.

.
.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Ciclismo: Volta a Portugal de Cadetes passa por Fafe

Texto: www.acm.pt

Prova começa em Fafe a 3 de Agosto
.
De 3 a 5 de Agosto o pelotão de cadetes vai disputar a 5ª Volta a Portugal, uma organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Federação Portuguesa de Ciclismo.
.
Barcelos, Vila Nova de Famalicão e Fafe assumem um papel de destaque no desenrolar da importante competição que constituirá o ponto alto da época desportiva de cadetes e que será realizada em formato adaptado ao escalão etário.
.
“O momento é altamente desfavorável em termos de angariação de apoios e só a dedicação e esforço de dirigentes voluntários e de amigos do ciclismo, assim como a colaboração de entidades e autarquias como as de Barcelos, Fafe e Vila Nova de Famalicão - que reconhecem a importância e as virtudes da modalidade - permitem reunir condições para realizar a Volta a Portugal de Cadetes”, explica a Associação de Ciclismo do Minho (ACM).
.
“Lamentável e ironicamente”, prossegue a ACM, “parte muito significativa do orçamento será para entregar antecipadamente ao Estado para pagar o policiamento da prova pois o ciclismo amador continua a ser discriminado e a não aceder aos apoios atribuídos às modalidades disputadas em “espaços criados exclusivamente para a prática do desporto”.
.
Segundo a ACM, o Provedor de Justiça já recomendou ao Governo, por duas vezes, a alteração da legislação do policiamento. Sucessivos Governos e Grupos Parlamentares deram razão ao ciclismo, o Ministério da Administração Interna considerou o assunto "pertinente" e o próprio Instituto do Desporto de Portugal reconheceu a existência de um vazio legal que impede o ciclismo de aceder à compartição do Estado com os custos do policiamento de atividades desportivas amadoras realizadas na via pública. “Toda a gente dá razão ao ciclismo mas ninguém soluciona”, lamenta a ACM afirmando que ”não resolver este grave problema é ultrajar todos aqueles que, diariamente e em regime de voluntariado, se sacrificam para promover a prática desportiva e a ocupação dos tempos livres dos jovens”.
.
“É nos jovens que está o futuro pelo que decidimos desenvolver um último esforço para promover a Volta a Portugal de cadetes (atletas de 15 e 16 anos), um escalão com assinalável representatividade no Minho e no qual, aliás, o trabalho de formação dos clubes a nível nacional tem sido patenteado. A manter-se a discriminação do ciclismo teremos que suspender as provas de ciclismo amador como aconteceu recentemente com provas da Taça de Portugal de cadetes e de juniores”, afirma a ACM.
.
A Volta a Portugal de Cadetes contará com a participação de praticamente todas as equipas nacionais e de algumas formações mistas, desenrolando-se as três etapas nos concelhos de Barcelos, Fafe e Vila Nova de Famalicão.
.
A partida para a 5ª edição da Volta a Portugal de Cadetes será dada no dia 3 de Agosto (sexta-feira) com a realização da primeira etapa que começará e terminará numa localidade com grande tradição no ciclismo: Fafe, a “Sala de Visitas do Minho”. O pelotão terá pela frente as dificuldades naturais dos percursos da região minhota, compreendendo o traçado passagens por freguesias do concelho fafense, de Póvoa de Lanhoso e Guimarães, estando prevista no último caso uma meta volante em Souto Santa Maria.
.
No dia 4 de agosto (sábado), o pelotão rumará até terras de Camilo Castelo Branco. Vila Nova de Famalicão assistirá à segunda etapa que será integralmente disputada no concelho de Carlos Carvalho, o vencedor da 22ª Volta a Portugal em Bicicleta (1959).
.
Barcelos, no dia 5 de agosto (domingo) consagrará o vencedor da Volta a Portugal de Cadetes de 2012. A última e decisiva etapa será disputada em pleno coração do Minho, numa região rica em beleza e paisagens naturais com vista para a serra e para o mar. A partida será dada em Roriz, terminando a etapa no Monte da Franqueira, um espaço rico em património ambiental, cultural, arqueológico, religioso e etnográfico.
.
Antes da subida final até bem perto do Santuário de Nossa Senhora da Franqueira (séc. XVI), do castro romanizado e das ruínas do Castelo de Faria, os corredores terão que efetuar um percurso pelo concelho de Barcelos e disputar uma meta volante no centro da cidade e metas de montanha, nomeadamente em Tamel São Fins.
.
No final das três etapas - naquele que é considerado o Monte Sagrado dos Barcelense tal é a fé religiosa que atrai à Franqueira milhares de pessoas, anualmente, em peregrinação e romagem - serão reconhecidos os vencedores da Volta a Portugal de Cadetes de 2012.
.
A camisola amarela da 5ª Volta a Portugal de Cadetes, símbolo de liderança da classificação geral individual por tempos, é patrocinada pela Seissa, uma empresa criada em 2004 no seio da indústria têxtil de Barcelos, aproveitando a experiência acumulada de um grupo de trabalho especializado na área da moda. A camisola azul, símbolo da liderança da classificação da montanha é patrocinada pela empresa Reclamos Vitória, fornecedora oficial da Associação de Ciclismo do Minho, com sede em Guimarães, que presta serviços de impressão digital, reclamos luminosos, decoração de viaturas e publicidade diversa. Com sede em Fafe, a empresa Fafebombas patrocina a camisola branca, atribuída ao líder da classificação geral das Metas Volantes.
.
A 5ª edição da Volta a Portugal de Cadetes conta com o apoio das seguintes entidades: Câmaras Municipais de Barcelos, Fafe e Vila Nova de Famalicão, Seissa, Reclamos Vitória, Fafebombas, Cision, Fullsport, Fullwear, Guimarpeixe, Humberto & Oliveira, Lda. (Felgueiras), Auto Terror (Rent-a-car, Felgueiras), Jopedois, Rodrigues & Camacho, Lda., Ciclismo a Fundo (revista oficial), Instituto Português do Desporto e Juventude e Plano Nacional de Ética no Desporto. A última etapa conta também com a colaboração das Juntas de Freguesia de Roriz e Pereira, EMDB, Matias & Araújo, SA., E.Leclerc, Frulact, Minipreço (Roriz) Sidónios, Barcelos Popular, Rádio Barcelos e Confraria de Nossa Senhora da Franqueira.
.

Sem comentários: