.

.
.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Andebol – Resultados

Texto: AA de Braga - Foto: AC Fafe

3.º lugar dá acesso
ao novo campeonato

Seniores Masculinos - Nacional da 1.ª Divisão

Alavarium, 32 - AC Fafe, 30


O Alavarium era a equipa favorita, nesta contenda de dois jogos com o Fafe. Os Aveirenses possuem um plantel equilibrado e aspiravam, legitimamente, ao 1º lugar neste campeonato. Só que não basta sonhar, é preciso mais, muito mais para se conseguir resultados. O Fafe, por sua vez, possui um conjunto de bons atletas, mas é carente em alguns sectores específicos. Neste campeonato, aspirava ao melhor possível e o melhor possível, neste caso, implicava um lugar nos quatro primeiros. O 3º lugar é pouco? Não nos parece!

Se tivermos em linha de conta algumas condicionantes, inclusivé o emparelhamento do play-off final, só podemos considerar que foi um campeonato fantástico. O Fafe só não chegou à Final por manifesta falta de sorte, nos jogos frente ao Marítimo.

A conquista do 3º lugar é um grande feito, mas, acima de tudo, conquistou o respeito dos seus adversários, ao provar que já não há curvatura ou cedência perante favoritismos. Foi isso que mostrou neste play-off, nomeadamente ontem, frente ao Alavarium, onde esteve quase sempre na liderança do marcador, perdendo o jogo já em cima da “meta final”, facilitando, como que querendo tornar menos pesada a cruz do seu adversário!

O Fafe assumiu a liderança nos minutos iniciais, conseguindo chegar aos 1-4. Entre os dez e os catorze minutos, “uma branca” apossou-se da equipa, ao ponto de sofrerem seis golos sem resposta, que colocou o resultado em 8-5. Time-out milagroso do Professor Óscar e, num ápice, tudo voltou ao normal, empatando o jogo a nove golos. A partir desse período, jogou-se à “moda de Fafe”: nós marcamos o ritmo e vocês vêm atrás de nós!

O último lugar no pódio, é uma excelente classificação, honrosa, que cumpre os objectivos delineados pela administração do Fafe. Digamos que este 3º lugar é uma fotografia a cores, contrariando a habitual a preto e branco. A forma de estar do Fafe, na presente época, provou que se pode enfrentar a opacidade, desde que, de modo teimoso, se persista na busca de objectivos ambiciosos. É apenas uma questão de atitude, de preocupação com os pormenores aparentemente insignificantes, mas que no fim fazem toda a diferença. A história de sucesso de uma equipa é a especificidade identitária conjugada de forma positiva, em que cada passo que se dá, de preferência em frente, nos conduz sempre ao caminho certo. Foi isso que o Fafe conseguiu na presente época.

Parabéns à equipa, onde se incluem todos os que, diariamente, soaram as estopinhas para que isto fosse possível.

Parabéns à Direcção do A C Fafe, que é uma verdadeira lufada de ar fresco no panorama da nossa modalidade.



Juniores Masculinos - Nacional da 1.ª Divisão

AC Fafe, 31 - Ginásio do Sul, 34



Juvenis A - Masculinos - Nacional da 1.ª Divisão

AC Fafe, 42 – Espinho, 26



Juvenis B - Masculinos – Torneio de Encerramento

AC Fafe B, 20 – ABC B, 29