.

.
.

sábado, 25 de novembro de 2023

1.ª Div. AF Braga | Serafão vence o dérbi dos pelados em Cepães

TEXTO E FOTOS: JOÃO CARLOS LOPES 

Cabeçada de Vítor Hugo resolveu 

O GDC Serafão foi a Cepães vencer o dérbi concelhio entre as duas únicas equipas de Fafe que ainda jogam em recintos pelados na Série F do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da AF Braga, tendo a equipa de Marcelo Fernandes vencido o Cepanense de Carlos Careca por 1-0, numa vitória conseguida na raça.

Numa partida pouco atrativa para a assistência, os dois conjuntos entregaram-se de corpo e alma ao jogo, onde as ocasiões de golo foram uma raridade e os guarda redes tiveram pouco trabalho pela frente.

A jogar em casa o Cepanense quis tomar conta do jogo, tentando empurrar o Serafão para a sua área, mas seria a equipa visitante a criar a primeira situação de perigo aos 14', ao aproveitar uma desatenção da equipa da casa com a bola a passar por dois jogadores e a chegar a Zéquinha com o remate a sair enrolado mas a tirar tinta ao poste.

O jogo manteve-se entretido para os protagonistas e só aos 32', é que voltou a haver uma ténue situação de golo na mesma baliza, mas Vítor Hugo não acreditou no cruzamento do colega e quando saltou tinha perdido o enquadramento para o remate de cabeça. Pouco depois um passe acelerado de Tito não proporcionou um contra ataque perigoso ao Serafão. 

À passagem do minuto 36, um cruzamento remate do capitão Rui Costa bateu na malha superior da baliza do Serafão. Essa situação e o remate ao lado de Rodrigo, um minuto depois foram as únicas tentativas de alvejar a baliza do Cepanense na primeira parte, ainda que tivessem intenção de o fazer em várias jogadas. 

Logo a começar a segunda parte houve um canto para cada lado, aos 47 e 49'. O primeiro a favor do Cepanense em que Bruno Teixeira cabeceou ao primeiro poste sem êxito. Já no segundo, a favor do Serafão, Vítor Hugo apareceu igualmente ao primeiro poste a cabecear para o único golo do desafio. 

Outro lance que podia ter dado golo surgiu aos 54', num livre de Rui Freitas que o guardião do Serafão, Rafa, defendeu em primeira instância, e voltou depois a defender em segunda instância a recarga de Marquinhos. 

A partir desse lance o Cepanense tentou chegar ao empate e podia-o ter conseguido uma ou outra vez, se os seus jogadores tivessem optado em rematar, enquanto o Serafão espreitava o golo da tranquilidade o que também podia ter surgido caso o último passe fosse pensado de forma diferente.

De recordar que estas são as duas únicas equipas fafenses a jogar futebol federado que não possuem um piso sintético e que merecem a atenção da autarquia nesse sentido.   

Na próxima jornada o Cepanense desloca-se a Cavez, enquanto o Serafão recebe o Regadas.


Sem comentários: