Texto e fotos: João Carlos Lopes
Casa nova ainda sem vitórias
Ainda não foi desta que o Fafe venceu no seu estádio, apesar de ter estado a vencer por 2-0 e 3-2, deixou que o Penafiel empatasse por duas vezes a partida. Um jogo de muitos golos e alguns deles de levantar estádios.
O Penafiel entrou melhor no jogo e durante os primeiros dominou e fez algumas ameaças à baliza do Fafe mas seria a turma de Tonau a chegar ao golo aos 20’, com Digas a aparecer isolado na cara de Coelho e a não perdoar. O Penafiel não conseguiu reagir e o Fafe chegou ao 2-0, novamente Digas na jogada, a sofrer falta de Coelho, mas ainda a tocar para Evandro Brandão que atirou para a baliza deserta. Até ao intervalo o Penafiel não conseguiu reagir.
Na segunda parte a equipa penafidelense entrou mais aguerrida e conseguiu reduzir por Fernando Almeida, na sequência de um canto, dois minutos depois de ter entrado na partida, numa antecipação a Ricardo Fernandes para o 2-1. Depois de marcar, o Penafiel muito subido no campo esteve muito perto de chegar ao golo por duas vezes, com Wellington e Fidelis a não marcarem por muito pouco.
Desta vez as ameaças do Penafiel resultaram em golo porque Fernando Almeida apareceu novamente na área a fazer dois remates, falhando o primeiro, mas não perdoando no segundo, colocando o placard em 2-2.
A resposta veio através de um grande golo de Edmund Hottor que, do meio campo, apanhou o guarda-redes Coelho adiantado e fez um grande golo para o 3-2. Porém, Fernando Almeida voltou a fazer uma transição rápida e fez chegar a bola a Fidelis que cruzou para Fábio Fortes voar baixinho e fazer o 3-3.
O Fafe podia ter desfeito o empate na compensação, mas Coelho negou o golo a Hottor. Do outro Lado Fidelis quase marcava de cabeça.
____________
Foi cumprido um minuto de silêncio em memória das cerca de duas dezenas de vitimas de Uíge, Angola, no início do Girabola, campeonato de futebol angolano.
Começou o jogo.3' - Wellington recebeu a bola nas costas da defesa fafense e apareceu isolado na cara de Ricardo Fernandes ma o remate sair fraco e à figura.
6' - Livre frontal para o Penafiel, rematou Gonçalo Abreu, bateu na barreira mas o árbitro interrompeu no mesmo instante para assinalar uma falta.
8' - Remate cruzado de Gonçalo Abreu ainda a tirar tinta da barra da baliza do Fafe.
10' - Período de domínio do Penafiel, sem grande reacção do Fafe.
13' - Livre para o Fafe a cerca de dez metros da área, quase frontal, bateu Digas, desviou na barreira, canto. Bateu Digas, a bola foi-lhe devolvida mas no segundo cruzamento o Penafiel afastou o perigo.
17' - Cruzamento de Alan para corte defeituoso de João Paulo para canto, marcado por Samu, do qual nada resultado.
20' - [1-0 DIGAS] Digas apareceu isolado na cara de Coelho e não desperdiçou.
26' - Canto para o Penafiel, em nada resultou.
29' - Canto para o Fafe, bateu Samu, Alan desarmado na hora de cabecear, depois Samu ainda ganhou um livre lateral, que ele próprio bateu, ainda resultou em remate de Landinho mas contra um forasteiro.
32' - [2-0 EVANDRO BRANDÃO] Digas novamente muito rápido a desviar de Coelho e a sofrer falta, mas a sobrar para Evandro Brandão que com a baliza deserta atirou certeiro.
37' -Reacção do Penafiel aos golos muito ténue.
38' - Canto para o Penafiel, a bola andou com perigo na área do Fafe mas acabou nas mãos de Ricardo Fernandes.
40' - Remate de Landinho de longe a sair por cima.
42' - Canto para o Penafiel, aliviou o Fafe.
45' - Dois minutos de extra.
2.ª PARTE
46' - Não houve alterações ao intervalo.
52' - Reacção do Penafiel sem se fazer sentir. Apenas a registar uma tentativa de remate no inicio desta segunda parte.
55' - Saiu Luís Dias e entrou Fernando Andrade no Penafiel.
57' - [2-1 FERNANDO ANDRADE] - Dois cantos consecutivos para o Penafiel, no segundo batido do lado esquerdo, Fernando Almeida antecipou-se a Ricardo Fernandes e bateu-o de cabeça.
58' - Na resposta, Digas serviu Alan que tocou de primeira mas Coelho atento fechou a baliza e defendeu.
61' - Dupla substituição na AD Fafe. Saiu Landinho e Alan Júnior e entrou Edmund Hottor e Sarkic.
69' - Gonçalo Abreu a meter a bola ao segundo poste onde Wellington não conseguiu aproveitar.
70' - Penafiel novamente a criar perigo com a bola a cair na zona de rigor e Fidelis quase a marcar de cabeça, valeu a intervenção arrojada de Materazzi que necessitou de receber assistência.
74' - [2-2 FERNANDO ANDRADE] Fernando Almeida na área a rematar, a bola a sobrar e no segundo anão perdoar. Entrou na segunda parte para catapultar o Penafiel.
79' - [3-2 EDMUND HOTTOR] Edmundo Hottor quase do meio campo a apanhar Coelho adiantado e a fazer um golo monumental.
83' - [3-3 FÁBIO FORTES] Fábio Fortes mergulhou para bater Ricardo Fernandes depois de cruzamento de Fidelis e transição rápida de Fernando Almeida.
87' - Saiu Fábio Fortes e entrou Pedro Ribeiro no Penafiel. A troca de um defesa por um central.
TEMPO EXTRA 4'
90+1' - Sarkic a servir Edmund Hottor para defesa apertada de Coelho, junto ao poste, na segunda leva Evandro foi tocado quando ia cabecear, parecendo ter ficado por marcar uma grande penalidade.
90+2' - Fidelis a aparecer na área do Fafe quase a marcar.
________________________________
Jogo no Estádio Municipal de Fafe
Árbitro, Bruno Paixão, auxiliado por Rodrigo Pereira e João Jacob, com Rui Soares como 4.º árbitro (AF Setúbal).
AD FAFE: Ricardo Fernandes, Vasco Cruz, Materazzi, Lytvyn, Jota, André, Landinho (Edmund Hottor, 61’), Samu, Digas (Pedro, Pereira, 77’), Evandro Brandão e Alan Júnior (Sarkic, 61’). Treinador Tonau.
FC PENAFIEL: Coelho, Luís Dias (Fernando Andrade, 55’), Hélio Cruz, Daniel Martins (Fidelis, 34’), Wellington Diouf, André Fontes, Romeu Ribeiro, João Paulo, Gonçalo e Fábio Fortes (Pedro Ribeiro, 87’. Treinador, Paulo Alves.
DISCIPLINA: cartão amarelo a Diouf, 24’; Coelho, 32’; Landinho, 41’ e Edmund Hottor, 69’.
GOLOS: Digas, 20; Evandro brandão, 32’; Fernando Andrade, 57’ e 74’; Edmund Hottor, 79’ e Fábio Fortes, 83’.
LANÇAMENTO DO JOGO
Uma semana depois a AD Fafe está de volta a casa para jogar com o FC Prnafiel. Os adeptos ainda têm bem presente a derrota por 1-2 frente à lanterna vermelha, Olhanense, e por isso vão querer ver a equipa fafense a ganhar desta vez. Pelo meio fica o ponto conquistado na quarta feira em Matosinhos frente ao Leixões, com quem o Fafe empatou a uma bola.
O FC Penafiel é sétimo, com 39 pontos e a AD Fafe é 17.º com 32, um amplitude pontual menor que os lugares que separam as duas equipas. Porém o antepenúltimo, Leixões, está a penas dois pontos de diferença dos fafenses, a quem só a vitória interessa neste jogo.
O Fafe quer obter a primeira vitória no seu estádio e certamente que vai fazer tudo para o conseguir. Já contará com o trinco André e com o defesa esquerdo Reinildo que estiveram ausentes por motivos diferentes, castigo e lesão, respectivamente, em Matosinhos,
De recordar que na primeira volta o Fafe empatou em Penafiel a uma bola com o golo fafense a ser obtido por Alan sobre o minuto noventa.
Sem comentários:
Enviar um comentário