.

.
.

domingo, 14 de junho de 2009

Futebol Popular - Taça Cidade de Fafe: Regadas, 1 – Aboim, 1 (4-3 g.p.)

Texto e fotos: João Carlos Lopes e Tiago João Lopes Regadas conquista a Taça e faz a dobradinha


Azar na braçadeira e sorte nas grandes penalidades

- Martinho defendeu quatro pénaltis e perdeu



O Regadas conquistou a Taça Cidade de Fafe, competição da Associação de Futebol Popular de Fafe, ao vencer a formação do Aboim, nas grandes penalidades, por 4-3, após empate a uma bola no tempo regulamentar. Se o Regadas foi quem mais procurou o golo, principalmente na segunda parte, em que o Aboim se remeteu à defesa, o guarda-redes desta equipa, Martinho, não merecia ter saído derrotado pois fez uma excelente exibição, tendo sido um dos principais responsáveis da decisão ir para a marca dos pénaltis. Também aí esteve bem, tal como o parceiro da outra equipa, porém, a diferença foi feita pela melhor eficácia da equipa que acabou por vencer.
De realçar a presença de numeroso público que encheu por completo dois terços da bancada principal do estádio.
A equipa do Regadas pode-se queixar da falta de sorte durante o jogo, pois falhou uma grande penalidade, por mérito do guardião do Aboim e viu os dois primeiros jogadores a ostentarem a braçadeira de capitão a saírem lesionados, foram eles, Trinta e Nuno, dois homens influentes na manobra ofensiva dos regadenses.
Desde início da partida que o Regadas se mostrou mais afoito, porém, alguns erros defensivos permitiram ao Aboim ter algumas oportunidades, que, caso fossem aproveitadas, podiam ter mudado o desfecho final.
Aos 13 minutos Maurício ao fazer um passe entregou literalmente a bola a Sandro que não acreditou na benesse e perdeu uma grande ocasião de golo.
O Regadas apesar de ter algum ascendente na partida teve a sua grane oportunidade aos 30 minutos, numa jogada de Trinta com este a sofrer falta que o árbitro considerou grande penalidade. Chamado a converter, Guga permitiu a primeira grande defesa da tarde a Martinho.
Quatro minutos depois, Carlos apontou livre para o interior da área, Sandro penteou a bola mas Rafa estava atento e defendeu. Aos 37, mais um roubo de bola de Pascal que rematou de pronto para ver Rafa a negar-lhe o golo.
Aos 42 minutos, Jardel apareceu solto nas costas da defesa do Aboim, cujos jogadores ficaram a reclamar fora de jogo, mas foi Martinho quem salvou a situação com mais uma excelente defesa.
No segundo tempo, o Aboim adoptou uma postura mais defensiva enquanto o Regadas assumia as despesas do jogo. Mas por muito que rematasse, a equipa orientada por Zé Preto não conseguia marcar, ou por falta de pontaria ou por Martinho estar em endiabrado na baliza. Aos, 63 minutos teve Mais uma oportunidade flagrante, com Diogo a servir Jardel em perfeitas condições mas este, compassivo, a permitir que Carlos resolvesse a situação.
O jogo prosseguia com alguma virilidade já que nem uma nem outra equipa davam um lance como perdido. Aos 87 minutos, Guga marcou um livre directo mais em jeito que em força, a bola saiu ao ângulo, mas Martinho foi lá tirá-la para canto.
Aos 89 o Aboim conseguiu um contra-ataque por Abel, lance que não passaria da emoção vivida nas bancadas, pois haveria de morrer ainda antes da área.
Já no segundo, dos quatro minutos dados como compensação, o Regadas chegou ao golo da vantagem através de nova grande penalidade marcada a seu favor, muito protestada pelos jogadores do Aboim. Desta vez foi Nando a marcar e não deu hipóteses a Martinho.
O melhor golo da tarde surgiu ao quinto minuto de compensação, diga-se que aqui o árbitro agiu bem ao dar mais tempo porque tinha sido perdido muito tempo já em período de descontos. O Aboim beneficiou de um livre na direita a que Sílvio aplicou de forma fantástica o pé esquerdo fazendo um golo de levantar o estádio, o qual criou uma onda de euforia nas hostes da sua equipa. Foi de facto um golo maravilhoso que adiou a decisão para as grandes penalidades.
Na roleta russa marcaram para o Regadas, Diogo, Alex André e Maurício, tendo falhado, Marquinho, Jardel e Guga tudo por defesas de Martinho. No Aboim, marcaram Duarte, Zé Manel e Carlos e falharam, Sílvio, Abel, Filipe e Domingos, duas vezes por defesa de Rafa e outras duas por terem enviado a bola por cima da trave. O pénalti decisivo pertenceu a Maurício já na segunda série. Martinho defendeu no jogo todo quatro grandes penalidades (1 + 3) e a sua equipa, mesmo assim, perdeu, o que para o guarda-redes não deixa de ser inglório. Resta dar os parabéns aos vencedores, pois acabaram por ser os mais eficazes.


Em jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, em Fafe, sob a orientação do árbitro José Costa, auxiliado por Paulo Pereira e Óscar Lemos, tendo como quarto árbitro Luís Maciel, as equipas apresentaram:

REGADAS: Rafa; Nando (Neves, 94’) Maurício, André, Marquinho, Alex, César, Nuno (Russo, 52’), Guga, Trinta (Jardel, 38’) e Diogo. Treinador, Zé Preto.

ABOIM: Martinho; Abel, Carlos, Rafael (Filipe, 46’), Duarte, Zé Manel, Pascal (Bruno, 80’), Sílvio, Rui (Davide, 68’), Sandro (Domingos, 62’) e André Salsicha (Cerqueira, 92’). Treinador, Fernando Jorge.

MARCADORES: Nando, 92’ (g. p.) e Sílvio, 95’.