.

.
.

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Formação do OFC Antime já está certificada pela Federação Portuguesa de Futebol


REDAÇÃO

1.º Clube do Concelho de Fafe a ver a sua formação certificada

A Escola de Futebol os Operários, do OFC Antime, é a primeira do concelho de Fafe a receber o certificado de entidade formadora de futebol da Federação Portuguesa de Futebol que atribuiu aos operários 2 estrelas.   

Depois de ter cumprido rigorosamente todos os critérios exigidos para a sua escola de formação de futebol/futsal, de acordo com a qualidade do clube que se encontra num campeonato Distrital o OFC Antime recebeu o estatuto oficial de escola formadora. mediante o estatuto a que se candidatou. Só não foram atribuídas as 3 estrelas aos operários por, de momento, não possuir um conjunto de pessoas certificadas com formação específica para operar o desfibrilhador, que o clube não tem de momento mas pretende comprar a médio prazo. Contudo, quando tiver essa componente do desfibrilhador, que exige a presença de pelo menos duas pessoas continuamente no recinto de treino ou jogo. De resto nos outros tipos de exigências o clube cumpriu todas as metas estabelecidas, preenchendo critérios para a sua formação que algumas equipas de campeonatos nacionais já avaliadas não preencheram. 
      
Ainda a nível do Enquadramento Inicial e da resposta aos Requisitos Mínimos de Acesso, importa clarificar os seguintes conceitos:

Entidades Formadoras (5, 4 e 3 estrelas) – entidades sobretudo vocacionadas e com potencial para formar praticantes para os mais elevados níveis competitivos, nomeadamente para a sua equipa principal, sendo esse o seu principal objetivo.

Escolas de Futebol/ Futsal (2 e 1 estrela) – entidades sobretudo vocacionadas para o incremento, ensino e desenvolvimento dos praticantes. Dentro deste grupo de entidades podem encontrar-se algumas que, não o tendo como principal propósito, acabam por conseguir criar condições para formar praticantes para os mais elevados níveis competitivos.

Centros Básicos de Formação de Futebol/ Futsal (CBFF) – entidades que disponibilizam a atividade de futebol/ futsal para os seus praticantes, com as condições mínimas de segurança e apoio/ assistência.

O Processo de Certificação pode ser descrito em 7 grandes passos:
Registo 
Enquadramento Inicial 
Autoavaliação 
Visita Técnica
RelatórioPreliminar
Audiência de Interessados
Relatório Final

- Após perceber a que nível de certificação estará em condições de se candidatar, a Entidade deve proceder à sua Autoavaliação, que corresponde à descrição/caracterização da sua situação atual/real, relativamente a cada um dos Critérios e Subcritérios de Certificação.

- No modelo de certificação atualmente implementado, a Autoavaliação é feita de forma simples e prática, através da resposta a um conjunto de questões (critérios/ subcritérios), para as quais está definida a respetiva pontuação/ cotação (a resposta afirmativa a todas as questões da Autoavaliação permite atingir um total de 100 pontos).

Sem comentários: