.

.
.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Ciclismo - Volta a Portugal

Texto e foto1: http://www.volta-portugal.com/Foto 2: Tiago João lopes

“Piedra” lançada em Fafe
- Nuno segura amarela


Surpreendente o desfecho da quinta etapa da 71ª Volta a Portugal Lagos Sports! O espanhol Antonio Piedra (Andalucia-Cajasur), um jovem de 23 anos, bateu os mais fortes candidatos à vitória na “sala de visitas do Minho”. Piedra foi o primeiro a concluir a tirada que ligou Felgueiras a Fafe, num total de 184,6 kms. Na segunda posição terminou o companheiro de equipa, José Lopez, completando o pódio do dia o italiano Mauro Santambrogio (Lampre). Cândido Barbosa e Manuel Cardoso, dois nomes apontados como favoritos para a discussão da etapa ao sprint, ficaram fora da luta pelos melhores lugares mantendo-se tudo igual entre os primeiros da geral com Nuno Ribeiro a vestir a “Camisola Amarela Lagos Sports”.
Primeiro e segundo classificados na etapa, Piedra e Lopez foram dois dos oito corredores que andaram isolados durante grande parte do dia, embora o pelotão - comandado primeiro pela Liberty Seguros e nos quilómetros finais pela Lampre -, tenha controlado o andamento do grupo da frente. Todavia, nos quilómetros finais, os homens da Andalucia resolveram atacar em definitivo - Piedra saltou para a frente ao km 171,5, juntando-se oito quilómetros depois Lopez - mantendo-se o duo junto até bem perto do risco da meta. O pelotão, na recta final liderado pela Lampre, tentou reduzir a desvantagem, mas a festa fez-se mesmo em tons andaluzes no centro de Fafe.
Natural de Sevilha e profissional desde 2007, Antonio Piedra era um homem feliz após a primeira vitória como profissional. "É uma alegria triunfar aqui nesta chegada, numa Volta com tanto prestígio como é o caso desta em Portugal. Conseguimos dar o melhor resultado à fuga, mas até cruzar a meta não acreditei na vitória, uma vez que a Lampre vinha com grande velocidade na frente do pelotão".
15º na chegada a Fafe, e a perder apenas três segundos para o vencedor, Nuno Ribeiro (Liberty Seguros) manteve a liderança na classificação geral individual. "Foi um dia bastante complicado, com o calor a ser o maior adversário, mas os meus companheiros defenderam muito bem a liderança. O objectivo era manter a camisola amarela e não perder para os mais directos adversários e foi precisamente isso que aconteceu", explicou aquele que é "perseguido" por João Cabreira (CC Loulé-Louletano), a 2 segundos, e David Bernabeu (Barbot-Siper), a 46 segundos.
Líder isolado na classificação por pontos (Camisola Branca RTP), Cândido Barbosa confirmou a análise do cunhado Nuno Ribeiro e reafirmou que nada está ainda perdido para o Palmeiras Resort/Prio/Tavira, a equipa que lidera colectivamente. Tiago Machado (Madeinox-Boavista) veste a "Camisola Laranja RR" (Juventude) ao passo que o colega de equipa, Sérgio Sousa enverga o símbolo da Montanha - "Camisola Verde Jogos Santa Casa".