.

.
.

sábado, 10 de outubro de 2009

Campeonato Nac. 3.ª Divisão: AD Fafe, 3 – Joane, 0

Texto e fotos: João Carlos Lopes/Tiago João Lopes

Cícero a presidente já!
- Nuno Dias defendeu penálti

Sem ter feito um jogo deslumbrante, o Fafe bateu o Joane por três bolas sem resposta e mostrou finalmente credenciais de candidato à subida de escalão. Coesão na defesa onde o veterano Zé Manel se mostra muito eficiente e pragmatismo no ataque onde, sobretudo, Cícero e Filipe se têm revelado mortíferos. Nesta partida ante o Joane, pelo menos os dois últimos golos foram instruídos com jogadas magníficas e bem delineadas, onde intervieram também, Jader e Josi. Mas a equipa esteve bem na generalidade. O gurdião Nuno Dias esteve em particular destaque neste jogo ao defender, aos 87 minuros, uma grande penalidade apontada por Pdero Pinto quando o resultado já estava em 3-0.
Como não há bela sem senão, aos 56 minutos, Carlos Condeço tinha esgotado todas as substituições e o problema foi que Bijou, que havia entrado aos 41, se lesionou com gravidade dois minutos depois da equipa fafense esgotar os recursos ao banco. Valeu o altruísmo do jogador que, após alguns minutos a ser assistido, acabou por entrar e aguentar meia hora de jogo em grandes dificuldades físicas. Aqui, o técnico joanense não soube explorar a quase superioridade numérica, uma vez que Bijou pouco mais que presença marcou em campo, embora se esforçasse e sofresse em prol da equipa.
O primeiro sinal de perigo da partida surgiu aos cinco minutos por parte dos famalicenses, com Pedro Pinto a proporcionar boa defesa a Nuno Dias. Os minutos seguintes chegaram a ter algo de enfadonho e o jogo só voltou a despertar por volta dos 22 minutos, quando os fafense reclamaram uma grande penalidade. Cinco minutos depois e na sequência de um livre, Mike bateu a bola para a área e esta foi devolvida para a defesa, o mesmo Mike, de cabeça, isolou Cícero e este rematou colocado fazendo a bola entrar junto ao poste direito da baliza de Sérgio.
Aos 31 minutos grande pormenor de Cícero a servir Filipe de calcanhar e este a disparar para defesa apertada de Sérgio. O mesmo Cícero voltou a rematar, dois minutos depois, mas viu Sérgio a defender a dois tempos.
O Joane reagiu por Sócrates e Hugo mas os remates destes não tiveram o enquadramento legal para o golo.
Aos 38 minutos, o fafense que joga no Joane, Gil, disparou de fora da área mas Nuno Dias deteve o remate.
Aos 40 minutos foram os jogadores do Joane a reclamarem uma grande penalidade.
Nos minutos iniciais do segundo tempo o Fafe quase fazia o 2-0, quando Vítor Hugo, em remate acrobático, deu seguimento a um cruzamento de Filipe. Sérgio voou e evitou aquele que seria um dos golos do ano.
O Joane respondeu quase no minuto imediato, 47. Gil cruzou para a área, Sócrates serviu Marquinho e este em esforço obrigou Nuno Dias a defesa apertada.
Aos 54 minutos, Delfim cruzou para Vítor Hugo rematar de primeira em mais um grande lance de futebol. Vítor Hugo anda a cheirar o golo mas este teima em não lhe fazer a vontade. No minuto seguinte um cruzamento de Primo bateu na cabeça da trave perante o golpe de vista de Sérgio. O Joane respondeu no mesmo minuto com Sócrates a isolar Pedro e este a rematar muito por cima.
No minuto 58 registou-se a lesão de Bijou, uma reincidência da lesão anterior que o tem impedido de jogar.
No quarto de hora seguinte o Fafe retraiu-se e o jogo passou a disputar-se quase exclusivamente no seu meio campo defensivo. O treinador Paulo Rafael apercebeu-se disso e quando se preparava para fazer uma substituição os fafenses desataram o nó e numa jogada espectacular entre Jader e Cícero, com estes a fazerem várias triangulações, a bola acabou nos pés do ponta-de-lança que só teve que encostar. O Futebol assim até parece fácil mas é só para quem sabe.
O golpe de misericórdia do Fafe chegou aos 84 minutos. Josi que fez aqui o seu melhor jogo da época ao serviço do Fafe, muito mais solto e desinibido, iniciou uma jogada perto da linha divisória, abriu alas pelo lado esquerdo com sucessivas deambulações, entregou em perfeitas condições a Cícero e este fez o mesmo com Filipe que apareceu a entrar na área e a rematar cruzado para o fundo das malhas. Mais um golo de levantar o estádio.
O Fafe foi um digno vencedor e o Joane poderia ter explorado melhor o facto dos fafenses já terem esgotado as substituições e estarem a jogar com um elemento em inferioridade física. No entanto, despertou tarde para essa realidade e foi apanhado de surpresa quando se preparava para o fazer. O fafense Gil esteve bem na formação famalicense, acabou em missão de sacrifício numa defesa remendada. O outro fafense desta equipa, Miguel Lemos, desta vez foi suplente não utilizado.

Jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, em Fafe.
Árbitro: João Paulo Silva, auxiliado por Manuel Fernandes e Orlando Silva (AF Braga).

AD FAFE: Nuno Dias; Primo, José Manuel, Miguel Mendes, Mike (Bijou, 41’), Silvestre (Delfim, 52’), Josi, Filipe, Vítor Hugo (Jader, 56’), Cícero e Rui Gonçalves. Treinador, Carlos Condeço.

GD JOANE: Sérgio; Laureta, André (Batista, 46’), Marquinho, Roberto (Magno, 77’), Pedro, Carneiro, Sócrates, Daniel (Carlos, 68’), Hugo e Gil. Treinador, Paulo Rafael.

DISCIPLINA: Cartões Amarelos: Roberto, 16’ Filipe, 17’ Gil, 29’ Vítor Hugo, 45’ Cícero, 63’ Lureta, 64’, Delfim, 70’, Magno, 90’, Batista 90’+1’ e Hugo Matos, 90’+3’.
MARCADORES: Cícero, 27’e 76’ e Filipe, 84’.

Sem comentários: