.

.
.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Canoagem: Marta Noval Brilha na República Checa

Marta Noval
Texto e foto: CN Fafe

Fafenses no abraço ao Tua

Marta Noval está desde o início de Fevereiro na Universidade de Tecnologias de Brno, República Checa, no âmbito do programa Erasmus.

No passado dia 19 de Março, participou numa competição de "Down River" em ADAMOV-República Checa.


O Down river é uma prova de longa distância, podendo a distancia variar de prova para prova. A embarcação é de carbono/fibra  e comprida. No rio Svitava competiram cerca de 50 atletas.
.
A competir pelo kanoe club spoj Brno, Marta Noval alcançou um impressioante 2º lugar da geral, provando assim a sua enorme paixão e dedicação à canoagem.

No final da prova, o seu treinador, Samanek Bohuslav, demonstrou-se bastante satisfeito com a prestação da atleta portuguesa, pois não esperava um resultado destes logo na sua primeira participação.

Abraço ao Tua

No próximo fim-de-semana, o Clube Náutico de Fafe vai participar no evento Abraço ao Tua.

Com o avanço das políticas que levam à ruína uma Linha Ferroviária que é parte do Património Vivo desta região a única forma de preservar o coração do Vale do Tua é dar os braços e impedir a sua destruição e garantir a prosperidade de todas as pessoas que subsistem desta enorme grandeza natural e cultural.

Com este ABRAÇO ao TUA pretende-se expressar a profunda admiração que nutrimos pela beleza natural do rio e a harmonia que a Linha do Tua serpenteou ao longo de uma paisagem cheia de cor e vida.

A Linha do Tua tem uma importância fundamental para o desenvolvimento sustentável e para a qualidade de vida das pessoas desta região e é um meio de grande interesse para a exploração do Turismo na Região de Trás-os-Montes e Alto Douro. O corte da linha amputa um importante eixo de mobilidade inutilizando os 133km de linha férrea que liga Bragança e Mirandela à Linha do Douro e impede a ligação à Régua e Porto.

Esta barragem acaba também com a possibilidade de modernização da Linha do Tua desde Bragança até Puebla de Sanábria, um troço de 40km que ligaria toda esta região às redes ferroviárias convencionais de Espanha e também à Rede Internacional de Alta Velocidade. .

Todo o Vale do Tua é um potencial de desenvolvimento que se deve defender e uma boa gestão dos recursos passa por modernizar a Linha do Tua para assegurar um transporte seguro, económico e ecológico que não dependa de combustíveis fósseis.

O CNFafe, à semelhança de muitos outros clube de águas bravas, dará o seu contributo para a preservação deste vale ímpar de Portugal.
.

Sem comentários: