Pedro Fernandes
Ponto de Encontro: Igreja da Lagoa
Hora de Encontro: 08:30
Data: 29/05/2022
Hora: 09:00
Hora de Fim: 14:00
Para saber mais sobre o equipamento recomendado clique aqui.
Faleceu o treinador e ex-jogador fafense Manuel Abreu
Fafe perde uma das suas referências desportivas
A comunidade desportiva acordou esta terça-feira com a triste notícia do desaparecimento súbito do fafense Manuel Abreu, que parte aos 63 anos para a vida eterna. O treinador e antigo atleta é irmão de Sérgio Abreu, antigo central do Sporting de Braga, a quem Montelongo Desportivo endereça as mais sentidas condolências, bem como a toda a família.
Como jogador que ocupava a posição de defesa ou médio defensivo representou entre outros clubes o Paris S. German, Stade de Reims, Nacy e Sporting de Braga. Abreu foi treinado por treinadores como Arséne Wenger, Manuel José, Humberto Coelho e pelo fafense António Valença. No Braga, na época 1986/87, jogou com Carlos Carvalhal, Nelito, Toni, Lito, Fernando Pires, José Serra, Jaques, António Borges e Jorge Gomes entre outros.
Manuel Abreu possuía o nível 4 de treinadores da UEFA e treinou o Stade de Reims, Calais RUFC, AS Saint-Priest, Sénart-Moissy, FC Chartres, Ol. Saint-Quentin, Racing Clube de Paris, FC Rouen e na presente temporada o Reims Sainte-Anne.
terça-feira, 10 de maio de 2022
Basquetebol -Taça do Minho | Restauradores da Granja, 40 - SC Braga C, 41
TAÇA DO MINHO SUB 16 MASCULINOS - SÉRIE C
RG 40 x SC Braga c 41
Último jogo em casa contra o Sporting Clube de Braga C, que desta vez terminou com uma derrota por 40-41. Como o resultado evidencia foi um jogo muito disputado até ao último segundo.
Um bom jogo de basquetebol onde a vitória caiu para a equipa de fora e onde os jogadores dos Restauradores saíram com a confiança reforçada pois cada vez mais acreditam no seu trabalho e na evolução que têm conseguido em tão pouco tempo.
Com fé e determinação tudo se arranja.
Força Granja! Se hoje for difícil amanhã será canja!🏀
Futsal | João Miguel espalha magia nas quadras espanholas
Jogador de elite merece concretizar o sonho
O pivot fafense João Miguel continua a espalhar magia nas quadras espanholas ao serviço do Ribeira Navarra, equipa que se encontra em posição de pay off de campeão quando faltam disputar quatro jornadas da Liga mais competitiva do mundo em Futsal.
O craque que foi o melhor marcador da fase regular da Liga Placar, em Portugal, na época passada não precisou de muito tempo para se adaptar ao ritmo louco do futsal espanhol e não se intimidou por mudar de ares nem respondendo com trabalho honesto e muita humildade contribuindo para a sua equipa com 14 golos e sete assistências esta época, e com a sua magia dentro da quadra o que empolga ainda mais espetáculo desta modalidade.
Aos 30 anos João Miguel está em plena forma e cada vez mais se assume como um jogador de topo e que já merecia uma chamada à seleção nacional, quanto mais não fosse para premiar o seu esforço e a sua evolução meteórica na modalidade, devendo os jogos particulares da equipa nacional servir para premiar estes atletas que nasceram para brilhar e sonham toda a carreira com uma chamada do selecionador nacional para se sentirem completos.
Dois pódios para a AK Fafe na II Liga de Karate da FNKP-P
Uma prova de elevada importância para os atletas
Decorreu no último fim de semana, na Malveira, sob a organização da FNK-P, a II Liga de Karaté, certame que contou com 228 atletas e 46 treinadores em representação de 62 clubes.
A AK Fafe fez-se representar pelos atletas Francisco Carvalho e Gabriela Durães, acompanhados pela treinadora Sónia Marinho.
Esta é uma prova bastante importante para os atletas portugueses, sendo realizada por grupos, onde todos (do mesmo escalão) combatem contra todos.
2.º classificado- Francisco Carvalho - Kumite Cadetes -67 Kg
3.º classificada - Gabriela Durães- Kumite Juniores -63 Kg
De referir ainda, a boa prestação de Gabriela Durães na prova de kata, que venceu o primeiro grupo, ficando afastada das medalhas no segundo.
Os responsáveis da AKJF congratulam-se com o desempenho dos seus atletas dando os parabéns aos medalhados, por mais uma vez demonstrarem a determinação e garra akfafense.
Leonardo Pereira (CBF) triunfa na II Jornada da Liga de Karate da FNK-P
Disputou combates de elevada dificuldade
No dia 7 de maio, o Centro Budo de Fafe, representado pelo atleta Leonardo Pereira, deslocou-se à Malveira para disputar a 2ª Jornada da Liga de Karate da Federação Nacional de Karaté.
Competindo na categoria de Kumite Sénior +75Kg, o Leonardo destacou-se dos demais adversários ao sagrar-se campeão desta jornada, disputando combates de elevada dificuldade, que culminaram no combate final que foi ganho pelo atleta Fafense por 2-0.
A Liga de Karate é uma prova disputada ao longo da época desportiva, com o objetivo de dar rodagem competitiva aos atletas ao longo de todo o ano. Com este resultado, o Leonardo consolida a sua excelente época depois de no mês passado se ter consagrado campeão nacional da sua categoria.