.

.
.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

ANDEBOL: Torneio Internacional de Fafe em Juvenis


TEXTO E FOTO: Andebol Clube de Fafe
Selecção Galega venceu

- ABC perdeu nos livres de sete metros

O Torneio Internacional de Fafe terminou com a vitória da Selecção Galega, que venceu o ABC na Final, mas apenas na conversão de livres de sete metros, pois o resultado final do jogo registou um empate a 30 golos.
Em termos competitivos, esta prova foi de extrema utilidade para todos os conjuntos presentes pelos momentos de jogo que proporcionaram aos diversos intervenientes.
A Selecção Regional foi a mais “massacrada”, mas era algo que já estávamos à espera, pois a diferença no fuso etário era por demais evidente. Foi importante para os nossos jovens viverem esta experiência, que, pela carga que implicou, lhes permitiu experimentar situações de impotência à qual a maioria não está habituada, quer nos jogos da Selecção quer nos seus clubes.
O ABC classificou-se em 2º lugar desta prova, cedendo dois empates frente às duas Selecções presentes.
Deixou como referência o excelente trabalho que o Ruca tem vindo a fazer com este grupo, que é novamente, no presente, o mais sério candidato à renovação do título Nacional.
A Selecção Nacional qualificou-se em 3º lugar e conseguiu atingir os seus intentos, que era usufruir do Torneio para observar o grupo em competição, onde as lacunas e virtudes são mais facilmente detectadas. Este é o espaço que o Seleccionador aproveita tradicionalmente para fazer triagem ao grupo, confirmando uns, abrindo portas a outros.
Claro que a Selecção não vinha para ganhar o Torneio, para isso teria que vir com a Selecção B, que seria a que se coadunaria com o escalão etário presente. Não podemos, nem devemos cair na tentação de comparar a estrutura competitiva de um clube, cujos elementos que o compõem treinam todos os dias juntos, adquirindo dessa forma rotinas que lhe permitem ter eficácia no jogo, com uma Selecção com um eixo etário mais baixo e que fez dois treinos preparatórios para enfrentar esta prova.
O DFH e o Fafe qualificaram-se nos quarto e quinto lugar respectivamente, ostentaram boas prestações, inclusive nos jogos que perderam, e quase nos apetece perguntar por onde tem andado a motivação destas duas equipas no desenrolar do campeonato. Estamos fortemente convencidos que a atitude competitiva que ambos os conjuntos tiveram neste Torneio contra a Selecção Nacional, usada durante toda a época, iria proporcionar outro escalonamento na tabela classificativa, que não aquele que ocupam actualmente.
Rui Silva da Selecção Nacional (melhor jogador), Vilaça do ABC (melhor G.R.) e João Macedo da AAB (melhor marcador) foram os atletas com direito a distinção individual.

Resultados

Dia 19.12.2008
Jogo 1 – AC Fafe / Selecção Nacional de Juniores C – 22-32
Jogo 2 – DFH / Selecção Regional de Braga – 35-28


Dia 20.12.2008
Jogo 3 – Selecção Galega / Selecção Regional de Braga – 36-12
Jogo 4 – ABC SAD / AC Fafe – 32-18

Jogo 5 – Selecção Juniores C / ABC SAD – 23-23
Jogo 6 – Selecção Galega / DFH – 28-28

Dia 21.12.2008
Jogo 7- 6º e 5º - 09:30h - Fafe - Sel Braga 36-29
Jogo 8- 4º e 3º - 11:00h - Sel Nac Jun C - DFH 33-25
Jogo 9 – 2º e 1º - 12:00h - ABC - Sel Galega 30-30