.

.
.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Equipas de Fafe em análise | Campeonato de Portugal | AD Fafe em crescendo

TEXTO: JOÃO CAROS LOPES | FOTO: DR

Com um matador nato Fafe era líder isolado 

Quando a equipa da AD Fafe se apresentou para a época 2019/20, quem verdadeiramente conhece o futebol por dentro, não esperava grande coisa da equipa, até porque tinha mudado de treinador e praticamente de plantel. Os primeiros jogos não foram muito animadores nesse sentido mas, com o passar do tempo e com o entrosamento da equipa e alguns acertos no plantel, a verdade seja dita, o jovem treinador Ricardo Silva, de 37 anos, começou a mostrar trabalho e o resultado está à vista com meia prova da fase regular concluída e o Fafe no 3.º lugar com os mesmo pontos do 2.º, SC Braga 'B' e entre forte concorrência. 

Pela análise estatística é fácil concluir que a este Fafe apenas falta um avançado que traduza em golos todo o trabalho, empenho e qualidade demonstrado pela equipa jogo a jogo, sendo esse matador um complemento a Malik que pela idade e pelo que tem feito no ataque do Fafe merece todo o respeito e aplauso. Basta ver que apesar da posição que ocupa na tabela o Fafe tem apenas e somente o 9.º melhor ataque da série, com 23 golos marcados atrás de equipas como o Maria da Fonte (27), Merelinense (26), Berço (26), Chaves Satélite (26) e Montalegre (26), para além do líder Vizela (35), Braga 'B' (31) e Vitória de Guimarães 'B' (27). Não fosse esta pecha no ataque e o Fafe estaria, quiçá, na liderança isolada do campeonato da qual está a apenas cinco pontos, facilmente diluíveis em 15 jornadas.

Já no que diz respeito a defesas o Fafe revela que tem estado sólido, ocupando a 2.ª posição, com apenas 11 golos sofridos, mais três que o Vizela. 

Além disso, será justo reconhecer que a equipa de Ricardo Silva está a praticar um futebol bonito e atrativo, de ataque continuado e sem jogar em contenção, mostrando que o Fafe é, sem dúvida, uma das equipas mais respeitadas deste escalão, principalmente desta série A.

Restam 15 jogos e saber qual a resposta que a equipa vai dar, uma vez que o plantel é curto em termos de opções e de qualidade e se as lesões ou castigos não vão afectar a equipa, porque, a manter-se assim fará sem dúvida um grande campeonato e vai dar luta, não por um mas pelos dois lugares de subida até final. Para já fica o registo de 10 vitórias, 3 empates e 2 derrotas em 15 jogos. Na sua fortaleza, em casa, apenas registou uma derrota, contra o FC Vizela, tendo somado por vitórias todos os restantes sete jogos caseiros. 

Sem comentários: