.

.
.

domingo, 15 de março de 2009

Futebol - 3.ª Divisão Nacional: Vieira SC, 0 - AD Fafe, 0

Texto e fotos: João Carlos Lopes


A ajuda veio de onde
menos se esperava


O Fafe foi ao Municipal de Vieira do Minho, um sintético de última geração, empatar a zero bolas. No entanto, beneficiou da derrota do Macedo de Cavaleiros em Prado para estar única e exclusivamente dependente de si mesmo para disputar o grupo de subida da 3.ª Divisão Série A. Na última jornada desta fase regular, a equipa de Carlos Condeço, vai receber, em Fafe, o último classificado, o Mãe D ‘Água a quem terá de vencer para, no final, não ficar a fazer contas. A ajuda acabou por vir de onde menos se esperava, pois o Limianos conseguiu bater o Bragança por 1-0 e o Fão venceu o Vilaverdense por três bolas a duas. Não fosse a ajuda do Prado e os fafenses estariam agora a fazer outro tipo de contas.
Nesta partida disputada em Vieira do Minho, o Fafe esteve francamente melhor que o seu opositor que não mostrou credenciais que justifiquem vantagem tão folgada no primeiro lugar do campeonato. Os fafenses encararam a partida como de vida ou de morte e cedo se aventuraram no ataque. Logo aos cinco minutos de jogo, Armando teve a oportunidade de inaugurar o marcador mas, o remate cruzado, já no interior da área, saiu ao lado. Aos 12, o Fafe dispôs de um livre indirecto, dentro da área contrária, o lance, estudado, acabou com Cerdeira a errar o alvo por pouco. Aos 21, em jogada de envolvimento do Fafe, bem trabalhada, Fernandes acabou a rematar forte mas sem a direcção certa.
O Vieira pouco fez para chegar ao golo neste período e Paulo Freitas, chamado à titularidade, teve duas boas intervenções perto da meia hora de jogo.
No segundo tempo o Vieira apenas dispôs de uma ocasião flagrante para marcar quando Luca cabeceou ao segundo poste mas viu a bola sair por cima da trave. Esse lance foi aos 60 minutos mas, aos 66, esteve o Fafe muito perto do golo: Zézé fez um primeiro remate que obrigou o guarda-redes a largar a bola, Fernandes acorreu ao lance e mandou um petardo no esférico mas este foi direito ao guardião que ainda deve estar agora a pensar como fez aquela defesa.
O Fafe precisava e lutava por um resultado melhor. Contudo, na hora de finalizar os adeptos e não só iam ao desespero com tanto falhanço no ataque fafense. Foi assim aos 72 minutos quando Primo cruzou para Armando e este não acerta à boca da baliza.
A dez minutos do final do jogo, Condeço fez três substituições de uma assentada. Tirou Fernandes, Cerdeira e Ferrinho e fez entrar Kita, Ricardo Jorge e Vítor Borges.
O Fafe voltou a levar os fafenses à loucura quando Kita atirou à barra aos 82 minutos. O mesmo sucedeu aos 89, quando Zézé em boa posição para o golo, rematou fraco. Mesmo ao cair do pano, aos 95, Ricardo Jorge cruzou com conta, peso e medida para a cabeça de Zézé e este atirou novamente ao lado. Foi o desespero total para quem tanto ansiava por um golo. Neste jogo sim, o Fafe criou oportunidades e nem parecia o mesmo das duas últimas jornadas, porém falhou no ataque mas esteve suficientemente atento na defesa e merecia muito mais que o empate.