.

.
.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Assembleia-Geral do Arões SC inconclusiva

Texto e fotos: Luís Peixoto/http://viladearoes.blogspot.com/
.
Nova Assembleia marcada
para 19 de Junho às 21 horas



Solução pode passar por
Comissão Administrativa



Realizou-se na noite do dia 8 de Junho, no Centro para a Formação e Juventude de Arões, a Assembleia-geral do Arões Sport Clube, que teve como ordem de trabalhos o ponto único da apresentação das listas para a eleição dos corpos gerentes para o biénio 2009/2011.
O presidente da Assembleia-geral, José Freitas, deu inicio à sessão, quando já passavam trinta minutos da hora prevista e, apesar disso, o inicio da mesma, prolongou-se por mais algum tempo, devido à ausência do Presidente da Direcção dos corpos gerentes 2007/2009, Pedro Castro.
Mesmo antes da chegada do Presidente ainda em funções, os presentes foram várias vezes questionados se havia alguma lista para apresentar. Pergunta à qual a resposta foi sempre o silêncio por parte dos cerca de 30 sócios que se prestaram a estar presentes nesta fase importante para o Clube.
Dos actuais treze elementos da direcção em funções, onze já mostraram interesse em continuar a ajudar o clube no próximo biénio, apesar de, nas palavras de Pedro Castro, ser necessário haver um maior número de directores participativos no clube para que estes consigam distribuir as tarefas e não seja sobrecarregado, assim, ninguém com funções dentro da Colectividade.

Este vazio directivo que se vive no Arões, pode ser combatido, segundo Pedro Castro, "com a criação de uma Comissão Administrativa", apontada como solução para este impasse, manifestando, ele próprio, vontade de continuar no Arões, exercendo outra função que não a de director. É de salientar que precisamente há dois anos atrás, o Arões passou também por uma fase menos boa, quando, nessa altura, também se viveu um impasse directivo. O Presidente da Assembleia, disse até que "estamos a viver no Arões Sport Clube mais do mesmo…"
Os “amigos” do clube que estiveram presentes, foram, por várias vezes, chamados a intervir, mas ninguém fora da mesa da Assembleia quis proferir quaisquer palavras. Foi então que, o ainda, o vice-presidente Direcção, Vítor Castro, tomou a palavra, lembrando os 18 anos que o clube celebra este ano e da necessidade de uma participação activa, salientando ser importante que alguém se manifeste, "pois todos têm o direito e o dever de ajudar", considerou. Salientou ainda que "estará sempre disponível para ajudar quem por bem achar tomar as rédeas do Clube" e terminou dizendo que, “o Clube é grande para se deixar morrer…”
Depois das palavras do vice-presidente, o presidente da Assembleia realçou que já há 12 anos que exercia aquela função no clube e que estava disposto a continuar nesse cargo, caso os futuros órgãos directivos assim o entendam. "
O clube, pela primeira vez na sua história, é o dono do seu campo, havendo direcções para andar e lutar por melhores condições. Impõe-se que olhem para o clube com o coração e não com a cabeça quente, tendo cada um a responsabilidade que tem", disse José Freitas.
O último a usar da palavra antes do encerramento da sessão foi Pedro Castro, que disse que aquilo que o preocupava "não eram os sacrifícios físicos mas sim o mais difícil, que é a figura de pedintes para fazer face ao orçamento do clube". Pois, nas suas palavras, "seria fácil propor uma lista se estivesse dinheiro em cima da mesa... É claro que o clube deve continuar e tem de haver coragem para tomar certas decisões como até acabar com o futebol sénior (não sendo essa a sua vontade!), apostar na juventude talvez fosse uma solução, mas ter-se-á de encontrar o melhor caminho para a continuidade do clube" nas palavras de Pedro Castro que, quando entrou para a direcção, tinha em si motivação e força para cumprir com os objectivos a que se propôs, algo que agora, tudo leva a crer, não parecer sentir.
Face à ausência de soluções para a situação do clube, foi proposto pelo Presidente da Assembleia-Geral a marcação de uma próxima Assembleia, no dia 19 de Junho, pelas 21 horas, para que o impasse vivido no Arões Sport Clube seja ultrapassado da melhor forma possível.