.

.
.

sábado, 24 de abril de 2010

Juniores 2.ª Div. - Fase final: AD Fafe, 0 – Moreirense FC, 1

Texto e fotos: João Carlos Lopes

Malditas bolas paradas

- Ricardo expulso na compensação e Rampa viu o vermelho (dois amarelos) depois de terminar o jogo

Os juniores da AD Fafe disseram adeus a uma hipotética subida de divisão ao perderem, em casa, com o Moreirense Futebol Clube por uma bola a zero. O golo dos cónegos foi obtido na segunda parte, na conversão de um livre directo, apontado superiormente por Inácio. O jogo ficou ainda marcado pela amostragem de dois cartões vermelhos para o lado dos fafenses, ambas por acumulação de cartões amarelos. A primeira aconteceu já em tempo de compensação, quando o juiz da partida mostrou o segundo cartão a Ricardo, numa falta em que a amostragem do cartão não se impunha. A outra expulsão foi já depois do jogo ter terminado com Rampa a ver dois cartões amarelos seguidos no calor de palavras dirigidas ao juiz da partida. Nesse capítulo e seguindo o critério disciplinar, o árbitro errou quando não mostrou, muito antes, a segunda cartolina amarela a Carlos, jogador do Moreirense, que já tinha um cartão amarelo quando, na tentativa de queimar tempo, desviou e reteve a bola depois de uma falta a favor dos fafenses. De resto, não se pode atribuir a culpa ao árbitro da derrota fafense ainda que a falta que originou o livre deixe algumas dúvidas. O Fafe também dispôs de livres frontais e não tirou daí qualquer proveito.
A formação do Moreirense privilegia o rigor defensivo e explora o contra-ataque. Com este sistema venceu os fafenses quatro vezes esta época, três delas, com golos de bolas paradas, por 1-0 e o outro, já nesta fase por 2-1, com o segundo golo dos cónegos a nascer também de uma bola parada. A sorte não diz tudo e esta também se procura.
Neste jogo o Moreirense não fugiu à regra com o seu meio campo defensivo muito povoado e dois extremos muito rápidos. A fazer aquilo que momentos antes do jogo começar o treinador praticou no aquecimento, jogadas rápidas e cruzamentos laterais para a área, após perda da bola pela equipa contrária.
A primeira meia hora de jogo foi muito equilibrada. Aos 29 minutos o Fafe teve uma boa jogada entre Sandro, Ruben e Ivo, com este a rematar em jeito mas ao lado. Respondeu de imediato o Moreirense, com Marcelo a levar perigo á área do Fafe e a ganhar canto.
Aos 44 minutos o moreirense João Manuel marcou um livre para a área fafense, a bola bateu no chão e quase traiu Luís que teve que ceder canto com um golpe de rins.
Os cónegos entraram fortes na segunda metade e logo aos 49 minutos Luís evitou que Manu marcasse com a bola a esbarrar ainda no jogador do Moreirense depois do alívio do guardião fafense.
O golo do Moreirense surgiu aos 59 minutos. Livre perto da linha da área um pouco ao lado da meia-lua. Inácio rematou forte e colocado sem qualquer hipótese para Luís.
O Fafe reagiu bem ao golo e aos 66 minutos, após uma boa iniciativa individual de Castro – o melhor fafense em campo – a bola chegou a Teixeira que rematou á malha lateral. No minuto seguinte o mesmo Teixeira, por duas vezes, uma com o pé e outra de cabeça, não fez o golo por muito pouco, sendo certo que do segundo remate resultou canto. Na sequência deste, ainda o mesmo jogador, de cabeça, atirou ao poste direito da baliza moreirense, na recarga Rampa rematou de cabeça, á figura. Era o grande período de pressão do Fafe.
O Moreirense jogava, agora, mais no contra-ataque que nunca e aos 70 minutos Manu apareceu no primeiro poste e enviou a bola ao ferro da baliza defendida por Luís. Aos 76 os fafenses reclamaram uma grande penalidade por domínio de bola com a mão de Basílio.
O Fafe jogava mais com o coração que com a cabeça e aos 85, Castro teve mais um rasgo brilhante e serviu Zé Brochado com este a solicitar Teixeira que rematou ao lado. Aos 88 foi Teixeira a desviar para João Miguel e este a tentar fazer golo conquistou um canto.
Até final houve ainda a expulsão de Ricardo e depois do jogo acabar de Rampa. Gerou-se alguma confusão e contestação mas, entre os verdadeiros agentes desportivos – jogadores – reinou o fair-play.
O Moreirense depende dele próprio para subir de escalão enquanto o Fafe perdeu a hipótese de o poder fazer. De salientar que na formação dos cónegos joga um fafense, Pedro, suplente utilizado neste jogo.

Jogo realizado no Campo n.º 2 do Parque Municipal de Desportos, em Fafe.

Árbitro: Ricardo Moreira, auxiliado por Adriano Silva e Fernando Montenegro.

AD FAFE: Luís; Beijinhos, Ricardo, Rampa, Castro, Ivo, João Vítor (João Miguel, 70’) e Filipe Soares (Teixeira, 45’), Rubén (Nuno Freitas, 63’), Sandro e Zé Brochado. Treinador, Ténio Tenev.

MOREIRENSE FC: Abílio; Basílio, Sérgio, Diogo, Marcelo (Pedro, 81’), João Manuel, Luís Daniel (Carlos, 57’), Inácio, Manu, Bruno e Rui. Treinador, Leandro Alves.

MARCADOR: Inácio, 59’.
.

1 comentário:

Beatriz disse...

Olá João Lopes eu queria saber se você não vai publicar nada dos juniores ? Cumprimentos .