.

.
.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Natação | Diana Durães é detentora de nove recordes nacionais

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR

Treina cinco horas por dia mais ginásio 

A nadadora fafense Diana Durães que nasceu a 8 de Junho de 1996 já gravou o seu nome na história da natação nacional não só pelas incontáveis provas que venceu mas também o elevado número de recordes nacionais que detém tanto em pista curta como em pista longa, tendo melhorado os tempos de alguns deles ao longo dos últimos anos.   

A nadadora de 23 anos, que começou nos felgueirenses da FOCA, passou pelo FC Porto e representa o SL Benfica, detém os recordes nacionais de 200, 400, 800, 1500 e 5000 metros livres em piscina longa e os de 200, 400, 800 e 1500 metros livres em piscina curta, todos eles em absolutos.

A natação em Portugal já tem o nome de Diana Durães tatuado e em várias vertentes e a fafense é uma grande referência para as gerações mais novas e não tem ainda limites fixados continuando a desejar mais e mais numa competição que exige muito empenho e sacrifício com cinco horas de treino diário ao mais alto nível.      


Diana Durães, que tem como fonte de inspiração a própria família, carimbou o passaporte para a estreia nos Jogos Olímpicos com o tempo de 16:31.16 obtido nos 1500m livres do Campeonato Nacional de Natação disputado em Coimbra, em abril de 2019. Para Tóquio 2020 tem um objetivo definido: ficar entre as 16 primeiras. O 8.º lugar na final dos 800m livres do Campeonato da Europa de 2019, em Glasgow, Escócia, é a referência de carreira de Diana Durães, que na Natação aprecia “a tranquilidade que a água transmite”.

A natação é uma modalidade muito exigente "duas horas e meia de manhã e duas horas e meia de tarde, a ver azulejos”, mais o trabalho de ginásio, é aquilo que Diana Durães menos aprecia nesta vida de atleta de alta competição em que a mesma “adorava ter a possibilidade de treinar em piscina descoberta mais vezes, é completamente diferente estar ao ar livre.”, referiu. 

Sem comentários: