Rafa |
Texto e fotos: João Carlos Lopes
.
Golaço de Rafa acaba com invencíveis
- Ruizinho foi gigante no auxílio defensivo
.
Num jogo em que o juiz da partida optou por não mostrar qualquer cartão amarelo os Juvenis da AD Fafe quebrou a invencibilidade à equipa satélite do Vitória de Guimarães, Os Sandinenses, ao vencer por uma bola a zero com um grande golo de Rafa. De recordar que esta equipa só tinha permitido dois empates, um precisamente contra o Fafe a zero bolas e outro no recinto do Brito a uma bola.
Rafa fez a diferença mas não seria justo destacar aqui a acção de Ruizinho, à frente dos defesas da sua equipa. O pequeno fafense foi um gigante em campo, cortou tudo o que lhe aparecia pela frente, ganhava na raça, na antecipação e até ganhou lances de cabeça, mostrou atitude e inteligência. De resto a equipa esteve toda bem pois na falha de uns os outros mostraram ser solidários.
O Fafe entrou com vontade de vencer a partida e logo no primeiro lance de ataque, aos quatro minutos, João Ribeiro cobrou um livre para a área em que Palha largou a bola e depois Nelinho atirou de cabeça à barra.
Os Sandinenses só responderam aos 11 minutos com um remate frouxo de Jota.
Aos 14 minutos o Fafe teve uma boa situação para fazer golo com Gil a perder discernimento e a não concluir a jogada da melhor maneira.
Aos 16 minutos, Fabiano, um fafense ao serviço do adversário, rematou dentro da área do Fafe mas ao lado.
Aos 21 minutos, Diogo fez um remate acrobático mas a bola saiu á figura de Tiago.
Era o melhor período dos homens de S. Martinho de Sande e aos 28 minutos, Diogo fintou dois defesas fafenses e já dentro da área entregou a Jota e este rematou, bateu num contrário e deu canto.
Neste primeiro tempo os Sandinenses mostraram algum perigo mas quase sempre em lances de bolas paradas. Valeu o espírito de sacrifício dos fafenses que souberam sofrer.
No segundo tempo foi a equipa forasteira a entrar melhor. Aos 42 minutos, Tiago negou o golo a Cláudio mas o lance estava ferido de ilegalidade por este ter ajeitado a bola com a mão, no entanto o árbitro deixou seguir.
O Fafe respondeu com remate de primeira de Samuel que, no entanto, saiu ao lado e a partir daí tomou conta do jogo.
Aos 47 minutos, Ruben rematou ao poste mais distante mas Palha negou-lhe o golo e cedeu canto.
Contra a corrente do jogo e aos 52 minutos, Luís quase fazia auto-golo, valeu a destreza de Tiago, ao defender com os pés em última instância.
Aos 59 minutos, Gil rematou com arte, depois de bom pormenor sobre um defesa contrário, mas a bola saiu ao lado.
A equipa de Guimarães voltou a rematar aos 67 minutos por Frederico, este dentro da área, mas a bola saiu ao lado.
Aos 71 minutos, Rafa entrou na área, com uma boa simulação tirou um defesa do caminho mas ficou sem forças para fazer o resto quando estava em situação de fazer golo. O mesmo Rafa teve um bom pormenor aos 77 minutos, com Jorge a pedir a bola ao segundo poste, o passe foi interceptado pelo guarda-redes.
Ruizinho |
Na jogada seguinte e ainda no mesmo minuto, Micoli fez um passe a rasgar para Jorge, este entrega a Rafa deixando-o solto e com tempo para ajeitar a bola e desferir um potente remate em arco ao segundo poste, a bola bateu com estrondo no ferro e entrou. Grande jogada, grande execução e grande golo, numa partida memorável.
Sem mandar levantar a placa, o árbitro concedeu mais de quatro minutos de descontos mas os fafenses souberam controlar a partida até final, conseguindo ser grandes mais uma vez. Como foi possível esta equipa do Fafe empatar com o Vilaverdense? Depois de ver um jogo destes, há coisas que não têm explicação.
Jogo realizado no Campo n.º 2 do Parque Municipal de Desportos, em Fafe.
Árbitro: João Salgado, auxiliado por Osvaldo Sampaio e Arménio Abreu.
AD FAFE: Tiago; Luís, Pião, Samuel, Ribeiro, Ruizinho, Vasco, Gil (micoli, 65), Rafa, Nelinho (Jorge, 76) e Ruben (Renato, 53). Treinador, Ricardo Cunha.
OS SANDINENSES: Palha; Sampaio, Marques, Neto, Pailo, Filipe, Diogo (Paulo Jorge, 53), Fabiano (Hélder, 48), Miguel, Jota (frederico, 64) e Cláudio. Treinador, Manuel Freitas.
MARCADOR: Rafa, 77.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário