.

.
.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

51.º Aniversário da AD Fafe

Texto e fotos: João Carlos Lopes e Tiago João Lopes



O futuro está na Formação


A Associação Desportiva de Fafe comemorou, no último Domingo, o seu 51.º aniversário, ocasião que foi aproveitada para entregar os emblemas de 25 anos de filição clubista a muitos associados, sendo certo que, dos 43 sócios que tinham direito ao emblema, apenas 15 se dignaram marcar presença. Não foi isso que tirou brilhantismo ao momento porque o Fafe ainda tem muitos sócios que vivem o Clube e esses não quiseram deixar passar o momento em claro. Talvez por sentir esse bairrismo, Albino Salgado, resolveu oferecer, a todos os presentes, o livro comemorativo dos 50 anos do Clube.
Foi uma festa singela, vivida com alegria pelos presentes, com momentos de boa disposição e descontração.
Albino Salgado foi o primeiro a usar da palavra e no seuu breve discurso agradeceu a presente daqueles que se dignaram estar presentes mostrando o orgulho de estar mais uma vez a cantar os parabéns à AD Fafe”. Reconheceu ainda que não eram muitos os ssócios presentes considerando que a crise não permite à AD Fafe fazer festas maiores. O presidente do Fafe disse ainda que “a aposta será sempre na formação para que um dia o plantel possa ser formado pelo fruto das escolas do clube porque são esses que lutam e suam a camisola do Fafe”.
O presidente da Câmara, José Ribeiro, também usou da palavra para dizer que era um prazer estar presente em mais um aniversário e enaltecer a fidelidade dos sócios do clube, que, considera, serem a bandeira do mesmo pois mostram fidelidade e amor. Congratulou-se ainda por estrem dois antigos atletas na sala, Manuel Zebras e Avelino Ribeiro, que suavam e davam tudo pela camisola que vestiam”.
José Ribeiro salientou ainda o trabalho feito nos últimos anos na AD Fafe ao dizer que, “o que o presidente (Albino Salgado) tem vindo a fazer é muito importante para o Fafe que é procurar colocar a formação a alimentar o escalão principal, permitindo dessa forma diminuir o peso dos orçamentos”. O presidente da edilidade disse mesmo que a grande virtude de Albino Salgado foi perceber que Fafe não tem condições para entrar em loucuras”. Disse depois, “se nos recordarmos, em 1998 a AD Fafe tinha uma dívida que colocava em causa a sobrevivência do Clube. O trabalho de recurpração e credibilização foi feito, inicialmente por António Silva e depois por Albino Salgado.”
O Presidente da edilidade ainda teve tempo para brincar um pouco, ao dizer que o Padre Peixoto Lopes, que também estava presente, tinha que benzer o campo novamente, pois na última época o Fafe perdeu muitos pontos em casa”. Teve ainda tempo para dizer que vai ser construído um Parque Municipal de Desportos novo, mais morderno e funcional, para permitir que a formação da AD Fafe tenho um local próprio para trabalhar e deixe de andar de campo em campo, com os prejuízos financeiros e deportivos que daí ocorrem”.
O Padre Peixoto Lopes respondeu à letra ao pedido da nova bênção do campo, dizendo que não saber se a mesma pegaria. Afinou pelo mesmo diapasão da formação e formulou votos para que surge um jogador das escolas que venha a dar milhões ao clube e, ironizando também, que alivie a Câmara Municipal”.
Falou ainda o Presidente da Assembleia-Geral, José Cardoso, que reforçou a ideia da formação e manifestou “o desejo que a próxima época corra melhor, salientado ainda o facto dos sócios se terem portado muito bem na última Assembleia”.