.

.
.

sábado, 10 de julho de 2021

Histórico | Está inaugurado o Museu do Rali de Fafe e único do país

TEXTO E FOTOS: JOÃO CARLOS LOPES 

"Primeiro passo de uma ambição maior"

Foi inaugurado na manhã deste Sábado, dia 10 de Julho de 2021, nas instalações do Grupo Nun'Álvares e numa louvável iniciativa do Clube Automóvel de Fafe com o apoio da Câmara Municipal de FAFE, o único museu do Rali existente até à data em Portugal, ainda que existam no país algumas coleções particulares.  

Dando mais expressão ao chavão "Fafe Catedral de Ralis", o Concelho passa a partir desta data a ter um museu com mais de duas dezenas de viaturas expostas que nos levam a uma viagem ao mundo da velocidade automóvel, mais concretamente dos ralis. 

Desde logo, este museu prima pelo excelente gosto na disposição das viaturas e num magnífico aproveitamento do espaço tornando-o atraível e catapultando-nos para outros tempos e espaços, despertando memórias e emoções.
 O presidente do Clube automóvel de Fafe, José Pereira, após agradecer a presença do presidente da edilidade Raul Cunha, e dos vereadores Pompeu Martins e Márcia Barros, disse que este belo espaço tudo ficou pronto em pouco mais de uma semana, pois todos os elementos da Comissão do Museu e do CAF deram as mãos para se poder admirar agora esta obra. 

José Pereira mencionou ainda a total disponibilidade da Câmara Municipal de Fafe para dar vida a este sonho o que fez desde o primeiro dia e com todo o entusiasmo pois um município com tradições nos Ralis acreditou logo no projeto.

Na opinião de José Pereira "esta obra é um pouco ambiciosa mas Fafe merecia", salientando depois que se sente mais à vontade para nadar no meio dos carros, aos quais chama obras de arte, do que para fazer discursos, mas frisou que o projeto é de Fafe e dos fafenses, mas há vontade de projetar o museu a uma escala nacional e internacional, para que seja objeto de curiosidade. Para isso conta com a direção do CAF e a Comissão do Museu, a quem chama de motores dentro dos motores. 

Já o presidente da CMF, Raul Cunha, relembrou que a ligação de Fafe aos Ralis é consagrada. Relembrou a existência de um museu automóvel naquele espaço mas mais vocacionado para carros clássicos pelo que era necessário uma nova abordagem e visão pelo que considera que se juntou a "fome com a vontade de comer". Diz o edil que este museu era uma necessidade identificada pela CMF concretizada pelo projeto do CAF. 

Falou ainda que o museu não é um depósito de viaturas mas sim um conceito moderno, onde existe até um simulador de Ralis. É algo vivo que vai ser o ponto de partida para outros eventos e várias iniciativas ligadas aos automóveis e que consagrará o nome de Fafe nos ralis. 

Raul Cunha confessou ainda que tanto a CMF como o CAF têm ambição de ir mais longe e dar o passo seguinte. Falou ainda que o museu esteve, há uns anos atrás, para ser onde é agora um espaço comercial junto do atual posto da GNR e que há ainda a possibilidade de o mesmo, no futuro, ficar no outro extremo da feira semanal, onde ainda se encontra o mercado velho, sendo este o primeiro passo de uma ambição maior onde não falta entusiamo e dedicação.                      

Sem comentários: