.

.
.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Motociclismo: Portugal Lés-a-Lés começa já este Sábado em Fafe


Redacção

Praça 25 de Abril completamente
invadida por um milhar de motos  

Fafe estará representado pelos motard's: Rodrigo Gonçalves, José Cardoso, Rui Ribeiro, Pedro Morais, Pedro Guimarães, Joana Guimarães e Nuno Barbosa

O 15.º Portugal de Lés-a-Lés, de Castelo de Vide a Aljezur, parte de  Fafe e levará a longa e colorida caravana até à vila alentejana. O percurso, pelo interior Norte e Centro do País, sem tocar o litoral mas sem chegar à zona raiana, oferece mudança de cenário quase constante, em caleidoscópio paisagístico que vai variando as serranias mais inóspitas e cenários de moderna urbanização, atravessando cidades e vilas de encantos escondidos.

De garantida formosura, o trajeto será inédito na maior parte da extensão e repleto de momentos verdadeiramente únicos, quase rocambolescos, como a visita à Cova do Lobisomem. Entre aldeias que vão variando entre a construção baseada no xisto e no granito, a caravana da maior maratona mototurística da Europa vai descobrir uma ponte romana aberta apenas a trânsito de motociclos, vai visitar dois museus (o do Caramulo e da Geodesia, no Picoto da Milriça, centro geodésico de Portugal Continental, em Vila de Rei) e vai provar algumas das estrelas gastronómicas do País. Das cerejas em Góis ao presunto em Mação, depois do almoço em Tondela, no distrito de Viseu, com tempo ainda para visitar os oleiros de Molelos, onde desde épocas ancestrais se trabalha o barro negro de forma única.

Com cerca de 430 quilómetros de extensão e milhares de curvas em estradas de excelente piso e bom desenho, o percurso contará com pequenos troços de terra batida, e todos eles de facílima transposição, no Marco de Canavezes, na serra da Lousã e na chegada a Castelo de Vide, em total que não chega a uma dezena de quilómetros. Boas estradas a exaltar o prazer da descoberta no desafio lançado pela Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal, que deverá ter a lista de participantes pronta a divulgar na última semana de maio.


COMO SE VAI PROCESSAR?


1 – Com a publicação da Lista de inscritos e respectivas horas de partida em www.fmotoportugal.pt e no facebook do evento uma semana antes, só os demasiado distraídos chegarão a Fafe sem saber qual o horário ideal para entrar no recinto fechado ao trânsito na Praça 25 de Abril.

Ainda assim, no Pórtico de Entrada nas Verificações Técnicas estarão afixadas as mesmas listas.




O recinto abrirá às 11.30 h para a equipa nº 1 e pelas 17.15 h para a equipa nº 520, já que estas entrarão a uma cadência de 40 em 40 segundos, o mesmo ritmo de partida para o Prólogo. A Federação de Motociclismo de Portugal poderia abrir o espaço mais cedo, mas prefere dar tempo aos participantes para fazerem a viagem sem necessidade de madrugar, proporcionando maior prazer mototurístico desde a saída de casa.

2 – O estacionamento é amplo e os participantes podem aproveitar para tratar de algum problema mecânico de última hora com os profissionais da J. Saraiva, trocar pneus Michelin em condições vantajosas, relaxar no Lounge BMW ou visitar os espaços IXS, Honda e Yamaha. Em Fafe há bombas BP onde podem abastecer com benefícios.
3 – O primeiro passo a dar é subir as escadas da Arcada e fazer o check-in dando o teu número de equipa (que convém saberes de cor!). Confirmada a inscrição e assinado o termo de responsabilidade, receberás 1 dorsal, 1 t-shirt Michelin, 1 pólo BMW, 1 road-book e documentação diversa. De saco cheio desces de novo para a moto.

4 – Com a moto entras nos espaços ajardinados JÁ COM OS 3 DOCUMENTOS PRONTOS PARA MOSTRAR: Carta de condução, seguro e livrete. Se assim for é rápido...

5 – Com a moto à mão começas logo de seguida a submeter a moto á vistoria técnica: matrícula, pneus, piscas e luzes, retrovisores, nível sonoro e KIT ANTI-FURO QUE DEVES TRAZER JÁ PRONTO A MOSTRAR

6 – A moto passou? Claro. Então receberás logo à frente 1 tarjeta e 3 autocolantes do evento com o teu número e 1 Michelin para colares na moto corretamente.

7 – Com o dorsal envergado e os autocolantes colocados só te falta subir ao palanque com a moto e dar umas palavras simpáticas para a população que te acolhe. O passeio de 49,3 km pelo concelho de Fafe aguarda-te, levando-te da cidade industrializada à Serra de Fafe Basto, onde o Rio Vizela nasce a quase 900 metros de altitude. Pelo meio, muitas referências ao Rali de Portugal, aos carvalhais, a moinhos e açudes, a romarias e antigas tradições, a pontes medievais e até leprosarias do séc. XIII.

E assim será o arranque para mais uma edição da maio rmaratona mototurística da Europa, o Portugal de Lés-a-Lés que, na 15.ª edição, vai ligar Fafe a Aljezur, com passagem por Castelo de Vide.




Clique aqui para abrir a Lista por ordem de partida - Equipas

Clique aqui para abrir a Lista por ordem de Condutor Moto A

Clique aqui para abrir a Lista por ordem de Condutor Moto B

Clique aqui para abrir a Lista da Organização

.

Sem comentários: