Texto e fotos: João Carlos Lopes
Quando o sino toca a rebate os
fafenses dizem sempre presente
Numa iniciativa que partiu da Associação Recreativa e Cultural de Santo Ovídio, e também por impulso de um alentejano já há muito radicado em Fafe, o fotógrafo Jesus Martinho, e que envolveu outras colectividades do Concelho de Fafe como os Restauradores da Granja, Grupo Nun'Álvares, SR Cepanense, Asfalto Friends, Amigos da Roda de Quinchães, Clube Automóvel de Fafe, entre outros, o evento solidário Ajudar o Nicolai, rendeu 10.755 euros.
O Largo da Feira foi palco para mais uma iniciativa de Solidariedade e mais uma vez os fafenses, bem como pessoas de outras localidades mostraram que quando o sino toca a rebate aparece sempre muita gente para ajudar. Assim foi com este evento a favor do Nicolai que reuniu, entre Caminhada, Corrida ligeira de atletismo, passeio de motos, de bicicletas de BTT e Ciclismo e de Veículos Todo o Terreno cerca de meio milhar de pessoas.
O Nicolai encontra-se internado no no Tel Aviv Sourasky Medical Center, em Israel, onde os médicos o vão tentar salvar a um grave problema que tem no pâncreas já na próxima quinta feira. Um ucraniano radicado em Fafe há duas décadas
Mykola Solovyov (Nicolai), de nacionalidade ucraniana, radicado em Fafe há cerca de duas décadas, trabalhou em várias empresas do concelho de Fafe.
A sua família, na Ucrânia, sempre contou com o seu apoio.
A mãe, sua mulher e os seus três filhos puderam, por via do seu trabalho, ter uma vida mais digna.
Quis o destino que, repentinamente, ficasse doente ao ponto de contrair um tumor no pâncreas (adenocarcinoma pancreátrico).
Com mais de um mês de internamento hospitalar e menos 30 quilos de peso, encontra-se em casa, aguardando tratamento de químio e rádio terapia.
Como todos sabemos o quadro clínico de Nicolai é muito complicado...
Estes dias surgiu um contacto com Centro Médico "Souraski" de Tel Aviv, Israel, onde se encontram alguns dos melhores especialistas oncológicos do Mundo que já manifestaram vontade de aceitar o Nicolai para evoluídos tratamentos e respectiva cirurgia.
"Longe da família, com muitos amigos espalhados pelo mundo, tive a sorte de ter em Fafe pessoas que me apoiam e me dão toda a atenção", desabafou Nicolai.
Também na sua terra natal, um grupo de amigos já trabalha visando angariar ajuda financeira.
Neste momento tão complicado da vida de Mykola, apelamos à solidariedade de todos e agradecemos aos amigos que se disponibilizaram na angariação de verbas que permitam o tratamento do Arte Mykola Solovyov-Nicolai em Israel.
Sem comentários:
Enviar um comentário