.

.
.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Ciclismo - Grande Prémio Internacional CTT

Notícia PAD: http://www.pad.pt/Site


3.ª etapa começa em Fafe


Pelo décimo ano consecutivo os CTT – Correios de Portugal são os principais patrocinadores da PAD/João Lagos Sports na organização de mais um Grande Prémio Internacional de Ciclismo CTT.No âmbito de uma estratégia de apoio a várias modalidades desportivas e aos grandes eventos nacionais e internacionais, os correios associam-se, desta vez, à prova que se realiza entre 11 e 14 de Junho.

Se nas edições anteriores a Serra da Estrela foi um desses pontos estratégicos, no X Grande Prémio Internacional CTT será a escalada à Sr.ª da Graça, em Mondim de Basto, a concentrar as principais atenções dos corredores e dos amantes da modalidade. Em mais nenhuma prova do calendário profissional, à excepção da Volta, surge a subida ao Monte Farinha.

Selo de Vitória passa pela Sr.ª da Graça

O próximo Grande Prémio Internacional CTT terá quatro etapas e outros tantos dias de corrida que vão totalizar quase 650 quilómetros num percurso delineado entre Caldas da Rainha e Póvoa de Varzim. Estão confirmadas as presenças de 15 equipas que levarão para a estrada 120 corredores.

O sinal de partida para a tirada inaugural do X Grande Prémio Internacional CTT será dado a 11 de Junho, em Caldas da Rainha. A primeira etapa atravessará toda região da Estremadura e terminará na Beira Litoral após 176,5 quilómetros. A meta vai estar instalada na cidade de Aveiro. No percurso, as dificuldades relativamente ao terreno, apenas se acentuam quando o pelotão cumprir uma contagem de montanha de 4ª categoria. Este será o único dia de prova considerado de baixa dificuldade porque a partir da segunda etapa as complicações acentuam-se no terreno.

O segundo dia, 12 de Junho, terá início em Águeda e final em Lamego. Entre as duas localizações há 168 quilómetros, a distância mais longa nesta edição, sendo a passagem pela serra do Caramulo, montanha de 2ª categoria, um dos momentos mais importantes. A etapa é considerada de média dificuldade.

No percurso escolhido para sábado, 13 de Junho, estão contidos os principais obstáculos para o pelotão, facto que leva o director técnico da PAD, Joaquim Gomes, a afirmar que se trata de uma etapa de alta montanha ao alcance apenas dos trepadores mais bem preparados nesta fase da temporada. A prova sairá de Fafe em direcção a Mondim de Basto passando pelo Parque Natural do Alvão. As montanhas que surgirão no percurso, ainda antes da subida final, vão seleccionar o lote de corredores que pode aspirar à conquista da prova. Esta etapa, a mais curta, mas também a mais difícil, terminará na emblemática Sr.ª da Graça depois de quase 140 quilómetros.

Para o último dia de prova, 14 Junho está reservada a ligação entre Stº. Tirso e a Póvoa de Varzim. Os 155 quilómetros da tirada estão consagrados aos roladores e apenas uma vez vai surgir um prémio de montanha, ainda assim sem grande expressão que lhe confere apenas a designação de 4ª categoria. Na Avenida dos Banhos, após quatro dias de intensa competição, estará instalada a meta final e o palco para consagrar o vencedor da décima edição do Grande Prémio Internacional CTT.

EQUIPAS PARTICIPANTES
Madeinox Boavista; CC Loulé – Aquashow; Fercase – Rota dos Móveis; Palmeiras Resort–Prio; Barbot – Siper; Liberty Seguros; Xacobeo Galicia; Andalucia Cajasur; Contentpolis Ampo; Lokomotiv; Kelly Beneficts; Carmiooro-A-Slyle; Revor–Jartaze; Nutrixxion – Sparkasse; Bourgas.