O que vai contra é a atitude!
O dérbi entre o GD Silvares e o GD Fareja se contasse para o totobola seria um jogo e tripla. Se não vejamos: na jornada anterior o GD Fareja derrotou o GCD Regadas que estava melhor posicionado e andou até à duas ou três jornadas atrás no primeiro lugar e o GD Silvares foi empatar ao terreno do Selho que tinha vencido em Regadas na semana anterior. Na primeira volta o Regadas tinha goleado o Fareja a quem desta vez bastou um golo para recuperar os três pontos e o Fareja tinha batido o Silvares. O que mudou?
No futebol a única coisa que é matemática são os números, os dos golos, que dão vitórias, empates ou derrotas e os dos pontos. De resto há muitas nuances que podem interferir no resultado: a primeira é a natureza dos dérbis, em que as forças se equilibram de forma natural independentemente das equipas estarem bem ou mal classificadas. Os dérbis são jogos diferentes, porque se jogam antes, durante e depois da partida. O Fareja venceu o Regadas com uma equipa cheia de adaptações e também por aí teve mérito, o Silvares tem muitos jogadores em fase de aprendizagem no futebol distrital mas tem vindo a demonstrar que não é o bombo da festa que muitos julgariam que fosse, mostra evolução, crescimento e até alguma estabilidade. Sabendo-se como a equipa do Silvares foi feita, tudo o que têm conquistado até aqui é de louvar mas a tendência é para melhorar, porque ao que apuramos a equipa fez recentemente ajustes no plantel.
Falta analisar a matemática. Fazendo fé nos números que estão no site zerozero, o Fareja é 5.º com 8 vitórias, 2 empates e 5 derrotas, 29 golos marcados e 25 sofridos. Já o Silvares é penúltimo (12.º), com 1 vitória, 5 empates e 9 derrotas, 15 golos marcados e 31 sofridos. Ora, se o Fareja marca mais com quase o dobro dos golos do Silvares, já a diferença entre os golos sofridos é relativamente pequena, seis golos. Porém, nos dois últimos jogos, contra o Arco de Baúlhe e o Selho, 2.º e 8.º, o Silvares apenas consentiu um golo. Já o Fareja antes de vencer o Regadas por 1-0 tinha perdido 3-0 em Guilhofrei (4.º). Esta matemática só pode servir para análise porque no dia do jogo o que vai contar é mesmo a atitude, foi assim que o Fareja bateu o regadas e o Silvares roubou pontos ao Arco Baúlhe e Selho.
Sem comentários:
Enviar um comentário