.

.
.

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Triatlo | Nuno Castro (FTT) completou o Half Ironman Portugal Cascais com superação

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

"É uma prova que vou recordar para sempre"

Com as cores do Fafe Talho Team, o atleta fafense Nuno Castro, marcou presença no Half Ironman Portugal Cascais, realizado no último sábado, tendo completado todas as distâncias da prova e superado todas as expectativas, numa prova que teve a participação de milhares de atletas e para a qual se preparou, mas com a curiosidade de ter aprendido verdadeiramente a nadar em menos de um ano. Ainda não descansou desta e já pensa na versão mais difícil da competição.

O Ironman 70.3, também conhecido como Half Ironman, é uma das formas de triatlo de meia distância, organizado pela World Triathlon Corporation. O 70.3 tem uma distância de 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. A soma destas distâncias é 113 km, aproximadamente, 70,3 milhas, por isso o nome.

Este engenheiro eletrotécnico de 31 anos, confessa  que o que o levou a fazer a prova, "foi sair da zona de conforto e superar-me num triatlo dessa dimensão, quer a nível da estrutura que representa, quer a nível das distâncias das provas e ainda estar no palco do IronMan lado a lado com triatletas profissionais e outros amadores de todo o mundo. Foi das melhores experiências desportivas que tive até à data".

Nuno Castro afirma que superou todas as suas expectativas. "No início estava com receio à natação pois nunca tinha estado numa prova de natação com centenas de pessoas em simultâneo. Acabei por superar esse segmento melhor que o que esperava. No segmento de bicicleta, onde estava mais confortável, consegui impor um ritmo bom ao fazer os 91km à média de 32,69km/hora, onde recuperei mais de 1000 posições na classificação. Já no último segmento, a corrida, tinha como objetivo fazer a distância abaixo das duas horas e consegui o feito, gastando apenas 01:55 horas.

"Fisicamente senti que o meu corpo estava com boas vibrações e a responder bem à medida que os diversos segmentos iam aparecendo, o que foi muito importante para ter superado este desafio com êxito", afirma o atleta da Fafe Talho Team.

Este super atleta fafense revela ainda que o maior desafio desta sua aventura, "foi aprender a nadar em 10 meses, pois fiz a inscrição no ironman sem saber nadar. Em dezembro passado iniciei aulas de natação na piscina municipal. Antigamente o que fazia na água era tudo menos nadar".

Por fim revela "é uma experiência que vou recordar para sempre. Ficou o bichinho de repetir o IronMan, mas na próxima para fazer o full distance (3,8km natação, 180km bicicleta e 42km corrida)".

Sem comentários: