.
.
Pela primeira vez em muitos anos de existência da Festa do Desporto, instituída pela Câmara Municipal de Fafe, foi galardoado um jornalista a quem foi reconhecido mérito pelo trabalho efectuado em prol da comunidade desportiva e de quem a segue nos quatro cantos do mundo.
.
O director deste Blog/Jornal, João Carlos Lopes foi galardoado pelos serviços prestados pelo Montelongo Desportivo ao longo dos três anos de existência, tendo recebido o galardão das mãos do Senhor presidente da Câmara Municipal de Fafe, doutor José Ribeiro.
.
Quando foi chamado para receber o galardão fez questão de se acompanhar do seu filho, Tiago João Lopes, seu colaborador e repórter desde a primeira hora de existência do Montelongo Desportivo.
.
João Carlos Lopes nasceu em Fafe a 12 de Abril de 1967 e exerceu jornalismo como actividade profissional até ao ano de 1996, altura em que ingressou na carreira de Oficial de Justiça.
.
Ao longo da sua actividade profissional, a nível de jornalismo, trabalhou como jornalista no jornal “Correio de Fafe” e na Rádio Clube de Fafe. Como colaborador tem textos dispersos por vários jornais: foi colaborador desportivo do Jornal “O Primeiro de Janeiro”, correspondente, em Fafe, de notícias genéricas, do Jornal de Notícias, redactor do jornal “Povo de Fafe”, repórter no Jornal “Desportivo de Fafe” e cronista no Jornal “O Progresso de Paredes”. Teve ainda textos e poemas publicados em jornais fafenses já extintos, como “O Desforço”, Pontual e Intervenção Cepanense. Actualmente a sua actividade jornalística resume-se ao Blog-jornal Montelongo Desportivo, que produz um jornalismo de proximidade na área desportiva.
.
Em revistas colaborou nas primeiras edições sobre o Concelho de Fafe da revista “Páginas Verdes”; na revista dos 75 anos da Associação Comercial e Industrial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto; nas primeiras edições do Boletim Informativo do Hospital de S. José, de Fafe; na Revista Super Ciclismo; na Revista Estádio D. Afonso Henriques; na revista “A Desportiva”, entre outras.
Em revistas colaborou nas primeiras edições sobre o Concelho de Fafe da revista “Páginas Verdes”; na revista dos 75 anos da Associação Comercial e Industrial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto; nas primeiras edições do Boletim Informativo do Hospital de S. José, de Fafe; na Revista Super Ciclismo; na Revista Estádio D. Afonso Henriques; na revista “A Desportiva”, entre outras.
.
Venceu, a nível local, o concurso nacional, literário “Descobre a tua Terra”, em 1990; Foi ainda galardoado com o prémio “Os Mais 2005” , instituído pelo Jornal Povo de Fafe.
.
Na sua actividade literária publicou dois livros: “Delfa Jogador Universal”, livro que presta homenagem a Delfim Sepúlveda, seu amigo de longa data, cuja carreira futebolística, interrompida por um acidente de viação, sempre acompanhou e “Escultor de Palavras”. O primeiro é um misto de ficção e realidade e o segundo, textos de poesia em prosa. Além disso, tem textos editados noutras publicações como o livro que evoca os 50 anos da Associação Desportiva de Fafe. Dedica-se igualmente à fotografia, tanto em reportagem como de lazer, tendo participado com dois trabalhos fotográficos numa das Mostras de Artes de Fafe.
.
É também um dos co-fundadores da Secção de Montanhismo dos Restauradores da Granja e a sua biografia consta no dicionário dos fafenses ilustres.
.
O Montelongo Desportivo, ao longo dos últimos três anos já publicou mais de quatro mil notícias de desporto, abrangendo várias modalidades e dando vez e voz a desportistas que doutra forma não sairiam do anonimato. É um site que no último ano conseguiu fidelizar os seus visitantes, o que lhe garante uma visita de mais de mil páginas diárias, com picos que ultrapassam as duas mil aos fins-de-semana.
.
A actualização constante da informação, acompanhada de registos fotográficos e a qualidade da mesma são visíveis e acompanhadas por muitos fafenses espalhados pelo país e pelo mundo. Este é essencialmente um trabalho de duas pessoas: João Carlos Lopes e do filho que sempre o acompanha, Tiago João Lopes, a dar os primeiros passos nas lides jornalísticas mas já a mostrar aptidão para a reportagem escrita e fotográfica. Contudo, sem a boa vontade e a colaboração de algumas pessoas o trabalho não teria certamente a projecção que alcançou.
.
3 comentários:
Muito mais do que um prémio justo é o reconhecimento do trabalho de alguém que é, por estes dias, a verdadeira voz do desporto em Fafe. Apesar de todas as dificuldades e da ingratidão de muitos nunca desanimes JCL, enquanto tiveres leitores continua. Trabalha por eles. Como diz o povo: "Os cães ladram e a caravana passa".
Parabéns
Grande Abraço
Um prémio mais que merecido, mas insuficiente! É preciso aproveitar mais esta dedicação. O desporto em Fafe não seria a mesma coisa sem ti! Obrigado. Gil Soares (GD Travassós)
Um justo reconhecimento, mas falta mais qualquer coisa! O desporto em Fafe não seria a mesma coisa sem ti! Gil Soares (G.D.Travassós)
Enviar um comentário