.

.
.

domingo, 21 de junho de 2009

Gala 2008/09 Associação de Futebol Popular de Fafe

Texto e fotos: João Carlos Lopes e Tiago João Lopes


Quando o homem quer a festa acontece


Decorreu na noite do último Sábado, na Quinta da Ponte, em Docim, Fafe, mais uma Gala da Associação de Futebol Popular de Fafe (AFPF), a qual contou com um salão muito bem composto de atletas, dirigentes, treinadores e familiares de todos estes agentes desportivos. A condução da gala esteve a cargo do jornalista Carlos Rui Abreu e a animação esteve a cargo do Grupo de Samba “Os Morenos”, de Estarreja, e da cantora vimaranense São Pitada.
Coube ao presidente da AFPF, Yazalde Martins, a honra de abrir a gala que foi parco em palavras mas acabou pior dizer terem “tido muitas dificuldades durante a organização dos campeonatos de 2008/2009, criadas por atletas, dirigentes e instituições mas que, com maior ou menor dificuldades, foi conseguido ultrapassar tudo isso”. Deixou ainda um agradecimento especial ao senhor Zé Maria e à D. Amélia, por considerar “terem sido incansáveis na sua colaboração”.
A gala prosseguiu com o agradecimento a Alcides Lemos pelo seu elevado espírito de sacrifício e abnegação. Foi igualmente reconhecido o trabalho e empenho do Vereador do Desporto e também pelo o presidente da Câmara Municipal de Fafe que não se têm poupado no apoio à AFPF. Os Bombeiros Voluntários de Fafe e a Associação Desportiva de Fafe, por colaborações diferentes, obviamente, não foram esquecidos nesta gala, pela sua disponibilidade sempre que são solicitados.
Marcaram presença neste evento, as Associações de Barcelos, Espinho, Guimarães, Paredes, Penafiel, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa e Vila do Conde.
Gala como esta que se preze não deixa em claro as lembranças aos seus árbitros, pelo que estes levaram para casa a recordação de mais uma época. Também os órgãos sociais da AFPF foram agraciados com uma lembrança de mais uma época.
Na hora da entrega dos troféus, o Grupo Cultural e Desportivo de Regadas quase que monopolizou a Gala ao receber uma quase infinidade de Taças, tendo quatro delas especial sabor. As que diziam respeito à Taça e Campeonato do Futsal sénior feminino e em mesma dose do futebol sénior masculino, pois esta formação cometeu a proeza de fazer duas dobradinhas.
Um importante e cobiçado troféu em qualquer disciplina desportiva dá pelo nome de “Taça Disciplina” e essa, no Futsal Feminino, foi para o Grupo Cultural e Desportivo de Armil.
No futebol sénior masculino, a Taça Disciplina foi para o Centro Desportivo de Vinhos, que recebeu efusivamente o troféu que irá enriquecer as prateleiras desta colectividade.
Outro troféu muito aplaudido durante a noite deu pelo nome de “Troféu Fair Play” que premiou o comportamento dentro e fora de campo e cuja “defesa dos interesses dos seus clubes ficou sempre norteada pelo respeito pelos demais, agindo sempre como verdadeiros dirigentes”. Foram duas as pessoas galardoadas com este prémio: Armindo Jorge Lemos Fernandes, dirigente do S. Clemente e José Luís Correia Silva, dirigente do Armil.
No futebol Juvenil o Grupo Desportivo de Travassós foi o vencedor da Taça Dr. Antero Barbosa enquanto o título de campeão foi entregue ao Grupo Desportivo Cultural e recreativo de Pardelhas que festejou efusivamente a conquista deste troféu. O Armil recebeu a segunda Taça Disciplina da noite ao sair vencedor deste troféu também nesta categoria.
O encerramento oficial da gala foi feito por Manuel Salgado, em representação da Câmara Municipal de Fafe que, em muito poucas palavras, salientou o facto de “estarem todos juntos na mesma sala e em festa, árbitros, jogadores e dirigentes o que considerou inédito em termos desportivos”.
A cantora São Pitada ainda animou por alguns minutos os mais resistentes e só depois desta ter dado por terminada a sua actuação é que a gala ficou encerrada definitivamente.



VENCEDORES ÉPOCA 2008/2009

FUTEBOL SÉNIOR


Campeonato: Grupo Cultural e Desportivo de Regadas

Taça Cidade de Fafe: Grupo Cultural e Desportivo de Regadas

Taça Disciplina: Centro Desportivo de Vinhós



FUTSAL FEMININO

Campeonato: Grupo Cultural e Desportivo de Regadas

Taça Sala de Visitas do Minho: Grupo Cultural e Desportivo de Regadas

Taça Disciplina: Grupo Cultural e Desportivo de Armil


FUTEBOL JUVENIL

Campeonato: Grupo Cultural e Desportivo de Pardelhas

Taça “Dr. Antero Barbosa”: Grupo Desportivo de Travassós

Taça Disciplina: Grupo Cultural e Desportivo de Armil


TROFÉU FAIR PLAY

Armindo Jorge Lemos Fernandes, dirigente do S. Clemente

José Luís Correia Silva, dirigente do Armil