.

.
.

sábado, 30 de dezembro de 2023

SR Cepanense é uma Velha Senhora cheia de vida, de encanto e de sonhos

TEXTO E FOTO: JOÃO CARLOS LOPES 

Bancada coberta é a mais recente criação 

A mais recente criação da SR Cepanense é uma bancada coberta para que os seus sócios e visitantes tenham condições ideais para assistir aos jogos de futebol. Em muito pouco tempo, foram feitas obras de melhoramento de todas as instalações desportivas, construção de novos balneários, bancada, bar de apoio, cobertura da bancada e requalificação do recinto de jogo, num conjunto de infraestruturas em que um relvado sintético assenta como uma luva, mas que só será possível com a ajuda autárquica e externa.       

Quando a vontade é grande as obras, mais tarde ou mais cedo, acabam por acontecer, por muito sacrifício que possam custar. O homem sonha, a obra nasce, ainda que nem sempre seja fácil de a concretizar e que isso roube muito do seu tempo, esforço que reverte sempre a favor dos outros e nunca do próprio. São atitudes altruístas como esta que fazem crescer as instituições e as localidades e por osmose melhora a qualidade de vida das pessoas.       

A Sociedade de Recreio Cepanense, instituição que fará cem anos de vida no dia 26 de Maio de 2026, tem sido, ao longo dos anos, um exemplo de perseverança e de vitalidade, sendo depois das Bandas Filarmónicas e dos Bombeiros Voluntários a instituição mais antiga do concelho. Multifacetada a nível cultural e desportivo, tem tido grandes timoneiros e aqui chegamos aos mais recentes, a família Mendes, ou uma tríade de irmãos que se entregam de corpo e alma a uma coletividade que doutra forma, quiçá teria fechado as portas. Joaquim, Zeca e Sérgio, juntamente com um punhado de outros cepanenses, têm sido os pilares da SRC e quem mais tem feito nas últimas décadas para que a mesma mantenha o bom nome que eleva a freguesia de Cepães e o Concelho de Fafe para lá das suas fronteiras nacionais e internacionais. 

A SRC mantém, a nível desportivo, o Futebol de 11, Futsal, Atletismo, Bilhar e Ciclismo amador. Já teve uma equipa de Futebol de 11 e de Futsal feminino. Tem uma secção de Jogo do Pau que se encontra inativa de momento. A nível cultural mantém um Grupo de Teatro, que em breve fará um festival, e já teve uma Tuna, um Coro Infantil e um Rancho Folclórico, destacando-se ainda, recentemente, a realização de um filme "Erosão", que relata as histórias e memórias da emigração.                   

A SRC tem ainda demonstrado uma grande responsabilidade social, destacando-se uma campo desportivo. Depois de ressuscitar há uns anos a esta parte a secção de atletismo que tem funcionado como locomotiva para muitas outras instituições que entretanto se formaram, graças a um evento chamado "Fafe a Correr" que a coletividade leva paras as ruas da Cidade de Fafe desde 2015 e que se tem mantido ininterruptamente todas as quartas feiras. Esta iniciativa criou o gosto pela corrida a centenas de pessoas do Concelho de Fafe tirando-as do sedentarismo, dando-lhe novos horizontes para uma vida mais saudável física e mentalmente, fomentando a união entre atletas e o intercâmbio com outras instituições.

Há muito poucas coletividades em Fafe com a vitalidade que a SRC demonstra, uma coletividade agregadora, simpática, cheia de vida e sempre de braços abertos para acolher quem chega ou ajudar quem necessita. 

Sem comentários: