.

.
.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Ciclismo: 1.ª estapa da Volta a Portugal de Cadetes

Texto: acm / Fotos. João Carlos Lopes
.
Francisco Campos venceu em Fafe
.
Francisco Campos (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) venceu hoje a primeira etapa da Volta a Portugal de Cadetes e conquistou a camisola amarela. Amanhã a caravana cumprirá a segunda etapa (Vila Nova de Famalicão – Vila Nova de Famalicão) da prova organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
.
A 5ª Volta a Portugal para o escalão de cadetes (atletas de 15 e 16 anos) é composta por três etapas em linha com início e final nas localidades de Fafe, Vila Nova de Famalicão (sábado) e Barcelos (domingo). O pelotão, constituído por 18 equipas portuguesas e uma espanhola, tem para cumprir um total de 218,5 Kms, integrando os percursos 6 metas volantes e 5 contagens de montanha.
.
Na primeira etapa da prova (Fafe – Fafe, 73,5 Kms), Francisco Campos (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) bateu o sprint toda a concorrência e garantiu a camisola amarela.
.
O corredor da equipa penafidelense cortou a meta com 1h51m12s, tendo pedalado à média de 39,658 km/h. O segundo classificado foi André Carvalho (EC Carlos Carvalho) e o terceiro foi António Rocha (Liberty Seguros/Feira/Specialized).
.
Ivo Oliveira (Liberty Seguros / Autoribeiro) venceu as metas volantes de Travassós (Fafebombas) e de Souto Santa Maria e Devon Rocha (MXT - EC Fernando Carvalho / CDC Navais) e meta da montanha de Requeixo.
.
Na luta pelo triunfo final na Volta a Portugal de Cadetes tudo permanece em aberto. Como não há bonificações, a geral individual replica a ordem de chegada, havendo oito corredores com o mesmo tempo do líder e dez com uma diferença inferior a um minuto.
.
A classificação coletiva ficou comandada pela Liberty Seguros/Feira/Specialized. Francisco Campos acumula a geral individual (camisola amarela - Seissa) com a classificação por pontos (camisola verde - Fullwear), Devon Rocha (EC Fernando Carvalho/CDC Navais) é o melhor trepador (camisola azul - Reclamos Vitória), Ivo Oliveira (Liberty Seguros/Autoribeiro) está na liderança das metas volantes (camisola branca - Fafebombas).
.

Sem comentários: