.

.
.

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Livro "Delfa - Campeão Universal" foi apresentado entre campeões


TEXTO: TIAGO JOÃO LOPES | FOTOS: JCL E IVO BORGES

"Serás sempre o verdadeiro mágico"

O livro Delfa Campeão Universal foi apresentado no último Sábado no Restaurante Cozinha da Velha, em Fafe, onde estavam reunidas quatro gerações de campeões distritais de futebol da AF Braga pela AD Fafe, sendo verdade que Delfim Sepúlveda o homenageado com este livro também fez parte desse restrito lote de vencedores regionais com as cores da AD Fafe.

Numa cerimónia simples mas sentida usaram da palavra o autor, João Carlos Lopes, o presidente da Junta de Freguesia de Fafe Paulo Soares e o homenageado Delfim Sepúlveda, tendo todos feito discursos breves mas sentidos. 

 Este livro vem na sequência de outro editado em 2004, composto por uma parte de ficção e outra de factos reais. Desde então foi sempre pretensão do autor ilustrar a parte de ficção e fazer um livro que pudesse ser apreciado pelos mais jovens para que consigam ver “Delfa” da mesma forma que o autor o vê e sempre viu. 

A concretização deste anseio do autor só se tornou possível após uma troca de palavras com o presidente da Junta de Freguesia de Fafe, senhor Paulo Soares, que se prontificou de imediato em apoiar a edição ilustrada da parte ficcionada do livro original “Delfa - Jogador Universal”, a quem o autor agradece por tornar este seu sonho realidade e por o ajudar a eternizar as proezas futebolísticas de um amigo comum para quem a vida foi mais que madrasta.      

No prefácio escrito por Sara Margarida Lopes (Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto e Mestre em Marketing pela Universidade Católica Portuguesa - Porto) pode ler-se "esta obra de João Carlos Lopes, pretende ser mais do que um livro em si, é seguramente uma homenagem a Delfim Sepúlveda, conhecido entre os amigos da sua rua como Delfa, um brilhante jogador de futebol, precocemente retirado do caminho que o levaria ao estrelato devido a um acidente de viação que o deixou mais que incapacitado de jogar futebol, obrigando-o a locomover-se numa cadeira de rodas.

Com uma escrita viva, colorida e despretensiosa, «Delfa – Campeão Universal» é um tributo ao jogador e ao homem que é Delfim Sepúlveda, hoje uma figura carismática do Concelho de Fafe, conhecido não só pelo infortúnio mas também pela forma como enfrentou a adversidade e prosseguiu a sua vida, vivendo o dia-a-dia com um sorriso estampado no rosto, servindo de exemplo a muitas outras pessoas que se queixam das agruras da vida, pela sua fé e persistência e acima de tudo pela vontade que demonstra em viver. 

O autor apresenta uma original história de ficção científica em que o personagem principal é o próprio Delfa, mas vai um pouco além disso e aproveita para homenagear e lembrar outras pessoas que disfarçadamente invoca no livro. 

Apesar de ter sido escrito por alguém ligado há muitas décadas ao jornalismo, o autor deu asas à sua criatividade e criou uma história “de outro mundo”. Além disso, Delfa é descrito como um herói. Assim, para quem lê este livro, torna-se evidente a principal intenção do autor: eternizar Delfa como um mito.

O livro tem uma edição muito limitada e encontra-se disponível na Junta de Freguesia de Fafe com um preço simbólico de cinco euros que reverte a favor de Delfim Sepúlveda tendo o mesmo já manifestado publicamente que esse dinheiro angariado será doado à menina Maria Clara de S. Vicente Paços, que devido a doença rara necessita de tratamento médico especial.     

Sem comentários: